• Carregando...
Evento é considerado um dos maiores do gênero no país. | Divulgação/California Look
Evento é considerado um dos maiores do gênero no país.| Foto: Divulgação/California Look

Um dos carros mais celebrados do planeta completa 58 anos de Brasil nesta sexta-feira (20). E como virou tradição, os fãs do Fusca comemoram a data especial em alto estilo, com eventos por todo o país.

E o Dia Nacional do Fusca (DNF) mais badalado do Brasil acontece em Curitiba, reunindo apreciadores do todo o Paraná e também de outros estados e de países vizinhos.

A outra data simbólica para o carro é 22 de junho, reconhecida como o dia mundial do carro.

A 11.ª edição do DNF acontece neste domingo (22), na sede da Unisociesc, no Pinheirinho (veja serviço ao lado), das 7h às 17h.

Para os interessado em expor seu besouro, basta chegar ao local, pagar a inscrição de R$ 10 (+ 1 kg de alimento por carro) e participar da festa. A entrada para o visitante é gratuita.

LEIA TAMBÉM: Fusca: de importado a brasileiro

A exposição reunirá versões de diferentes épocas e estilos, muitos bastante personalizados. O aniversariante terá ainda a companhia de toda a sua família, desde os clássicos Kombi e Variant até Buggy.

O público poderá conferir estandes com comércio de peças, sorteio de brindes, premiações para os expositores, espaço recreativo para crianças e praça de alimentação.

LEIA TAMBÉM: Fusca ajudou a recuperar a imagem da Alemanha após Segunda Guerra

Além de celebrar o simpático carrinho, há muita troca de histórias sobre o modelo, que, na maioria das vezes, tiveram início ainda na infância destes apaixonados pelo veículo.

A confraternização na capital é organizada pelo grupo California Look, que reúne 20 amigos, dos quais alguns são colecionadores do carro.

Paul Whitaker

Aquecimento

Neste sábado (21) acontece uma prévia do DNF no Armazém Garagem Bar, BR 277, 2.360, na pista lateral sentido Curitiba-Ponta Grossa. A festa será das 17h às 23h, com entrada franca. Haverá centenas de exemplares do Fusca e também sorteio de brindes e praça de alimentação.

VÍDEO: Confira uma das edições do DNF em Curitiba.

DIA NACIONAL DO FUSCA

Quando: 22/01/17

Onde: Unisociesc, no Pinheirinho - BR 116, Km 106,5, nº18.805, Linha Verde.

Horário: 7h às 17h.

Entrada: gratuita.

Facebook: Dia Nacional do Fusca - DNF 2017

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Linha do tempo

Veja algumas datas marcantes do besouro:

1934 - Por ordem de Hitler, o projetista austríaco Ferdinand Porsche é contratado para produzir o projeto do Fusca. O primeiro protótipo surge um ano depois.

1936 - Em julho, saem as primeiras unidades do sedã (V1). A resistência delas é testada em um enduro de 50 mil km. No mesmo ano surge a versão conversível.

1939 - Mal os besouros começam a ser fabricados quando, no auge da 2ª Guerra Mundial, eles são interrompidos para a montagem de veículos militares.

1947 - Onze anos depois do desenvolvimento dos sedãs, a Alemanha realiza as primeiras exportações. Os carros vão para a Holanda e os EUA.

1950 - Em setembro, chegam ao Brasil os primeiros modelos. Cinco anos depois, a fabricante alcança a marca de um milhão de unidades na Alemanha.

1959 - O Fusca passa a ser feito oficialmente no Brasil, com 54% das peças nacionalizadas. Em 1972 foi a vez de o país atingir o um milhão de veículos.

1986 - Para fabricar outros modelos, a VW do Brasil abandona a montagem do Fusca. O sedã volta em 1993, mas logo é deixado em 1996.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]