• Carregando...
 |
| Foto:

Depois de virar uma aplicativo no celular, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará por mais uma evolução: irá abandonar o formato de papel para assumir o de cartão plástico. 

A resolução que prevê a mudança será divulgada nesta semana pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e implementada até 1.º de janeiro de 2019, prazo final de adaptação dos Detrans estaduais ao novo modelo. 

O órgão federal, porém, não informou se haverá possíveis diferenças de valores na aquisição ou renovação da carteira de motorista já sob o novo formato. Provavelmente, cada Detran deverá definir o custo ao adotar a tecnologia.

Chamado de cartão inteligente pelo Contran, a CNH de plástico é semelhante ao cartão de débito/crédito convencional, com um chip e gravação a laser dos dados do motorista. 

Os motoristas que forem renovar a carteira já receberão o modelo novo, não havendo necessidada de antecipar a ida ao Detran. A atual permanece valendo até a data de vencimento.

Segundo o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a medida proporcionará maior segurança e possibilitará a integração com outros países, que já adotam o formato. “O objetivo é reduzir a probabilidade de fraudes e aumentar a durabilidade”, explicou o ministro. 

No modelo atual, em papel, é proibida a plastificação, o que torna o documento suscetível ao desgaste do tempo e também ao risco de rasgar.

A novidade possibilitará ainda no futuro ser usada para outras utilidades, como pagamento de pedágio ou transporte público, controle de acesso a prédios públicos, universidades e estacionamentos e identificação biométrica, com cadastro das digitais no chip que permitirá validar a identidade em bancos, serviços públicos, entre outros.

Melhorias recentes

 

CNH tem recebido melhorias constantes nos últimos tempos. Ganhou um novo visual no início deste ano, trazendo recursos de segurança, como marcas d'água e itens holográficos. 

A partir de maio também passou a contar com o QR-Code, código que possibilita conferir os dados do condutor por meio de leitura com a câmera do smartphone. 

E a mais recente foi a criação de uma versão digital, já em vigor em alguns estados desde outubro passado. Até 1.º de fevereiro de 2018, a CNH eletrônica (CNH-e) via acesso pelo celular estará disponível em todo o país. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]