• Carregando...
O modelo miilitar ganhou diferentes derivados. | Digulgação/FCA/Montagem: Gazeta do Povo
O modelo miilitar ganhou diferentes derivados.| Foto: Digulgação/FCA/Montagem: Gazeta do Povo

Há 75 anos, o exército norte-americano contratou a Willys-Overland para desenvolver um veículo que pudesse ser usado para o reconhecimento territorial em tempos de guerra. Quarenta e nove dias depois, a empresa criou aquele que seria o primeiro Jeep da História, o Willys MB, em 1941.

INTERATIVIDADE: Tem uma história marcante com a Jeep? Mande sua foto ou relato para o e-mail automoveis@gazetadopovo.com.br ou use a hashtag #japragazeta no Instagram

Desde então, a marca, que hoje pertence ao grupo FCA (Fiat Chrysler), trouxe diferentes inovações e modelos marcantes. Do o Jeep Renegade, SUV compacto que é sucesso em vendas no Brasil, ao novo Jeep Cherokee, utilitário de luxo que chamou atenção na época em que foi lançado, em 2015, a marca sempre se reinventou. Mas foi com o Willys que a montadora ganhou destaque.

VÍDEO: Assista a evolução da Jeep

O primeiro modelo produzido em série teve 645 mil unidades e foi considerado um dos instrumentos mais importantes para a vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial, entre 1941 e 1945. No mesmo ano em que o país saiu vencedor das batalhas a Jeep fabricou os primeiros modelos para civis, o CJ-2A -- Jeep para uso civil , na sigla em inglês (CJ).

GALERIA: Entre modernizações e derivados, veja as diferentes ‘caras’ do Jeep Willys

Foi nesta época também que a montadora ganhou um de seus principais símbolos: a grade com sete entradas de ar, que é usada em seus veículos até hoje.

De acordo com a fabricante, as unidades militares tinham inicialmente nove entradas, que foram reduzidas para caber os faróis maiores.

Na mesma década, o Brasil passou a importar os veículos dos Estados Unidos, que fizeram sucesso com fazendeiros e trabalhadores. Mas foi apenas em 1954 que o Willys foi nacionalizado, sendo produzido pela Willys-Overland, no estado de São Paulo.

Em 1946, o utilitário teve a sua primeira derivação, o Willys Wagon (perua). Um ano depois, recebeu uma carroceria de caminhonete, que foi feita por aqui entre 1961 e 1982.

A seguir, veja uma seleção de fotos e um vídeo que mostra a evolução da Jeep em 75 anos:

  • Willys MA, primeiro protótipo que deu origem ao Willys MB.
  • Willys MB de 1943: carro usado para reconhecimento de terrenos .
  • Modelo militar fabricado em 1944.
  • Willys Wagon, de 1947.
  • A versão picape foi produzida a partir de 1947.
  • Jeep Willys CJ-5 em modelo da década de 1960.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]