Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Longe dos Postos

Os 10 carros flex mais econômicos do Brasil

Confira o ranking dos veículos que menos gastam combustível, segundo o Inmetro

  • Renyere Trovão
  • Atualizado em às
 |
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Já faz um bom tempo que os combustíveis chegaram a patamares pesados demais no bolso do consumidor que utiliza o carro regularmente. Por isso, passou a ser um quesito ainda mais relevante na hora da escolher um veículo.

LEIA MAIS: Confira os sedãs e hatches mais econômicos do Brasil

E para saber quais são as opções mais econômicas do mercado, os consumidores têm em mãos uma ferramenta útil: o teste de eficiência energética do Inmetro, que todos os anos aponta os modelos mais eficientes do país.

LEIA MAIS: Inmetro atualiza ranking de consumo; novo Peugeot 208 1.2 três cilindros é o mais econômico

Abaixo, trazemos uma lista com os dez carros flexíveis que têm os melhores índices, seja na cidade, seja na estrada. E com a atualização dos mais recentes modelos lançados no mercado, como o Fiat Mobi Drive e o Cintroën C3 1.2

1.º PEUGEOT 208 1.2

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2016/11/23/Automoveis/Imagens/Cortadas/Peugeot 208 1.2-1080-kCY-ID000002-1024x576@GP-Web.jpg

Cidade: 10,9/ 15,1 km/l (e/g)
Estrada: 11,7/ 16,9 km/l (e/g)

Preços: de R$ 51.190 a R$ 57.990

A adoção do novo motor 1.2 flex PureTech a partir de abril deste ano fez a hatch pular para o topo do ranking dos carros mais econômicos do país.

O consumo do propulsor com três cilindros surpreende, compatível com os modelos híbridos que rodam no Brasil - só perde para o Toyota Prius, e fica à frente do Ford Fusion Hybrid e Lexus CT 200h.

RELEMBRE: Peugeot 208 ganha visual europeu e motores 1.2 flex e 1.6 turboflex

2.º CITROËN C3 1.2

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2016/11/23/Automoveis/Imagens/Cortadas/Citroen C3-1081-kCY-U201201188549YwE-1024x576@GP-Web.JPG

Cidade: 10,6/ 14,8 km/l (e/g)
Estrada: 11,3/16,6 km/l (e/g)

Preços: R$ 47.490 a R$ 54.090

Em junho deste ano, o motor 1.2 flex chegou também ao C3, o que possibilitou ao modelo fazer dobradinha com o coirmão 208 na liderança do ranking.

Segundo o Inmetro, o propulsor da família Pure Tech, importada da França, é capaz de rodar 10,6/ 14,8 km/l (e/g) no cilo urbano e 11,3/ 16,6 km/l (e/g), no rodoviário.

A diferença dos números para o hatch da Peugeot está no peso entre os modelos e no coeficiente aerodinâmico. O propulsor entrega 84/ 90 cv e 12,2/13,0 kgfm (g/e).

RELEMBRE: Citroën C3 ganha o motor 1.2 do Peugeot 208 e entra na lista dos supereconômicos

3.º VW UP! TSI 1.0

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2016/11/23/Automoveis/Imagens/Vivo/VW up! TSI-1082.jpg

Cidade: 9,6/ 13,8 km/l (e/g)
Estrada: 11,1/ 16,1 km/l (e/g)

Preços:  R$ 49.585 a R$ 55.119

O carro que inaugurou uma nova era para os motores turbo no Brasil caiu para o terceiro posto entre os flex após a vinda do motor 1.2 Pure Tech da PSA Peugeot-Citroën.

O motor 1.0 turbinado rende 101/ 105 cv, associado ao câmbio manual.

RELEMBRE: VW up! TSI traz motor de gente grande

4.º RENAULT CLIO 1.0

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2016/11/23/Automoveis/Imagens/Cortadas/Renault Clio-kCY-U201201188549TeD-1024x576@GP-Web.jpg

Cidade: 9,5/ 14,3 km/l (e/g)
Estrada: 10,7/ 15,8 km/l (e/g)

Preço: R$ 34.985

Já se despedindo do mercado para dar lugar ao Kwid, novo carro de entrada da marca francesa, previsto para estrear até metade de 2017, o Clio mantém-se firme entre os modelos com as melhores médias da categoria.

O propulsor gera 77/ 80 cv e 10,1 e 10,4 kgfm.

