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A versão station wagon vem importada do México e não tem previsão de ser fabricada no Brasil. | Divulgação/ Volkswagen
A versão station wagon vem importada do México e não tem previsão de ser fabricada no Brasil.| Foto: Divulgação/ Volkswagen

A chegada das minivans e, especialmente, dos SUVs e crossovers compactos ao mercado brasileiro deixou as station wagons em risco de extinção. O segmento das peruas hoje representa menos de 1% da fatia de emplacamentos. Modelos tradicionais como Volkswagen Parati, Toyota Fielder e Renault Megane Gran Tour já deram adeus, enquanto VW SpaceFox e Fiat Palio Weekend sobrevivem bravamente.

Os 30,7 cm a mais de traseira em relação ao hatch conferem o dobro de capacidade do porta-malas (605 l contra 313 l).Marcelo Spatafora/Divulgação Volkswagen

R$ 129.860

É o preço a ser desembolsado para adquirir o Golf Variant completaço, na versão Highline e com o pacote opcional mais caro (Premium). O valor inclui a pintura perolizada (R$ 1.700) – a metálica custa R$ 1.200 – e o teto solar panorâmico (R$ 5.300), que só pode ser adquirido separadamente – não compõe nenhum pacote opcional. A quantia é superior ao do Golf GTI, que tem motor mais forte (2.0 TSI, de 220 cv) e parte de R$ 110.570 (pode alcançar R$ 150.490).

Mas, a VW parece não se importar com o atual cenário e busca manter vivo o gosto pela carroceria alongada. O Golf Variant chega às lojas nesta semana, importado do México, com iniciais de R$ 87.490 para a versão Comfortline e R$ 94.990 para a Highline. A marca aposta na ‘grife’ Golf para atrair de 2 mil a 2,5 mil potenciais compradores previstos por ano.
VÍDEO: Confira o clipe de divulgação do carro

FOTOS: Veja mais fotos da perua do Golf

Versões

Veja o que cada configuração do Golf Variant oferece:

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É um volume baixo comparado ao hatch do qual é derivado, que em 2014 licenciou 16,1 mil unidades. Porém, passa a ser bastante otimista diante das vendas do Jetta Variant, a quem substitui e que vendia menos de 1 mil carros/ano antes de ser aposentado por aqui em 2013.

Também é bem superior aos emplacamento das station wagons médias e grandes. No ano passado, essa categoria comercializou menos de 200 unidades – o Volvo V60 liderou com 113 carros negociados em 12 meses.

Motor 1.4 turbo dá conta do recado

O Golf Variant é basicamente a nova geração da perua Jetta, com a adoção da nova plataforma modular MQB do Grupo VW, da qual também é feito a linha Audi A3.

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Da dianteira à coluna central, o Golf Variant é idêntico ao hatch. A partir dali, o carro assume as características de uma perua, com portas traseiras maiores, vidros laterais extras e desenho exclusivo na traseira.

A wagon é 30,7 centímetros mais comprida do que o Golf convencional, porém a distância de 2,63 m do entre-eixos é a mesma. O porta-malas comporta 605 litros (no hatch são 313 l), alcançando 1.620 l com os bancos traseiros rebatidos.

Opcionais ampliam a segurança

O Golf Variant também herda do primo hatch os dispositivos de segurança que o deixam mais confiável ao dirigir. Mas, boa parte só está disponível nos pacotes de opcionais, que podem encarecê-lo em até R$ 26,7 mil.

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Mecânica

O Golf Variant vem equipado com o motor 1.4 TSI BlueMotion, presente no Golf vendido no país, que gera 140 cv e 25,5 kgfm de torque (disponível entre 1.500 rpm e 3.500 rpm). O bloco 2.0 , de 220 cv , que equipa o Golf GTi, por enquanto, está descartado. A velocidade máxima divulgada pela marca é de 205 km/h e o modelo faz de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.

O câmbio é o DSG de sete velocidades, com função Tiptronic, que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante. O modelo se destaca ainda por trazer lanternas traseiras duplas, em vez das tradicionais simples.

Ao contrário da versão hatch, que começa a ser produzida na fábrica de São José dos Pinhais a partir de setembro, a wagon não tem previsão de ser nacionalizada.

*O jornalista viajou a convite da VW
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