Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

story
Enkontra.com
PUBLICIDADE

Fim da linha

Obituário: confira os carros que dão adeus em 2017

Listamos nove modelos que serão substituídos ou descontinuados em 2017, além daqueles se despedem devido à baixa procura pelo consumidor 

O Hyundai i30 teve a importação interrompida pelo Grupo CAOA. IPI alto e baixa procura pesaram na decisão. |
O Hyundai i30 teve a importação interrompida pelo Grupo CAOA. IPI alto e baixa procura pesaram na decisão.
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

O ano de 2017 marcará despedidas importantes do mercado automotivo. Veteranos darão adeus, abrindo passagem para novos projetos que chegarão às lojas nos próximos meses.

Outros saem de cena dando lugar a gerações atualizadas. E ainda há aquele que será aposentado devido ao baixo retorno nas vendas. Há ainda importados que deixarão de cruzar o oceano rumo ao Brasil.

LEIA MAIS: Vale a pena esperar? Confira os lançamentos que vêm por aí

Por isso fizemos uma lista com nove carros que em breve só serão possíveis comprá-los como seminovos. Confira:

Chevrolet Captiva

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/05/16/Automoveis/Imagens/Cortadas/Chevrolet Captiva-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg

O utilitário esportivo praticamente sumiu das ruas e não aparece nem entre os 40 SUVs mais vendidos do país. Por isso, a Chevrolet tratou de arranjar um substituto. 

O Equinox chegará no segundo semestre, depois de aparecer no Salão de Buenos Aires, em junho, importado do México. Deverá custar próximo ao pedido hoje pelo Captiva, que sai por R$ 108.190 na versão única2.4, de 184 cv. 

LEIA MAIS:  Conheça o Equinox, o SUV que irá aposentar o Captiva

Fiat Punto

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/05/16/Automoveis/Imagens/Cortadas/Fiat Punto 1-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg
Studio Cerri

Por enquanto, a Fiat ainda não anunciou oficialmente o fim do Punto no Brasil. O que tem ainda nas lojas (se é que tem!) é resquício de estoque. 

No entanto, a chegada do Argo em junho sepultará de vez o hatch, que desde janeiro não é mais produzido em Betim (MG). O lançamento do novo modelo faz a existência do Punto no país sem sentido, pois ambos estão na mesma categoria.

LEIA MAIS: Fiat começa a revelar o novo hatch Argo, veja vídeo

Hyundai Tucson

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/05/16/Automoveis/Imagens/Cortadas/Hyundai Tucson-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg

Com a chegada do Creta, que já é o terceiro SUV compacto mais vendido no país, a saída de cena do Tucson é quase certa. O modelo emplaca quase um décimo do irmão caçula.    

A primeira geração do modelo streou no Brasil em 2005 e, atualmente, ele convive com as duas outras gerações do carro: o ix35 e o New Tucson. O Grupo CAOA, que produz o veículo em Goiás, porém, ainda não anunciou o fim do utilitário. 

LEIA MAIS: HR-V, Compass e Creta já monopolizam as vendas da categoria

Hyundai i30

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/05/16/Automoveis/Imagens/Cortadas/Hyundai i30-ID000002-1200x800@GP-Web.jpeg

Quem diria que o hatch médio que foi líder de vendas quando chegou ao Brasil e ajudou a projetar a marca da Hyundai por aqui teria um fim melancólico em solo brasileiro!

O Grupo CAOA, responsável por importar os modelos da marca sul-coreana, interrompeu a vinda do modelo sem previsão de retorno. Lá fora, a nova geração do caro já estreou, mas com remotas chances de desembarcar em solo nacional. Quem sabe, a partir do próximo ano quando o peso do ‘Super IPI’ acabar.

Sem contar que o volume de vendas no segmento cai a cada mês, o que não justificaria uma esforço para manter o i30 ativo no Brasil.

Volkswagen Tiguan

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/05/16/Automoveis/Imagens/Cortadas/VW Tiguan-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg

A geração antiga do Tiguan ainda é vendida no Brasil, teve uma sobrevida com o versão 1.4 TSI, mas está com os dias contados. No exterior, o utilitário já foi atualizado, só que a produção alemã ficará restrita à Europa.

Para cá teremos o modelo que ainda será feito no México. A importação do Tiguan 2.0 foi encerrada já de olho na Tiguan Allspace, versão de sete lugares que estreia no Brasil em 2018.

Fiat Palio

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/05/16/Automoveis/Imagens/Cortadas/Fiat Novo Palio-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg

A estreia do Argo irá canibalizar as versões mais caras do Novo Palio. Assim, a Fiat deverá retirá-las do mercado, mantendo apenas as configurações mais em conta.

O Palio que vende, na verdade, é com o motor 1.0 Fire, que por sua vez saiu de fininho com o lançamento do Mobi no fim do ano passado. Atualmente sua venda está restrita a encomendas feitas por frotista, porém vai se aposentar de vez.

Palio Fire foi lançado em 2004, utilizando ainda a plataforma da primeira geração do hatch, de 1996.

Nissan Altima

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/05/16/Automoveis/Imagens/Cortadas/Nissan Altima-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg
Nissan

O sedã grande da Nissan chegou em 2013 com uma tabela abaixo de R$ 100mil à época- preço inferior a boa parte das versões topo de linha de modelos médios.

O Altima traz atrativos como dimensões maiores, requinte da cabine e motor forte (2.5, de 182 cv), porém não conquistaram o público brasileiro.

Chery Tiggo

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/05/16/Automoveis/Imagens/Cortadas/Chery Tiggo-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg

O utilitário já não aparece mais no site da marca chinesa. Ele dará lugar para o Tiggo 2, que estreia em breve.

Oferecido por aqui desde 2013, o SUV foi o primeiro chinês com câmbio automático no Brasil, chegando a ser o modelo mais barato do Brasil em segmento a dispensar a embreagem. A caixa administrava o motor 2.0, de 138 cv.

O Tiggo 2, que é um crossover, será construído sobre a mesma plataforma do Celer, sendo produzido na fábrica de Jacareí (SP).

Mitsubishi Lancer

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/05/16/Automoveis/Imagens/Cortadas/Mitsubishi Lancer-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg

A Mitsubishi confirma recentemente que deixará de produzir o sedã Lancer. O fim está previsto para agosto, sem deixar sucessor.

A marca pretende concentrar as forças no segmento de SUVs, considerado mais lucrativo e promissor. Não à toa, a Mitsubishi desenvolve uma nova linha de crossovers de tamanhos compacto e médio, com lançamento no exterior programados para este ano.


Siga a Gazeta do Povo e acompanhe mais novidades

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Automóveis

PUBLICIDADE