5.º FIAT MOBI 1.0

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2016/11/23/Automoveis/Imagens/Cortadas/Fiat Mobi Drive-1084-kCY-U201201188549fz-1024x576@GP-Web.jpg
Studio Cerri

Cidade: 9,8/ 14,0 km/l
Estrada: 11,1/ 15,9 km/l

Preço: R$ 39.870

A versão Drive do subcompacto chega às lojas neste fim de novembro com o novo motor 1.0, de três cilindros, de 72/ 77 cv e 10,4 e 10,9 kgfm, que estrou no Uno recentemente.

Os números acima foram aferidos no câmbio automatizado Dualogic, que estará nas lojas só em janeiro. Na transmissão manual que estreia agora, ele faz 9,6/ 13,7 km/l (e/g) no ambiente urbano e 11,3/ 16,1 km/l (e/g), no rodoviário.

6.º VW UP! 1.0

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2016/11/23/Automoveis/Imagens/Cortadas/VW up!-kCY-U201201188549huG-1024x576@GP-Web.jpg

Cidade: 9,6/ 14,2 km/l (e/g)
Estrada: 10,1/ 15,3 km/l (e/g)

Preços: R$ 37.590 a R$ 54.147

Embora a configuração mais potente do 1.0 da Volks seja a que tenha o melhor aproveitamento de combustível do segmento, a equipada com a motorização de 1 litro convencional, com três cilindros, também não fica para trás.

O motor oferece 75/ 82 cv e 9,7/ 10,4 kgfm (g/e).

7.º CHEVROLET PRISMA JOY 1.0

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2016/11/23/Automoveis/Imagens/Cortadas/Chevrolet Prisma Joy-1086-kCY-U201201188549mnG-1024x576@GP-Web.jpg

Cidade: 8,9/ 13,1 km/l (e/g)
Estrada: 10,8/ 15,8 km/l (e/g)

Preço: R$ 43.590

A Chevrolet preferiu manter o visual da linha anterior do Prisma na versão de entrada Joy. Assim consegue manter o modelo numa faixa de preço que valoriza o custo-benefício, entregando bom espaço e motor 1.0 econômico.

O propulsor rende 78/ 80 cv e 9,5/ 9,8 kgfm (g/e), associado ao câmbio manual.

RELEMBRE: Onix e Prisma ficam mais tecnológicos e eficientes

8.º CHEVROLET ONIX JOY 1.0

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2016/11/12/Automoveis/Imagens/Cortadas/Chevrolet Onix Joy-kExE-U201146757121JME-1024x576@GP-Web.jpg

Cidade: 8,8/ 12,9 km/l (e/g)
Estrada: 10,5/ 15,3 km/l (e/g)

Preço: R$ 39.590

Assim como o Prisma, o Onix também teve o visual antigo mantido na porta de entrada do hatch. A ideia também é ser competitivo com os concorrentes aos hatches pequenos, especialmente no segmento de frotista.

O motor é o mesmo do sedã - 78/ 80 cv e 9,5/ 9,8 kgfm (g/e), associado ao câmbio manual.

RELEMBRE: Onix e Prisma ficam mais tecnológicos e eficientes

9.º NISSAN MARCH E VERSA 1.0

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2016/11/23/Automoveis/Imagens/Cortadas/Nissan March-kxKH-ID000002-1024x576@GP-Web.jpg

Cidade: 8,8/ 12,9 km/l (e/g)
Estrada: 10,5 / 15,3 km/l (e/g)

Preços hatch: R$ 38.990 a R$ 45.390

Preços sedã: R$ 45.340 a R$ 48.840

As duas carrocerias tem os mesmos índices de consumo medidos pelo Inmetro. A diferença é que o 1.0 de três cilindros do sedã gera 77 cv e 10,0 kgfm seja no etanol ou na gasolina. Já no hatch, a potência é de 74/ 77 cv (g/e), repetindo o mesmo 10,0 kgfm do irmão maior.

RELEMBRE: Nissan Versa ganha nova cara e motor

10.º VOLKSWAGEN VOYAGE 1.0

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2016/11/23/Automoveis/Imagens/Vivo/VW Voyage.jpg

Cidade: 8,7/ 12,9 km/l (e/g)
Estrada: 10,5/ 15,4 km/l (e/g)

Preços: R$ 41.329

Mais um representante da eficiente tecnologia tricilíndrica. Herdado do Fox e do up!, o ‘milzinho’ entrega 75/ 82 cv e 9,7/ 10,4 kgfm (g/e).

O visual do sedã compacto passou por uma reestilização no início (acompanhando a mudança do Gol) que o deixou mais moderno.

RELEMBRE: Volkswagen Gol ganha motor 3 cilindros e ‘cara’ de Golf

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Automóveis

PUBLICIDADE