• Carregando...
 |
| Foto:

Fiat Toro é a mais nova integrante da lista de carros vendidos no Brasil a passar pelo teste de colisão do Latin NCap. lançada em 2016, a picape ainda não havia sido testada. E o resultado alcançado foi de quatro estrelas (num total de cinco possíveis) tanto para proteção de adultos quanto de crianças no banco traseiro.

O modelo foi avaliado em duas versões: a de entrada Freedom, que recentemente entregou o posto de mais acessível da marca para a configuração Endurance, e a mais completa Volcano. 

A  picape do segmento intermediário encarou testes de colisão frontal e lateral e, de acordo com órgão, ofereceu boa proteção para a cabeça dos adultos e marginal para a área do tórax. 

>>Fiat Toro ganha nova versão de entrada e fica (bem) mais cara

Na lista de equipamentos de segurança, a Toro mais básica traz dois airbags, controle de estabilidade e sistema Isofix de fixação de cadeirinhas infantis, além de oferecer a possibilidade de desligar airbag do passageiro para transportar uma criança no banco dianteiro.

Já a completa agrega quatro airbags extras, totalizando seis (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina). O resultado geral foi o mesmo para as duas opções, porém, com a mais cara recebendo ainda a classificação de boa proteção para todas as partes do corpo.

>>Governo suspende resolução que cria a placa Mercosul; MPF apura irregularidades

Testes mais rigorosos

O programa do Latin NCap passou a contar em 2015 com critérios mais rigorosos de avaliação para a obtenção da nota máxima, que passou a ter valores mais altos no quesito proteção de adulto. 

A mudança no protocolo fez alguns modelos caírem no ranking de segurança, perdendo estrelas conquistadas com o protocolo antigo. Nesta lista estão Chevrolet OnixFord KaFiat PalioPeugeot 208Nissan MarchVersa.

Por outro lado, outras modelos foram testados recentemente e receberam melhores notas. VW GolfVW VirtusPoloToyota Corolla ganharam 5 estrelas.

>>Polícia apreende e destrói Ferrari 458 avaliada em R$ 2,5 milhões; assista

Além do impacto frontal e lateral, os carros também são submetidos à colisão contra poste (29 km/h) e é testada a eficiência dos controles eletrônico de estabilidade e de tração, quando o modelo vem equipado com o dispositivo. 

impacto lateral acontece por meio de uma barreira deformável montada em um carro de 850 kg, que se desloca a 50 km/h. 

O programa leva em conta os riscos de lesões fatais que apresentam em caso de acidente, tanto para o motorista e passageiro adultos que vão à frente quanto para crianças de 1 ano e meio a 3 anos de idade que ficam atrás nas cadeirinhas infantis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]