• Carregando...
 |
| Foto:

A veterana Kombi sempre teve fama de ser um veículo resistente, que topa qualquer adversidade. Desta vez, porém, ela foi testada ao extremo e de forma inusitada. A ventania seguida de tempestade que assolou em Rio Negrinho (SC), na divisa com o Paraná, na última sexta-feira (6), provocou a queda de uma árvore sobre o veículo, que estava estacionado e quase foi partido ao meio.

Felizmente ninguém se feriu. Contudo, o mais impressionante é que o motorista conseguiu rodar com a Kombi até um barracão, dispensando o uso do guincho. A imagem dela trafegando com a cabine apontada para o alto é surreal. 

LEIA MAIS: Volkswagen oficializa a volta da Kombi e define a data

O vídeo, é claro, viralizou na internet. Quem vê as imagens do utilitário com a árvore em cima e o estrago causado no carro, custa a acreditar que o modelo teria condições de seguir viagem. 

Apesar de surpreendente, isso só foi possível pela construção antiga e a quase ausência de tecnologia no modelo, segundo um especialista ouvido pelo site G1. O motor da Kombi e praticamente todos os componentes essenciais estão localizados na traseira, que teve menor dano no acidente. 

Um carro mais atual, repleto de sensores e módulos espalhados por toda a carroceria, ficaria imobilizado com o estrago.

A Kombi possui uma região ‘vazia’ na região central, onde ficam posicionados os assentos traseiros (conforme mostra a imagem abaixo). Não há uma comunicação mais efetiva entre a parte da frente com a traseira. Por baixo do assoalho passam, basicamente, cabos elétricos e tubulação.

Nem mesmo o freio foi afetado, uma vez que o cilindro mestre que fica na dianteira envia o óleo pressurizado para as rodas traseiras, explica o profissional. Aliás, pelas imagens é possível ver que são as rodas detrás que giram para empurrar a Kombi, mesmo com os danos nas dianteiras. 

Imagem mostra a localização da motor na traseira e a região central ‘vazia’.DivulgaçãoVolkswagen

Para entrar e sair do veículo, o condutor usou a área do para-brisa, que ficou sem vidro. As portas dianteiras ficaram amassadas e não puderam ser abertas. 

Apesar da bravura desta ‘Velha Senhora’, ela não voltará às ruas, contrariando o motorista que, mesmo em tom de piada, demonstrou no vídeo a intenção em restaurá-la. O chassi foi todo danificado, o que significa perda total do veículo. 

A Kombi quase ‘imortal’ pertence a uma empresa de cargas de Rio Negrinho e foi avariada nas dependências do estabelecimento. O vídeo mostra a van circulando no interior desta empresa, e não nas ruas, cuja atitude seria qualificada como infração grave.

LEIA MAIS: Dez coisas que o novo VW Polo deixou na Europa

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]