• Carregando...
Uma das projeções do novo Duster publicadas na Europa, onde é vendido pela Dacia, submarca romena da Renault. | /
Uma das projeções do novo Duster publicadas na Europa, onde é vendido pela Dacia, submarca romena da Renault.| Foto: /

Após 8 anos de mercado e uma reestilização de meia vida, o Duster finalmente irá pular para a segunda geração. E a mudança já tem data para ser revelada: no dia 14 de setembro, na abertura do Salão de Frankfurt, na Alemanha.

O anúncio foi feito pelo chefão da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o brasileiro Carlos Ghosn. O utilitário será renovado pela marca romena Dacia, braço popular da Renault na Europa.

Na França, por exemplo, é o SUV mais barato do mercado e fechou 2016 como o quinto mais vendido na sua categoria - em solo brasileiro foi o quarto mais emplacado no ano passado.

Uma das projeções do novo Duster publicadas na Europa, onde é vendido pela Dacia, submarca romena da Renault.

Desempenho que gera na Renault a expectativa de que a nova geração seja um sucesso. Principalmente no Brasil, onde o novo Duster deve começar a ser produzido em 2018, na fábrica de São José dos Pinhais.

Por enquanto, não há imagens oficiais do carro, apenas projeções publicadas na Europa. Uma delas é a que estampa essa matéria. O estilo robusto que o diferencia dos demais SUVs compactos deve permanecer, porém terá um acabamento mais caprichado e novos equipamentos de comodidade e segurança.

LEIA MAIS: Estudo confirma que o Brasil tem o carro novo mais caro do mundo; veja comparativo

Ainda não se sabe se a plataforma atual será mantida. Existe esta possibilidade por que ela recebeu melhorias para servir de base ao Captur, recém-lançado no Brasil.

Outra opção é uma nova plataforma feita a partir da base modular CFM (Common Module Family), que permitirá melhorar o espaço interno e também a dirigibilidade.

Haverá, inclusive, uma versão de sete lugares, que pode ser construída como uma variação alongada da base CFM, com 22 cm a mais no comprimento. Fala-se até que o SUV maior deverá se chamar Grand Duster e com previsão de venda no Brasil.

LEIA MAIS: Renault Captur entra na briga dos SUVs; confira preços e versões

Quanto à motorização, a princípio o Duster seguiria com os motores 1.6 e 2.0, mas adotaria um novo câmbio automático CVT .

Daqui até a data da apresentação em setembro, imagens de flagras do modelo deverão pipocar na internet e também teasers divulgados pela Dacia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]