A Kia Motors iniciou no Brasil as vendas da nova geração do Sorento. O utilitário esportivo apresenta evoluções para ganhar espaço no concorrido segmento, ocupado atualmente por nomes de peso como Hyundai Santa Fe, Land Rover Discovery Sport, Ford Edge e Volvo XC 60.
A marca havia revelado o modelo no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2014, já com a nova identidade global incorporada. Mas a chegada oficial só ocorre agora, quase 1 ano depois, na versão única 3.3 V6 a gasolina, por R$ 183,9 mil.
O jipão sul-coreano está com aparência mais robusta. A frente ganhou uma grade maior, tipo colmeia, vinda do conceito ‘GT Cross’ mostrado em 2013. Os faróis possuem iluminação diurna em led e facho direcional adaptativo, que regula eletronicamente a altura e a direção da luz. O conjunto de para-choques está com novo desenho, assim como os faróis de milha e lanternas traseiras.
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Leia a matéria completaAs proporções também cresceram. São 9,5 cm a mais no comprimento (4,78 m), 5 cm na largura (1,89 m) e 8 cm na distância entre-eixos (2,78 m). Contudo, ele está 15 cm mais baixo (1,69 m). A Kia diz que a diminuição não trouxe desconforto aos passageiros, pois os encostos de cabeça foram reposicionados.
Silencioso
Por dentro, o utilitário recebeu acabamentos mais refinados e ficou mais silencioso, com redução de ruído em até 6%. Os bancos em couro possuem aquecimento e memorização de ajustes, que permitem ao motorista fazer acertos elétricos de altura, distância dos pedais, e regulagem para a região lombar e joelhos.
Com capacidade para levar até sete ocupantes, o novo Sorento possui a segunda fileira de assentos rebatível e console central dobrável para ser mais versátil. O painel de instrumentos é totalmente digital, embora o gráfico faça a simulação dos ponteiros como na marcação analógica.
No quesito segurança a novidade fica por conta do sistema de detecção de pontos cegos, que alerta, por meio de aviso sonoro, sobre a presença de veículos nas faixas laterais. Para a abertura do porta-malas basta o motorista se aproximar com a chave no bolso e permanecer ali por 5 segundos que o compartimento abre automaticamente. Equipada com seis airbags e controle de estabilidade, a terceira geração do Sorento passou pelo ‘crash test’ do Euro NCAP e obteve cinco estrelas.
Construído sobre uma nova plataforma, o modelo ganhou rigidez torcional de 14% em comparação a seu antecessor. A linha anterior era composta por 24,4% de aço de alta resistência em sua estrutura, enquanto o atual possui 52,7% do material.
O motor 3.3 V6, de 270 cv de potência, é suficiente em relação ao seu peso de 2,5 mil quilos e responde bem às acelerações. O propulsor trabalha com um novo câmbio automático de seis velocidades, que oferece os modos de condução econômico, esportivo e normal e ainda opções de trocas sequenciais.
O que ele traz?
Confira os itens de série do Sorento 2016:
Versão 3.3 V6
Ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com memória e 10 variações de ajuste elétrico, piloto automático,espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétrico e setas integradas em led, teto solar duplo panorâmico, acendimento automático dos faróis, seis airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, fixação Isofix para cadeirinhas infantis e sistema multimídia com tela sensível ao toque, câmera de ré, GPS, DVD, rádio com MP3/AUX/Bluetooth.
CONCORRÊNCIA
Compare o novo Sorrento com os principais concorrentes do seu segmento:
Kia Sorento |
Motor | 3.3 V6 |
Potência/torque | 270 cv/32,4 kgfm |
Câmbio | Automático de 6 marchas |
Dimensões | 4,78 m (C), 2,78 m (EE), 1,89 m (L), 1,69 m (A) |
Vel. máxima | 190 km/h |
0 a 100 km/h | 10,7s |
Porta-malas | 258 l |
Preço | R$ 170,9 mil |
Hyundai Santa Fe |
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Motor | 3.3 V6 |
Potência/torque | 270 cv / 32,4 Kgfm |
Câmbio | Automático de 6 marchas |
Dimensões | 4,69 m (C), 2,70 m (EE), 1,88 m (L), 1,68 m (A) |
Vel. máxima | 200 km/h |
0 a 100 km/h | 9s |
Porta-malas | 585 l |
Preço | R$ 183,9 mil |
Land Rover Discovery Sport |
| |
Motor | 2.0 |
Potência/torque | 240 cv / 34,7 Kgfm |
Câmbio | Automático de 9 marchas |
Dimensões | 4,59 m (C), 2,74 m (EE), 1,89 m (L), 1,72 m (A) |
Vel. máxima | 200 km/h |
0 a 100 km/h | 9s |
Porta-malas | 194l |
Preço | a partir de R$ 139 mil |
Ford Edge |
| |
Motor | 3.5 V6 |
Potência/torque | 289 cv / 35 Kgfm |
Câmbio | Automático de 6 marchas |
Dimensões | 4,70 m (C), 2,82 m (EE), 1,92 m (L), 1,70 m (A) |
Vel. máxima | 185 Km/h |
0 a 100 km/h | 9,5s |
Porta-malas | 912 l |
Preço | a partir de R$ 139 mil |
Volvo XC 60 |
| |
Motor | 2.0 |
Potência/ torque | 241 cv / 32,6 Kgfm |
Câmbio | Automático de 8 marchas |
Dimensões | 4,62 m (C), 2,77 m (EE), 1,89 m (L), 1,71 m (A) |
Vel. máxima | 210 Km/h |
0 a 100 km/h | 8,1s |
Porta-malas | 495 l |
Preço | a partir de R$ 147,9 mil |
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