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 | Fotos e vídeos: Latin NCAP/Divulgação
| Foto: Fotos e vídeos: Latin NCAP/Divulgação

A briga entre Honda HR-V e Jeep Renegade não está restrita apenas às vendas, nas quais a dupla virou protagonista no segmento de SUV’s compactos. O duelo se estendeu também para o teste de colisão feito pelo Latin NCAP, órgão que avalia a segurança dos automóveis vendidos na América Latina. O utilitário da marca japonesa acaba de se juntar ao rival como os únicos veículos produzidos no Brasil a ganhar nota máxima no crash test, recebendo cinco estrelas em proteção para adultos e também para crianças.

O HR-V, porém, obteve uma pontuação maior que o Renegade, avaliado na bateria de testes anterior, divulgada em julho passado. Ele somou 16,70 pontos (de 17 possíveis) em segurança para os ocupantes dos bancos dianteiros, contra 16,12 do concorrente da Jeep. Segundo o instituto, o passageiro ficaria muito bem protegido num impacto frontal a 64 km/h, enquanto o motorista encontraria fragilidade ligeiramente maior na região do peitoral.

RANKING: Confira a lista completa dos modelos avaliados.

Para crianças, o resultado também foi satisfatório (43,30 de 49 pontos), contudo abaixo do Renegade (43,54). Nesta simulação, os cintos preveniram movimentação excessiva da criança de três anos e também do bebê de 18 meses, e a presença de ganchos para cadeirinhas infantis (Isofix) garantiu pontuação extra. Outro bônus foi conquistado pela forma como o habitáculo manteve sua integridade após o choque frontal e também na batida lateral a 50 km/h (foto abaixo).

Na soma das pontuações, o Honda obteve 60,30 pontos e o Jepp, 59,66. A ponta do ranking, porém, é ocupada pelo Volkswagen Golf, no teste realizado em outubro de 2014, à época importado da Alemanha (hoje ele vem do México e em breve sairá de São José dos Pinhais). O hatch médio totalizou 60,86 pontos e foi o primeiro vendido no Brasil a ganhar nota máxima.

Na disputa de emplacamentos o HR-V leva vantagem com mais de 39 mil unidades licenciadas desde o lançamento, em março deste ano. O Renegade, que chegou ao mercado no mesmo período, mas enfrentou problema de logística no início das vendas, já vendeu cerca de 29 mil carros. Nos últimos dois meses (setembro e outubro), a diferença entre os dois foi de apenas 103 unidades a favor do Renegade (11.298 ante 11.195).

Outros avaliados

Além do HR-V, o Latin NCAP analisou outros cinco modelos nesta última bateria de testes de 2015. Na lista estão o Fit e o City, também da Honda, que levaram cinco estrelas para adultos e quatro para crianças. O sedã compacto, por sinal, já tinha sido avaliado no crash test em junho de 2012, recebendo quatros estrelas para adultos e crianças.

Os dois modeles possuem itens de segurança semelhantes aos do HR-V (na versão testada), no entanto com uma célula de sobrevivência menor, que expõe um pouco mais os ocupantes a contato direto com partes do automóvel em um acidente.

O Ford Ka+ foi outro modelo avaliado. A configuração sedã da nova geração do compacto recebeu quatro estrelas em proteção para adultos. A ausência de pré-tensionadores nos cintos do passageiros e alta exposição de pernas e joelhos à deformação da cabine pesaram na composição da nota.

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Na proteção às crianças, o modelo recebeu três estrelas. A pontuação foi comprometida pela não possibilidade de desativar o airbag do passageiro na instalação da cadeirinha e também por não oferecer cinto de três pontos na posição central do assento traseiro. O carro perdeu nota ainda devido aos ganchos Isofix e avisos de posicionamento das cadeirinhas não estarem de acordo com as recomendações do órgão.

Crítica à GM

Os demais testes foram feitos com o Volkswagen Vento indiano (equivalente ao Jetta brasileiro) e o Chevrolet Aveo sedã vendido no México, sem airbags. Este último levou zero estrelas para adultos e duas para crianças, motivando o secretário-geral do programa, Alejandro Furas, a criticar a GM. “A General Motors está entre as poucas fabricantes que não vêm seguindo nossas recomendações para melhorar a segurança. As demais fabricantes vão dexá-la isolada”, previu.

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Esta foi a última rodada de testes feita sob os atuais critérios do Latin NCAP. A organização já anunciou que adotará regras mais rígidas a partir de 2016, incluindo a presença do controle eletrônico de estabilidade como item de série para se atingir as cinco estrelas.

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