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A quinta geração do Discovery é um dos modelos mais sofisticados do segmento de SUVs. | Nick Dimbleby/ Divulgação
A quinta geração do Discovery é um dos modelos mais sofisticados do segmento de SUVs.| Foto: Nick Dimbleby/ Divulgação

É difícil imaginar que um consumidor de carro premium seja capaz de colocá-lo num piso todo acidentado, com terra, lama, areia e pedras. São poucos realmente que buscam a aventura off road com um veículo que custa mais de R$ 300 mil!

Mas, mesmo assim, as fabricantes fazem questão de mostrar que podem também atender a essa pequena parcela que gosta de fugir do asfalto de vez em quando sem abrir mão do conforto e da tecnologia.

VÍDEO: Discovery em detalhes

É o caso da Land Rover. A marca adora testar seus carros ao limite para provar do que são capazes, convidando a imprensa especializada a expedições mundo afora, em lugares de clima e ambiente adversos para trafegar com um ‘carro comum’. 

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Um dos mais recentes desafios oferecido pela empresa inglesa ocorreu nos desertos de Utah e do Arizona (Estados Unidos), onde rodamos cerca de 600 quilômetros encarando de dunas a neve, como mostram as fotos que acompanham a matéria.

Renyere Trovão/ Gazeta do Povo

Estávamos a bordo da nova geração do Discovery, que acaba de chegar às lojas brasileiras com preços que variam de R$ 363 mil a R$ 429 mil - podendo alcançar R$ 469 mil nas edições limitadas de lançamento (veja todas as configurações). 

As motorizações disponíveis no Brasil são a 3.0 V6 a gasolina com compressor, de 340 cv e 45,9 kgfm, e a 3.0 V6 turbodiesel (258 cv e 61,2 kgfm), ambas associadas ao câmbio automático de oito marchas.

A capacidade de transpor qualquer terreno se mantém no DNA do carro, e da marca, contudo a valentia é cada vez mais monitorada e acionada pelas inúmeras assistências eletrônicas. 

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O pacote de possibilidades inclui controles de aceleração e de frenagem, de saída em aclive e declive, e do giro das rodas. O seletor de reduzida, por exemplo, possui duas velocidades que permitem ativação em movimento a até 60 km/h.

Já a tração pode ser integral no modo normal, com entrega de 50/50, ou variável a até 78% para o eixo dianteiro e 68% ao traseiro, de acordo com a exigência do terreno. 

Renyere Trovão/ Gazeta do Povo

Para quem busca mais adrenalina, o carro tem disposição o módulo Terrain Response de segunda geração. São  cinco estilos específicos para encarar trilhas: lama, terra, grama, cascalho e areia.

Mesmo assim, é possível andar o tempo inteiro em 'auto', já que o sistema é capaz de realizar as leituras do terreno num piscar de olhos para trabalhar a tração 4x4 conforme a situação, entregando até 100% para cada eixo, se necessário, com o bloqueio do diferencial. Vale frisar que é a força bruta dos 61,2 kgfm de torque está disponíveil logo a 1.750 rpm.

As atributos que fazem do novo Discovery um dos mais sofisticados utilitários do mercado não param por aí. A  suspensão pressurizada pode ser ajustada eletronicamente e elevar o SUV em até 14,5 cm em relação ao antecessor.

Renyere Trovão/ Gazeta do Povo

Não satisfeita, a engenharia da Land Rover também ‘liberou’ as suspensões para adaptarem às circunstâncias. É o caso dos amortecedores pneumáticos, que elevam a altura do solo em 7,5 cm para andar no barro e rebaixam em 1,3 cm quando a velocidade ultrapassa a 105 km numa rodovia, o que deixa o Discovery ainda mais colada ao chão e, por consequência, bem mais estável para encarar uma curva acentuada, por exemplo. 

Já a capacidade de imersão na água saltou de 20 cm para  90 cm, com direito a sensores localizados nos retrovisores que medem a profundidade e indicam se o SUV pode transpor sem sustos.

Segurança por todos os lados

Quando sai do ambiente hostil, o novo Discovery continua a entregar tecnologia de sobra para tornar o trafegar na cidade uma experiência agradável. Há assistente automático de estacionamento, auxílio em subida e descida em rampas, sistema de manutenção em faixa, frenagem automáticas emergenciais (inclusive, que evita colisão com pedestre) e controle de cruzeiro adaptativo (que freia e acelera o carro ‘sozinho’ conforme o trânsito à frente).

