• Carregando...

A escolha da estudante Tamy Roberta Favarin por uma "motinha" é a saída mais procurada pela mulheres que, assim como ela, possuem estatura baixa. A comerciante Regina Siqueira Barbosa, de 26 anos e 1,55 m de altura, garante que dirigir um ciclomotor ou uma motoneta é praticamente como andar numa bicicleta motorizada, devido à estrutura leve e a ausência da troca de marchas (em alguns modelos). No ano passado, ela comprou uma Yamaha Neo 115 para se locomover entre os bairros Bacacheri, onde mora, e Pilarzinho, no qual administra uma loja de roupas.

Mas, diferente da personagem da página ao lado, Regina teve antes que encarar o exame prático de direção para tirar a habilitação A – necessária para pilotar veículos em duas rodas acima de 50 cilindradas. E não encontrou dificuldades para conduzir uma Honda CG na pista do Detran. "As vinte aulas que fiz na auto escola acabaram com o medo que eu tinha de subir numa moto. Nunca pensei que conseguiria colocar o pé no chão na hora da rampa", ressalta.

A manobra, que integra o circuito montado no Detran, é a mais temida pelas "baixinhas", porém, não é a que apresenta o maior grau de dificuldade, de acordo com Celso Aparecido dos Santos, diretor de ensino do Centro de Formação de Condutores Decisão, no Campo Comprido. Segundo ele, existe um macete, permitido durante a prova, que consiste em parar a moto logo no início da rampa, onde a inclinação é mínima. "Nesta posição é possível encostar sem problema o pé esquerdo no chão e, com o direito no freio, controlar o movimento da moto para que o teste de arrancada num aclive seja feito satisfatoriamente", ensina.O diretor explica que dominar uma motocicleta é apenas questão de equilíbrio e coragem, não importando a altura da pessoa. Por isso, o slalom (zig-zag entre cinco cones) é a manobra que exige maior destreza do condutor. Celso conta que em média são necessárias de 5 a 6 aulas para a pessoa pegar confiança neste exercício, considerando que ela nunca teve intimidade com uma moto – perfil que representa 80% das mulheres matriculadas em auto escola. "Em duas aulas, uma aluna que não sabia pilotar já controla o veículo sozinho sem o auxílio do instrutor", enfatiza. Ao fim das 15 aulas mínimas exigidas pelo Detran, de acordo com Celso, terá segurança suficiente para superar os quase cinco minutos de duração do exame prático. "O trajeto montado na auto escola é até mais difícil do que no Detran", compara.

O instrutor Valdison Aparecido Lopes, da Auto Escola Charme, no Centro, lembra de uma aluna que tinha 1,49 m de altura e demorou 20 aulas para dominar completamente a moto. Seu maior problema era o medo de cair e a dificuldade em alcançar o chão. "Quando ela desenvolveu o equilíbrio e percebeu que o veículo em movimento não tem peso, conseguiu superar todos os obstáculos da pista", recorda Valdison, que chegou a uma conclusão: "Elas demoram um pouco mais para aprender, mas aprendem do modo correto. Nos homens, a auto-confiança exagerada torna-os, às vezes, imprudentes no trânsito", finaliza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]