• Carregando...
 |
| Foto:

O carro mais adorado do planeta completou 83 anos no último dia 22, mas as comemorações em Curitiba pelo seu aniversário acontecem neste domingo (25). O Dia Mundial do Fusca (DMF) reunirá mais uma vez centenas de exemplares do simpático ‘besouro’ e derivados da Volkswagen com mais de 30 anos de fabricação.

A 9.ª edição deverá receber perto de 2 mil pessoas entre visitantes e expositores, das 9h às 17h30, na Faculdade Sociesc - Tupy Curitiba, BR-116, km 106,5, 18.805, no Pinheirinho. A entrada é gratuita.

ASSISTA COMO FOI A EDIÇÃO 2016 DO DMF

LEIA MAIS: Picape, perua, Rolls-Royce...Veja dez variações quase desconhecidas do Fusca

O DMF na capital paranaense está entre os maiores do gênero no Brasil e tem por objetivo atrair toda a família, e não só fãs de Fuscas ou de carros antigos. Por isso há uma série de atrações para entreter o público, além da exposição de veículos.

Destaque para os shows musicais, gincanas, espaço kids, espaço mulher, voo panorâmico, concurso Garota Vintage, vendas de peças automotivas novas e usadas, sorteios de brindes, além de food trucks.

Haverá ainda uma feirinha com artigos para a decoração da casa, comércio de vestuário, barbearia, tatuagem, entre outros.

LEIA MAIS: Fusca ajudou a recuperar a imagem da Alemanha após Segunda Guerra

As comemorações conta ainda com a participação do Fusca Minnie, todo personalizado com os adereços da personagem de Walt Disney e um dos carros mais fotografados em encontros automotivos pelo estado. Neste evento, a proprietária Marinês Cobbo reserva uma surpresa para os fãs do carro.

Para quem quiser dar uma volta de Fusca, a organização programou passeios pelas dependências do Sociesc ao preço de R$ 10.

Além de celebrar o simpático fuqui, o DMF também propicia a troca de histórias sobre o modelo, que, na maioria das vezes, tiveram início ainda na infância destes apaixonados pelo veículo.

LEIS MAIS: Fusca: de importado a brasileiro

A festa reunirá não só o aniversariante como toda a sua família, desde os clássicos Kombi e Variant até o Buggy. Quem tiver um Volkswagen do passado derivado do aniversariante poderá participação da exposição. É só chegar à portaria do evento e realizar a inscrição ao preço de R$ 20.

O DMF é organizado pelo Kombi Clube Curitiba e tem apoio da Luson, concessionária Volkswagen em Curitiba. No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Fusca, que neste ano completou 58 anos de Brasil.

LINHA DO TEMPO

Vejas algumas datas marcantes do ‘besouro’

  • 1934 - Por ordem de Hitler, o projetista austríaco Ferdinand Porsche é contratado para produzir o projeto do Fusca. O primeiro protótipo surge um ano depois.
  • 1936 - Em julho, saem as primeiras unidades do sedã (V1). A resistência delas é testada em um enduro de 50 mil km. No mesmo ano surge a versão conversível.
  • 1939 - Mal os ‘besouros’ começam a ser fabricados quando, no auge da 2ª Guerra Mundial, eles são interrompidos para a montagem de veículos militares.
  • 1947 - Onze anos depois do desenvolvimento dos sedãs, a Alemanha realiza as primeiras exportações. Os carros vão para a Holanda e os EUA.
  • 1950 - Em setembro, chegam ao Brasil os primeiros modelos. Cinco anos depois, a fabricante alcança a marca de um milhão de unidades na Alemanha.
  • 1959 - O Fusca passa a ser feito oficialmente no Brasil, com 54% das peças nacionalizadas. Em 1972 foi a vez de o país atingir o um milhão de veículos.
  • 1986 - Para fabricar outros modelos, a VW do Brasil abandona a montagem do Fusca. O sedã volta em 1993, mas logo é deixado em 1996.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]