• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

A fabricante norte-americana Harley-Davidson concordou em pagar US$ 12 milhões em multa por ter vendido acessórios que levam suas motos a descumprirem normas antipoluição, informou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos na última quinta-feira (18).

O departamento acusa a companhia de ter vendido, desde 2008, cerca de 340 mil “supertuners”, que ajudam a aumentar o rendimento das suas motos, mas fazem com que elas não cumpram as normas de poluição impostas durante sua homologação.

A empresa também vendeu diretamente 12 mil motos equipadas com esse acessório entre 2006 e 2008. Além da multa, a fabricante deverá comprar os “supertuners” que ainda estão no mercado e destruí-los.

Em nota, a Harley-Davidson disse que a aceitação não constituía um reconhecimento de culpa.

A empresa deverá ainda, como medida de compensação, destinar outros US$ 3 milhões para substituir os velhos aquecedores à lenha em comunidades locais nos Estados Unidos por calefatores menos poluentes. Essa medida é parte de um programa para reduzir a emissão de poluentes, seja qual for a sua origem, disse o departamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]