• Carregando...
 |
| Foto:

Mais de 14 anos depois do lançamento do EcoSport eis que a surge reestilização da segunda geração, lançada em 2012 e que já emplacou mais de 200 mil unidades por aqui. Mas esse segmento criado e liderado pelo EcoSport por uma década mudou bastante de lá para cá. 

Em 2017 os SUVs detêm 18,5% do mercado nacional, e destes 76% são modelos compactos. O Ford, antigo rei, foi deposto e representa apenas 9,7% das vendas, figurando em 5º lugar. Já o líder, Honda HR-V, é responsável 17% das vendas. De antemão, já avisamos: sim, o EcoSport melhorou bastante. Resta saber se ele acompanhou os passos de quem lhe tomou o trono?

LEIA MAIS: Comparativo: Argo desafia os líderes Onix e HB20; quem leva a melhor

Antes de abordar efetivamente o que virou o exemplar da Ford, você pode perceber pelas fotos que o pioneirismo não é mais a sua essência. Ele mantém a plataforma do Fiesta que o consagrou como o primeiro projeto mundial da Ford que saiu do Brasil em 2012. 

Wanderley Affonso

Segundo a Ford, as pesquisas e clínicas mostraram que o cliente brasileiro é fiel – 50 mil deles já compraram um EcoSport mais de uma vez – e não vê motivos de se criar polêmica, nem com o espaço interno, nem com o polêmico e, para uns, ultrapassado estepe na tampa traseira. 

“Tanto o cliente quanto o potencial cliente não imaginam o EcoSport sem o pneu ali. É uma imagem que já está solidificada quando pensam no nosso carro”, explica Rafael Marzo, gerente global de produto do novo EcoSport

LEIA MAIS: Lista: os 20 carros mais econômicos no Brasil

Vale lembrar que outros mercados, entre os 140 países em que será vendido (é produzido também na Índia, Rússia, China, Romênia e Venezuela) ele pode vir sem o pneu sobressalente do lado de fora. A explicação é simples: o porta-malas não foi projetado para ter estepe sob o assoalho e um sistema com pneus runflat e compressor o deixaria caro demais para brigar no mercado brasileiro.

Regis Fernandez

Por fora o capô subiu levemente na porção central, os faróis ficaram maiores, ganharam gás xenônio para a iluminação acompanhada por leds, e a grade também foi refeita para deixá-lo mais próximo da linguagem global da marca e recebeu soluções que vão desde os defletores de ar nas rodas traseiras e painéis sob o assoalho, até uma grade ativa, que abre e fecha de acordo com a necessidade de arrefecimento do momento. Mas se você não prestar muita atenção nem nota o que realmente mudou.

LEIA MAIS: O eterno duelo entre Toyota Corolla e Honda Civic em 9 verdades e 1 mentira

Com os novos para-choques ele ganhou 3 cm de comprimento, indo para 4,27 m (contando o estepe), manteve o entre-eixos de 2,52 m e a largura de 1,76 m. O porta-malas do Eco, que nunca foi referência de espaço, perdeu 6 litros. 

Agora com 356 litros, o bagageiro recebeu o sistema Flip and Fold que permite o motorista deitar o banco traseiro e nivelar o assoalho entre os dois espaços, com apenas dois lugares você tem 1.178 litros. O Hyundai Creta, por exemplo, traz 431 litros sem rebatimento.

Estudio

NOVOS MOTORES 

O lançamento oficial do carro acontece neste terça-feira (24), quando serão anunciados os preços e o que traz cada versão, mas tivemos a oportunidade de dirigir antecipadamente a versão Titanium topo de linha, que traz outra novidade mínima por fora: rodas de 17 polegadas com tala de 7 polegadas. 

Com desenho exclusivo, elas são calçadas por pneus Michelin de medida 205/50, desenvolvidos especialmente para ele, com foco no baixo nível de ruído. E é de refinamento que o novo EcoSport quer tratar. 

Sob o capô o grau de inovação toma outra proporção. O EcoSport recebeu o mesmo motor que equipa apenas o Ford Focus. O 2.0 16V com injeção direta rende 176 cv abastecido com etanol, mas perdeu 2 cv com relação à família do hatch médio em virtude do coletor de escape e do próprio escapamento mais curto, o que diminui a compressão dos gases. 

Wanderley Affonso

Para trabalhar junto desse motor a Ford escalou uma transmissão com conversor de torque e 6 marchas, mais tradicional e confiável, que o problemático Powershift de dupla embreagem. Esse conjunto é da mesma família 6F-35 que equipa o Ford Fusion e pesa 19 kg extras em relação à antecessora, mas este é um detalhe bobo. Ela é melhor e menos problemática que a Powershift.

LEIA MAIS: De olho no Kwid? Melhor correr, pois a fila de espera pode chegar a dezembro

A grande novidade será revelada no lançamento à imprensa nacional neste terça: o motor 1.5 três-cilindros, que será oferecido em todas as outras versões que não a Titanium, leia-se S, SE e Freestyle. Ele aposenta a família Sigma e será capaz de desenvolver 137 cv e 16,2 kgfm de torque. 