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Ao volante, a sensação é a mesma de um sedã médio, considerando que o Discovery é um SUV grande, com mais de duas toneladas e cinco metros de comprimento, capaz de levar 7 pessoas em três fileiras de bancos.

O isolamento acústico eficiente é capaz de deixar a cabine livre de qualquer barulho externo, valorizado ainda mais pela ausência de vibrações.

Só é possível perceber que está rodando com o modelo turbodiesel pela faixa vermelha do conta-giros posicionada perto dos 4 mil giros.

A direção elétrica progressiva é direta e precisa, respondendo ao menor comando do condutor. Os dois motores V6 se encarregam de causar sensações de esportividade ao modelo, principalmente a configuração a gasolina de 340 cv, a mesma que equipa o esportivo Jaguar F-Type.

Se preferir, o motorista pode realizar trocas manuais via borboletas atrás do volante ou se divertir ainda mais com o modo Sport.

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Para o carro de dimensões superlativas, espaço é que não falta. São 2.038 litros de volume atrás dos bancos dianteiros, cai para 926 l com a terceira fileira rebatida (5 lugares) e para 250 l com todos os assentos ativados. 

Diversão a bordo

Nick Dimbleby

O Discovery foi pensado para a família, portanto a viagem é repleta de recursos de conectividade e luxo para entreter os passageiros.  A central multimídia possui uma tela tátil de 8 a 10,2 polegadas, entradas USB para todas as fileiras de bancos, seis tomadas 12V e vários porta-trecos.

Há ainda telas de 8 polegadas instaladas nos encostos dos bancos para o deleite dos ocupantes e que podem exibir o status de viagem com informações sobre o trajeto e tempo que falta para chegar ao destino.  

Além disso, a suspensão pneumática rebaixa a carroceria em até 6 cm quando o veículo está parado para facilitar o acesso de crianças e cachorros. A comodidade chega aos bancos com rebatimento elétrico.

Nick Dimbleby

 

Tudo esse aparato tecnológico a serviço até do suveiro mais radical vem embalado por um visual que segue a nova identidade da Land Rover desde que o revolucionário Evoque pôs fim ou suavizou às linhas quadradas de modelos da marca, como é o caso do Discovery atualizado.

A quinta geração trazem faróis em desenho horizontal (em vez de quadrado da linha anterior), compostos por quadradinhos em led. As lanternas, também esticadas, dão um ar mais esportivo o SUV familiar.

Nick Dimbleby

Confira preços e versões

Discovery SE

R$ 358 mil a gasolina
R$ 363 mil a diesel 

Direção elétrica; faróis full led; ar-condicionado de duas zonas; suspensão pneumática; rodas aro 19; bancos em couro com ajustes elétricos em 12 posições; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; câmera de ré; central multimídia de oito polegadas com GPS; sistema de som com 250 watts e dez alto-falantes; entre outros.

Nick Dimbleby

Discovery HSE

R$ 380 mil a gasolina
R$ 385 mil a diesel 

+ ar-condicionado de três zonas; faróis de neblina; faróis altos inteligentes (antiofuscantes); lanternas contornadas em leds; rodas aro 20; coluna de direção com ajuste elétrico; bancos elétricos dianteiro com duas memórias de posição; tampa do porta-malas com acionamento elétrico; central multimídia de 10,2 polegadas com sistema de GPS Pró; e sistema de som Meridian de 380W e 11 alto-falantes.

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Discovery HSE Luxury

R$ 420 mil a gasolina
R$ 425 mil a diesel 

+ teto solar panorâmico elétrico; bancos dianteiros climatizados (quente e frio); geladeira no console central; revestimento de couro Windsor; bancos elétricos com 16 ajustes e memória; iluminação interna configurável; sistema de som Meridian de 825 watts e 17 alto-falantes; câmeras surround (visão 360 graus no entorno do carro); abertura elétrica do porta-malas com o simples passar do pé embaixo do para-choque traseiro; e TV digital. 

Nick Dimbleby

First Edition

R$ 460 mil a gasolina
R$ 465 mil a diesel 

Versão limitada a 55 carros

Sistema All Terrain Responde automático; grade e detalhes em preto; rodas aro 21 escurecidas; sete lugares com acionamento elétrico para erguer ou rebater cada banco; Activity Key (chave em forma de pulseira); e três cores exclusivas (prata silício, laranja Namib e preto faralon).

O jornalista viajou a convite da Jaguar Land Rover 

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