• Carregando...
 |
| Foto:

O astro do futebol Neymar, 25 anos, dominou o noticiário mundial nos últimos dias ao protagonizar a maior transação já feita no futebol, com a transferência do Barcelona para o Paris Saint-Germain  pelo equivalente a R$ 800 milhões. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) aproveitou essa superexposição do craque para postar de forma bem-humorada uma ‘advertência’ ao atleta após ele aparecer em vídeo na internet  transitando numa van pelas ruas de Paris, na França, sem usar o cinto de segurança.

LEIA MAIS: Jovem bate em carro de luxo e deixa bilhete com telefone e pedido de desculpa

O jogador mais caro do mundo, que estava com amigos disputando um jogo eletrônico dentro do veículo, é alertado pelo Detran sobre os riscos de abrir mão do dispositivo de segurança no banco de trás com o carro em movimento - aliás, um atitude bastante comum no trânsito brasileiro. 

"Imagina só quanto ia custar se o jogador mais caro da história do futebol sofresse uma lesão extracampo por ‘dibrar’ o cinto...?", escreveu o órgão de trânsito sobre a filmagem, postada inicialmente no Instagram de Neymar.

Além do ídolo brasileiro, os ‘parças’ (como se refere aos amigos) também estão sem o equipamento. "O Neymar Jr. e o bonde do peteleco estão curtindo um belo rolê pela França depois que o craque deixou o FC Barcelona para defender o PSG - Paris Saint-Germain. Os parças reunidos aproveitaram uma viagem de van pra jogar YourShot. Mas... faltou uma coisa: todo mundo sem cinto de segurança", escreveu o Detran-SP em sua página oficial na web.

A expressão ‘bonde do peteleco’, no caso, está como legenda da imagem publicada no Instagram do ídolo e faz referência a quem perdesse a partida ganharia um ‘peteleco’ na orelha. 

Reprodução/Instagram Neymar

E a ‘bronca’ do Detran não para por aí, lembrando que o uso do cinto é uma prática obrigatória há muito tempo na Europa.  "Antes mesmo do NJr nascer, o equipamento já era exigido pelos franceses no banco de trás", escreveu. 

A eficácia do cinto

Vale destacar que o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros, mesmo os do banco traseiro, tanto na cidade quanto na estrada. Ser flagrado na mesma situação de Neymar e os amigos, o motorista paga multa de R$ 193,23 e recebe 5 pontos na carteira.

De acordo com estudo da Organização Mundial de Saúde, o uso do equipamento reduz em até 75% o risco de ferimentos fatais em ocupantes do banco traseiro - nos passageiros da frente esse risco cai em 50%. 

Em uma colisão frontal ou desaceleração brusca, os ocupantes traseiros sem o cinto podem ser arremessados contra quem está na frente. No caso de capotamento, podem ser arremessadas para fora do veículo. Segundo dados da Polícia Rodoviária, a média é de uma multa por este tipo de desobediência da leia a cada 2 minutos em estradas federais.

Ao finalizar a postagem no Facebook, o Departamento de Trânsito paulista vestiu a camisa da seleção brasileira e fez um pedido à principal estrela do time de Tite no Mundial da Rússia do próximo ano.  "Menino Ney, a Copa-2018 tá aí e todos nós aqui no Brasil contamos com vocês, hein?", diz o texto, com a seguinte despedida: “#Eh Tois", parafraseando a gíria usada por Neymar nas redes sociais.

Outras celebridades brasileiras já foram alvo das ‘broncas’ do Detran -SP por infringirem as leis de trânsito. Na lista estão Luana Piovani, Débora Nascimento e a apresentadora Mariana Weickert . 

Conhecido pelo bom humor nas postagem em redes sociais,  o órgão paulista recentemente fez campanha para as pessoas sorrirem nas fotos das carteiras de habilitação, pegando carona na história do mineiro que viralizou na internet ao ser clicado para a foto da CNH com um enorme sorriso.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]