• Carregando...
Curitiba abriga o único clube oficial da Ferrari na América Latina. | Monique Portela/Gazeta do Povo
Curitiba abriga o único clube oficial da Ferrari na América Latina.| Foto: Monique Portela/Gazeta do Povo

Apaixonados e proprietários de carros Ferrari se reuniram neste sábado (6) para festejar os 70 anos da marca italiana no 4.º Encontro da Scuderia Ferrari Club Curitiba-Brazil, o único clube oficial da América Latina. O evento aconteceu no pátio da Osten Ferragens, que foi tomado pela tradicional cor vermelha ícone automotivo.

No evento foi possível conferir 15 modelos diferentes, desde a Ferrari Mondial 8, lançada na década de 80, até a F12 TdF, o carro mais caro e potente da marca, lançado em 2016. Ao todo, 42 Ferraris desfilaram pelo local, das quais cerca de 20 são de proprietários de Curitiba.

LEIA MAIS: Curitiba é a capital brasileira da Ferrari

Modelos vermelhos tradicionais marcaram presença no encontro da Scuderia Ferrari Club Curitiba-Brazil.Monique Portela/Gazeta do Povo

Quarto maior do mundo

A Scuderia Ferrari Club Curitiba-Brazil é o quarto maior do mundo e o segundo maior fora da Itália. São 348 membros de Santa Catarina ao Mato Grosso, apenas 32 a menos do que o clube do Canadá, que ocupa o terceiro lugar.

Para participar, não precisa ser proprietário de uma Ferrari. “O clube nasce não para proprietários, nasce para torcedores apaixonados”, comenta o ítalo-brasileiro Walter Antonio Petruzziello, 65, fundador e presidente do clube.

LEIA MAIS: Dez infrações de trânsito que fazem você perder a carteira de motorista

Para participar, é preciso pagar R$ 150 por ano (mais taxas de entrega), o que dá direito a diversos mimos que vêm direto de Maranello, Itália. São fotos autografadas pelos pilotos, chaveiros numerados, entre outros objetos, como cachecóis e mochilas.

Mas o que faz com que tantas pessoas sejam apaixonadas pela Ferrari? Para responder, Walter estende a faixa com dizeres do próprio Enzo Ferrari: “Você não pode descrever a paixão, apenas vivê-la”.

Suhel Touchan, membro da Scuderia, e Walter Antonio Petruzziello, presidente do clube.Monique Portela/Gazeta do Povo

Confira os destaques do evento

O modelo mais caro e mais rápido é o F12 TdF. Lançado em 2016, é o carro mais potente não apenas da exposição, mas de toda a marca Ferrari: vai de 0 a 100 quilômetros por hora em 2,9 segundos. Com motor V12 e 780 CV, o modelo atinge mais de 340 km/h. O valor do carro está em torno de R$ 5,5 milhões.

Modelo F12 TdF, o mais caro e rápido da grife italiana.Monique Portela/Gazeta do Povo

O mais antigo é a Ferrari Mondial 8. O modelo é da década de 80. Com motor V8 e 215 CV, o carro não era o mais potente da época — atinge 230 km/h — mas tinha (e mantém) seu charme.

Modelo Mondial 8, da década de 1980.Monique Portela /Gazeta do Povo

Único no Brasil, o F512 M é de 1995. A Ferrari tem motor V12, 440 CV e vai de 0 a 100 quilômetros por hora em 4,7 segundos, alcançando 315 km/h.

Modelo raro, o F512 M é o único carro do tipo no BrasilMonique Portela/Gazeta do Povo
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]