Ao contrário do 2.0, não traz injeção direta e terá uma segunda geração de software da transmissão Powershift. Importado da Índia, ele é construído em bloco de alumínio e tem duplo cabeçote de válvulas.

Regis Fernandez

Segundo a Ford, a suspensão também foi parcialmente reformulada. Sobre o conjunto McPherson na dianteira, a engenharia instalou novos amortecedores, capazes de dar 1,7 cm de curso extra se comparado ao antecessor. Isso, além de equilibrar as sensações de conforto e dinâmica, trouxe benefício também à direção, segundo dados da engenharia ela está 40% menos áspera no volante. 

Na traseira foram colocadas molas mais progressivas e buchas de firmeza superior, o que, ainda segundo a marca, aumentaram a rigidez do conjunto em 5%. 

CENTRAL MULTIMÍDIA INVEJÁVEL

A maior reformulação está no interior. A versão Titanium traz de série um ambiente mais claro, com bancos forrados em couro com recortes que lembram alfaiataria de roupas. E isso é bem bom. 

Se você também se incomodava com o comprimento dos assentos dianteiros, esse problema foi sanado com a nova estrutura. O ambiente foi combinado com cobertura na cor preta de um material emborrachado no topo do painel.

Regis Fernandez

O painel mudou muito em virtude da nova central de entretenimento, centro das atenções do seu olhar. As saídas de ar, que antes parecia orelhas da central de comando do Sync, agora estão na horizontal, acima dos comandos do ar-condicionado. O painel de instrumentos perdeu aquele monte de elementos e foi planificado. Há um cluster digital entre conta-giros e velocímetro que transpira modernidade. 

Já o volante deu lugar a outro, de melhor empunhadura e com botões tratados com carinho. Sim, o EcoSport já parece um carro mais caro do que sempre foi, esta versão deve manter o preço próximo dos R$ 94.700 pedidos pelo antecessor - saberemos nesta terça. 

LEIA MAIS: Confira os 20 carros novos que mais desvalorizam no Brasil

Mas ele melhorou demais, a começar pela central multimídia com tela de 8 polegadas. O sistema SYNC 3 tem um ficha técnica invejável. Além da perspicácia de oferecer os comandos táteis junto de botões para fazer o serviço de conectividade entre você, seu celular e o carro. A capacidade de oferecer espelhamento via Android Auto e AppleCar Play tem suas vantagens, muito porque a Ford dispõe de uma vasta gama de aplicativos. 

CONFORTO SUPERIOR

Se a Ford queria mostrar que o EcoSport deu um passo à frente, conseguiu. As melhorias começam já pela posição de dirigir e por você chegar até ela sem tocar na chave, algo que os concorrentes de mesmo preço não oferecem. 

O conforto dos bancos também impressiona. O trilho foi alongado em 4 cm para quem os que têm mais de 1,90 não se sintam tão apertados. Funcionou para quem viaja na frente, não para quem viaja no banco traseiro. Mesmo com o inédito teto solar, ele não incomoda a cabeça dos mais altos.

Wanderley Affonso

Já o trabalho do motor e do câmbio não pareceu tão bom quanto a ficha técnica sugere. Seus 176 cv – quando abastecido com etanol, como no caso – não estão ali esbravejando para serem despejados nas rodas. Talvez eles sirvam mais para você contar ao seu cunhado do que para se emocionar de verdade.

E a explicação não está no peso extra de tantas inovações. Ele está 59 kg mais pesado que o antecessor Titanium 2.0, algo que os 29 cv extras dariam conta facilmente. O câmbio também traz o mesmo defeito do Powershift de antecipar reduções de marchas sem que você tenha comunicado isso ao acelerador. 

LEIA MAIS: De Sandero a Ferrari, confira os carros campeões de consumo no Brasil

A dinâmica preservada também passa por ajustes eletrônicos no campo da segurança ativa. O Advance Trac, controle de tração e estabilidade, agora inclui um sistema anticapotamento que tem como base toda e qualquer angulação de rolagem ou pêndulo demasiado da carroceria. 

Wanderley Affonso

As novidades chegaram também à condução cotidiana, com sistema de monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego cruzado, que avisa você quando algum carro está passando atrás ao sair de uma vaga perpendicular, dessas de shopping. Completam o pacote de segurança os sete airbags de série.

GERAÇÃO ATRASADA

Mesmo com as evoluções, o EcoSport precisa, sim, de uma nova geração. Os novos SUVs compactos não respeitam mais este sobrenome, em especial no espaço interno. Tanto no Honda HR-V quanto no Jeep Renegade você se sente em um veículo maior e mais protegido, e isso não tem nada a ver com pacote de segurança ativa e passiva. É uma questão de atmosfera.

A segunda é de que o EcoSport se mantém com a velha dirigibilidade adorável frente à concorrência. Mas isso não é nada do que não soubéssemos. 

Wanderley Affonso

No entanto, quem tem um SUV na mira não parece ligar muito para a segunda parte. Se ligasse mesmo, compraria um hatch médio. Para nós, a Ford fez o trabalho meio-certo. Seu utilitário melhorou em pontos cruciais, mas está atrasado em uma geração.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]