• Carregando...
Planta da FCA Automobiles em Pernambuco  já produz o Jeep Renegade. | CTZ/Divulgação FCA
Planta da FCA Automobiles em Pernambuco já produz o Jeep Renegade.| Foto: CTZ/Divulgação FCA

A inauguração do Polo Automotivo Jeep em Goiana (PE) na última terça-feira (28) foi acompanhada da notícia de que mais outros dois carros sairão da fábrica em até 18 meses, sendo um da Jeep e outro da Fiat. O primeiro modelo a ser produzido na planta, pertencente ao grupo Fiat Chrysler (FCA), é o Renegade, em linha de montagem desde fevereiro e que já está nas lojas. A informação foi confirmada pelo CEO da FCA, Sergio Marchionne.

FOTOS: Veja outras imagens da fábrica

Entre os modelos a serem feitos em Pernambuco está uma picape médio-compacta (veja aqui), cujo protótipo foi apresentado no Salão de São Paulo do ano passado. Marchionne, porém, não confirmou o produto. Durante a entrevista coletiva, o ‘chefão’ da Fiat não descartou trazer novamente a Alfa Romeo, marca pertence ao grupo, para o país, mas não entrou em detalhes.

Moderno

Para a criação do complexo industrial foram injetados R$ 7 bilhões. Somente a área da fábrica ocupa 260 mil metros quadrados. O polo compreende ainda um parque de fornecedores de mais 270 mil m², com um total de 16 empresas.

CTZ/Divulgação FCA

Altamente mecanizada, a planta conta com 700 robôs, que fazem todo o trabalho de solda, concentrado na funilaria, além de serem usados nos serviços de pintura e de montagem.

Até o fim deste ano, a FCA estima que sejam contratados 9 mil profissionais em Goiana, puxados pela aposta de sucesso do Jeep Renegade, que deve brigar pela liderança do segmento dos SUVs compactos no Brasil. A capacidade de produção é de 250 mil veículos.

Menos desgaste

Outra novidade da fábrica, que é considerada pela FCA como a mais moderna do grupo, é a concepção de ergonomia no processo de montagem, com máquinas que giram os carros para que os operários efetuem o trabalho sem mudar de posição, o que reduz o desgaste. Em um primeiro momento, o complexo irá atender apenas ao mercado brasileiro, porém, a intenção é que ele forneça produtos também para a América Latina. As obras do polo automotivo da Jeep tiveram início em fevereiro de 2012.

A inauguração contou com a presença da presidente da república, Dilma Rousseff, do CEO da FCA, Sergio Marchionne, do presidente do conselho administrativo da FCA, John Elkan, do diretor-geral da Jeep na América Latina e da Fiat Chrysler no Brasil, Sergio Ferreira, e outras autoridades.

* O jornalista viajou a convite da Jeep
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]