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Visual frontal do protótipo Urus teve inspiração no Lamborghini Aventador |
Visual frontal do protótipo Urus teve inspiração no Lamborghini Aventador| Foto:

Conhecido pelos superesportivos de apenas dois lugares, a Lamborghini se rende à tendência do segmento SUV, em alta no mercado. A marca italiana, controlada pela Audi, que compõe o Grupo Volkswagen, decidiu desenvolver na Itália a versão de produção do Urus, conceito de utilitário esportivo exibido no Salão de Pequim 2012.

O Urus tinha um porte equivalente ao de um Audi Q7.

O anúncio do SUV de luxo e alto desempenho foi confirmado ontem na Itália, pelos presidentes-executivos da Lamborghini, Stephan Winkelmann, e da Audi, Rupert Stadler. Com a definição, a marca irá empregar 500 novos funcionários e dobrar o tamanho do complexo da unidade de Emilia Romagna, região que abriga a sede da empresa.

Não há um anúncio específico do montante a ser investido. A Lamborghini fala em “centenas de milhões de euros” em todo o projeto. O anúncio, porém, só foi definido após o governo da Itália ter selado um acordo com a fabricante de modelos esportivos. Especula-se que o governo deva abrir mão de pelo menos 90 milhões de euros (cerca de R$ 300 milhões) na forma de isenções de impostos.

Esta decisão é similar àquela feita anteriormente pelo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, que permitiu o início da produção de Jeep Renegade e de seu “primo” Fiat 500X na fábrica de Amalfi. “A introdução de um terceiro modelo em nossa linha de produção [além do inicial Huracán e do topo de gama Aventador] marca o início de uma nova era”, afirmou Winkelmann.

O Urus, a manutenção do nome não foi confirmada, será feito sobre a mesma plataforma dos novos Audi Q7, Porsche Cayenne, Volkswagen Touareg e do também inédito Bentley Bentayga, que será apresentado no Salão de Frankfurt, em setembro. O protótipo exibido em Pequim tinha um visual inspirado no superesportivo Aventador e caimento acentuado do teto na traseira ao melhor estilo cupê. Possuía um motor de 608 cv e tração integral.

Com o SUV, a Lamborghini espera seguir os passos da Porsche, outra marca de luxo do grupo Volks, que obteve sucesso comercial nunca visto ao apostar no lançamento do Cayenne. A meta seria comercializar 3 mil unidades do modelo, dobrando assim o volume registrado em 2014, quando emplacou 2.350 unidades de todos os seus modelos – recorde histórico que representou 19% de crescimento perante o ano anterior.

O futuro utilitário deverá custar perto de 180 mil euros -- mais de R$ 600 mil. O alvo são compradores dos Estados Unidos, China, Oriente Médio Reino Unido, Alemanha e Rússia. A marca não tem representação oficial no Brasil, que não foi citado. Este será o primeiro SUV da Lamborghini desde o fim da produção do quadrado LM002 – o chamado ‘Rambo Lambo’ – em 1993.

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