Perder ou quebrar a chave do carro hoje em dia, na era dos imobilizadores de motor, causa mais do que um desconforto momentâneo por não conseguir entrar no veículo: pode acarretar um enorme prejuízo no bolso, ainda mais se ela é "filha única". Quase todos os modelos saem de fábrica com um dispositivo antifurto na chave, conhecido como transponder. Ele é dotado de um código secreto que "autoriza" o comando eletrônico de injeção a liberar a partida.
Na Fiat, o sistema recebe o nome de Fiat Code e possui duas gerações. Em ambas, o cliente, no momento da compra, recebe um cartão contendo todas as informações eletrônicas do veículo. No caso de sumiço da chave, o proprietário terá de levar o carro a uma revenda da marca, que providenciará via fábrica a confecção de uma nova, que demora de cinco a dez dias para ser entregue. O cliente pode escolher entre apenas reprogramar o código ou também trocar todo o jogo de cilindro das portas. Apesar de a chave perdida não possuir mais o segredo da ignição, ela ainda pode abrir as portas. Trocar as fechaduras eliminaria esse risco, explica Nílton César dos Santos, líder de oficina da Barigüi Veículos, em Curitiba. No entanto, o custo do serviço aumentaria de duas a três vezes.
O gasto médio para uma nova chave do Palio ou Idea, com o Fiat Code da 2.ª geração, é de R$ 100. Já no Stilo, que oferece chave com transponder (alarme) e telecomando (abertura das portas e vidros), o preço alcança R$ 750.
Na General Motors, o preço de uma nova chave é de R$ 350 no Astra e chega a R$ 500 no Vectra. Já no Celta e no Corsa, que requerem apenas a codificação simples, o custo cai para R$ 185. "Vale lembrar que o código do sistema é imprescindível para confeccionar uma nova chave. Caso o cliente não tenha, será necessário a recuperação dos números na fábrica. Esse serviço custa R$ 45", ressalta Patrícia Cristine, funcionária da CCV Veículos, na capital.
O imobilizador da Ford recebe o nome de Pats (Sistema Passivo Antifurto). A chave custa em média R$ 280 nos veículos do segmento compacto como Ka e Fiesta, e R$ 270 nos médios, como Ecosport. No Fusion, onde há também a necessidade da troca do conjunto de cilindros, o gasto atinge R$ 550. Uma curiosidade no Focus é que a chave do modelo antigo é mais cara do que no atual. Para a linha anterior a substituição sai por R$ 310 na codificada e R$ 245 na simples, diante dos R$ 270 e R$ 190, respectivamente, no modelo atual.
O pedido de uma nova chave na Volkswagen dura de 10 a 15 dias. Os custos no Gol G5 são de R$ 370 (simples) e R$ 820 (telecomando). No Golf, pode chegar a R$ 1.300.
Se o consumidor quiser optar pelo mercado paralelo, em chaveiros profissionais, o preço médio para as marcas tradicionais do mercado nacional varia de R$ 60 (codificação simples) a R$ 500 (mais sofisticada). "Não há a necessidade de trazer código de segurança, pois temos aparelhos que puxam a senha", diz Wagner Rodrigues de Souza, proprietário da Wagner Autolândia Chaveiro, em Curitiba. Porém, para alguns modelos da Renault e Citroën só mesmo procurando uma autorizada da marca.
Serviço: Barigüi Veículos (Fiat) Fone (41) 3017-724. CCV (GM) Fone (41) 3360-7000. Ford Center Fone (41) 3017-7300. Corujão (Volks) Fone (41) 3340-4400. Autolândia Chaveiro (41) 3333-9963.
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