• Carregando...
A Ford lança um carro com emissão zero, bateria aprimorada e sistema de carregamento rápido | Divulgação/
A Ford lança um carro com emissão zero, bateria aprimorada e sistema de carregamento rápido| Foto: Divulgação/

O novo Focus Eletric chega ao mercado europeu com um sistema avançado de bateria, que permite recarregar até 80% da sua capacidade em 30 minutos. Além disso, o modelo tem autonomia de 225 quilômetros com carga completa.

Lançado na Europa em 2013, veículo foi o primeiro totalmente elétrico da Ford feito naquele continente. Na América do Norte, o modelo é produzido desde dezembro de 2011. Ele é um dos 13 veículos globais eletrificados que a montadora programou para os próximos cinco anos, incluindo um utilitário esportivo com autonomia estimada de pelo menos 480 quilômetros, em 2020.

LEIA TAMBÉM: Land Rover lança série vintage em Paris

O carro conta com motor elétrico de 145 cv e bateria de 33,5 quilowatts – capacidade quase 50% maior que a do seu antecessor. Tanto a bateria quanto o motor possuem resfriamento e aquecimento líquidos, que aumentam a eficiência energética e prolongam seu ciclo de vida.

O novo conector de carregamento rápido usa o sistema padrão da indústria (CCS – Sistema Combinado de Carregamento), que permite plugar o veículo em pontos de recarga nas estradas e paradas de descanso por toda a Europa.

LEIA TAMBÉM: Veja os 10 carros mais vendidos em janeiro de 2017

Usando o mesmo conector em um ponto com corrente alternada de 32 A (residencial), é possível fazer a recarga total do veículo em 5 horas, para uma autonomia de 225 quilômetros. Pesquisas indicam que 90% dos motoristas percorrem menos de 100 quilômetros por dia, com uma distância média diária por carro de 46 quilômetros. Neste caso, a recarga parcial é recomendada e leva de 3 a 4 horas.

Com sistema de conectividade SYNC 3, o Focus Eletric vem com comandos de voz para áudio, navegação e smartphones, compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Ele permite ainda a conexão com relógios inteligentes para verificar o estado da bateria, localizar, travar e destravar o carro remotamente através de aplicativo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]