• Carregando...
Dois anos após lançamento atrasado da terceira geração, Brasil recebe novo visual para o Focus, seguinda o padrão global. | Reinaldo Canato/Divulgação/ Ford
Dois anos após lançamento atrasado da terceira geração, Brasil recebe novo visual para o Focus, seguinda o padrão global.| Foto: Reinaldo Canato/Divulgação/ Ford

Líder de vendas no segmento de hatches médios, o Ford Focus ganhou mais atributos para evitar que Volkswagen Golf e Chevrolet Cruze ameacem seu posto. A terceira geração do modelo receberá no Brasil a reestilização feita na Europa no fim do ano passado que o deixou em sintonia com a nova identidade global da marca.

A novidade estará nas lojas em agosto e exibirá a grade hexagonal em forma de boca e os faróis afilados, mudanças trazidas pelo Fusion e seguidas por Ka, Fiesta e EcoSport.

Os atuais proprietários da terceira geração do hatch, que estreou no país em novembro de 2013, podem até chiar com a defasagem tão rápida do carro, mas não há como negar as melhorias em relação à linha vendida hoje em solo nacional. “Em 2013 tínhamos duas opções: ou não lançávamos a terceira geração no Brasil e ficávamos com um produto defasado, ou esperávamos até 2015 pela atualização do modelo. Fizemos a escolha certa, pois retomamos o posto de o mais vendido do segmento (à época perdido para o Cruze)”, diz Oswaldo Ramos, gerente de Marketing da Ford.

Consumo médio urbano é de 6,7 km/l (etanol) e 9,7 km/l (gasolina) para o Focus 2.0, que agora é sempre automatizado.Wanderley Affonso/ Divulgação/ Ford

Se na frente a mudança foi total, na traseira pouco se mexeu, salvo retoques sutis no para-choque, silhueta da tampa do porta-malas, refletores e elementos internos das lanternas.

O carro também ganhou um recheio em itens de conectividade e segurança. Destaque para os assistentes de estacionamento (agora também para vagas perpendiculares) e de frenagem – este evita colisões a 20 km/h e reduz o impacto a até 50 km/h –, e para o alerta de emergência que aciona o Samu (192) em caso de acidentes.

O modelo incorpora também a terceira geração da central multimídia Sync, com tela de 8” da Sony, comandos do sistema de climatização, navegação e controles por voz.

O que ele traz?

Confira os preços e itens de série do Focus:

Leia a matéria completa

Quais os rivais?

Veja a ficha técnica de cada um:

Leia a matéria completa

Para compensar a mudança tão rápida do carro, a Ford manterá a tabela vigente para o novo Focus. A versão de entrada adotará a nomenclatura SE, abandonando a atual ‘S’. Com o mesmo motor 1.6, de 135 cv, a versão custará R$ 69.900. Já a topo de linha Titanium Plus 2.0 AT, de 178 cv, sairá por R$ 95.900. Outros motivos são a forte presença dos SUVs compactos no mercado, que ganharam terreno dos carros de porte médio, e a queda acentuada nas vendas em 2015.

O motor 1.6 não contará mais com a transmissão automatizada de dupla embreagem PowerShift de seis marchas, adotando apenas a manual de 5 velocidades. Já a 2.0 trocou a denominação ‘PowerShift’ para ‘AT’, de automático, mas continua sendo automatizada.

Cabine do Focus é uma das mais avançadas do segmento, com sistemas de conectividade e auxílio ao condutor.Wanderley Affonso/ Divulgação/ Ford

A reestilização trouxe melhorias na dirigibilidade. A direção e a suspensão foram recalibradas para oferecer uma experiência dinâmica ainda melhor,

Na rodovia, o motor 1.6 só deslancha em rotações mais altas, já com o torque todo disponível. E o câmbio manual de 5 marchas tem engates curtos e precisos. Mas é no motor 2.0 que o Focus mostra desempenho. Os 43 cv extras deixam a condução mais prazerosa e as ultrapassagens, seguras.

O câmbio PowerShift demora um pouco a responder ao sair da inércia, melhorando nas trocas rápidas de marcha, que podem ser feitas também manualmente, por meio de aletas no volante.

Nesta primeira fase de lançamento, a Ford oferecerá apenas a carroceria hatch. A sedã chegará às lojas em setembro. Atualmente, o três volumes é vendido apenas com motor 2.0 e transmissão automatizada.

  • Ford Focus 2.0.
  • Hatch médio tem 4,36 metros de comprimento com 2,6 m de espaço entre-eixos .
  • A grade frontal ajuda a diferenciar as versões SE, com formato colmeia, e a Titanium, com cinco barras cromadas horizontais.
  • O novo volante é revestido em couro e incorpora comandos de áudio. O ambiente é agradável, com cores mais escuras e contraste de texturas para dar requinte. A imagem é acima é da versão Titanium 2.0.
  • Tela multifunção e customizável para quadro de instrumentos, solução derivada do Fusion
  • Sistema multimídia Sync de terceira geração, com tela de oito polegadas da Sony, GPS, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado.
O jornalista viajou a convite da Ford
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]