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 | Fotos: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
| Foto: Fotos: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo

Tão festejados nos salões quanto as novidades que chegam ao mercado, os carros-conceito destacam-se pelo visual arrojado, soluções tecnológicas e motorização pesada. Alguns nunca serão vendidos, outros funcionam como inspiração para modelos que ainda nem saíram do papel. A presença deles nas feiras internacionais tem por objetivo testar a opinião do público sobre ideias que designers e engenheiros querem colocar em prática num futuro próximo e, em alguns casos, bem distante.

VW Golf GTE Sport

Fotos: Renyere Trovão/Gazeta do Povo

Os números de desempenho justificam a nomenclatura desta versão anabolizada do hatch: 414 cv e brutais 68,3 kgfm de torque, que o leva a 280 km/h e de 0 a 100 km/h em 4,3 s. E o mais impressionante é que gasta quase nada de combustível. A VW estima em 2 litros a cada 100 km. O híbrido possui um motor 1.6 turbo, de 299 cv, e dois elétricos, de 115 cv cada um. A cabine oferece espaço apenas para o piloto e um passsageiro, com direito a painel de instrumentos digital e em 3D.

Mercedes-Benz IAA

Além do visual, o que surpreende no conceito alemão é o seu coeficiente de arrasto: apenas 0,19. A do cupê CLA, por exemplo, é de 0,23, considerado o melhor índice de aerodinâmica do mundo. Traduzindo, além de melhorar o consumo, reduz o ruído e os níveis de vibração, tornando a viagem mais confortável e silenciosa. O protótipo servirá de inspiração para os próximos CLS e Classe S. O conjunto híbrido rende 279 cv e 250 km/h de máxima.

Citroën Cactus M

Um dos modelos mais ousados da feira é o utilitário francês sem teto, que traz soluções inéditas voltadas ao lazer. Ele oferece acesso fácil ao banco traseiro pelos apoios laterais, o assoalho possui cavidades para escoar a água e os bancos são feitos em tecido impermeável. Além disso, o arco traseiro pode servir para o transporte de objetos como pranchas de wakeboard ou de surf. A cabine modular se transforma ainda em uma beliche e conta com teto inflável. O Cactus M traz a função Grip Control, usado pelo Peugeot 2008, que possui quatro modos e otimiza a tração.

Nissan Gripz

Os futuros utilitários da marca japonesa terão como inspiração o conceito aí ao lado. A grade traz uma moldura em V que envolve o logo da montadora e as luzes, formato de bumerangue na frente e na traseira. As portas possuem abertura invertida, porém, as dianteiras se projetam para cima, fugindo do estilo comum aos demais conceitos da feira. No Brasil, a Nissan prepara algo mais próximo da realidade. O Kicks será feito em Resende (RJ), com lançamento simultâneo aos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto de 2016.

Peugeot Fractal

Se por fora o modelo arremata pelo visual, ao entrar na cabine os ocupantes são mergulhados numa atmosfera única. O sistema acústico associa um conjunto de alta fidelidade 9.1 a subwoofers, integrados ao encosto de cada banco. Assim, ações como a aceleração oferecem uma sonoridade única. O carro permite ainda a abertura das portas à distância por meio do relógio de pulso Gear S, da Samsung. O Fractal Concept tem 80% das peças externas feitas em impressoras 3D. O motor é 100% elétrico, com 204 cv, e a autonomia alcança 450 km.

Porsche Mission E

Vitrine das futuras tecnologias elétricas da marca, o protótipo se destaca por não trazer qualquer tipo de botão. Todas as funções são comandadas por meio de gestos e do movimento dos olhos. Um display holográfico exibe comandos relacionados aos aplicativos, climatização, navegação e outros. O Porsche despeja 600 cv de potência por meio de dois motores elétricos. A aceleração de 0 a 100 km/h leva apenas 3,5 s. A bateria tem autonomia de 500 km e 80% da sua carga é preenchida em impressionantes 15 minutos.

Audi e-tron quattro

O SUV alemão totalmente elétrico entrará em produção até 2018. A autonomia é de 500 km, graças a soluções aerodinâmicas que vão desde elementos móveis na frente, nas laterais e na traseira até o fechamento completo da parte inferior do veículo. O coeficiente aerodinâmico, que mede a resistência ao ar (quanto menor, melhor), é de 0,25, um valor interessante para um SUV. No interior, o modelo traz múltiplas telas digitais em OLED, uma espécie de evolução do LED. A recarga das baterias ocorre em apenas 50 minutos e pode ser feita via wireless.

Citroën Aircross

O SUV antecipa o caminho que os utilitários da marca devem seguir nos próximos anos. Há rumores até de que o protótipo dará origem a um modelo topo de linha, a ser vendido especialmente para o mercado chinês. O porte dele é semelhante ao do Land Rover Discovery Sport ou Hyundai Santa Fe. Destaque para o sistema híbrido formado por um motor 1.6 turbo, de 218 cv, associado a um elétrico de 95 cv, somando 313 cv. O consumo é de 58,8 km/l.

*O jornalista viajou a convite da Anfavea
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