• Carregando...
Peugeot 3008 Griffe Pack : poucas mudanças por fora, mas muitas por dentro. | Divulgação/Peugeot
Peugeot 3008 Griffe Pack : poucas mudanças por fora, mas muitas por dentro.| Foto: Divulgação/Peugeot

A Peugeot traz ao Brasil o 3008 Griffe Pack, versão topo de linha do utilitário recheada de tecnologias autônomas. Disponível em pré-venda nas concessionárias pelo preço sugerido de R$ 154.990, o modelo terá as primeiras unidades entregues em março.

Com uma diferença de R$ 9 mil em relação à configuração de entrada – a Griffe –, o SUV terá apenas 500 exemplares para o mercado brasileiro, que serão importados da França. A expectativa é vender todos até o fim do ano, alcançando a vice-liderança do segmento encabeçado pelo Jeep Compass.

Para conquistar o posto, a marca pretende fisgar os clientes pela tecnologia. Com praticamente o mesmo visual da linha 2018, o modelo tem como únicas diferenças o teto, as colunas e os retrovisores pretos, além das rodas de liga leve de 19 polegadas. Mas é no interior que o novo 3008 mostra a que veio.

Tecnologias

Carro conta com painel 100% digital e uma central multimídia de 8”.Fotos: Peugeot

A primeira tecnologia a chamar a atenção é o sistema de pilotagem automática, que funciona também de duas outras formas: por meio da programação da velocidade de acordo com o veículo dianteiro ou com base nas placas de sinalização das vias.

Logo, ao escolher uma das opções, o motorista pode – de fato – descansar o pé do freio e deixar o carro fazer toda a condução. A funcionalidade é controlada por meio de botões que ficam em uma haste atrás do volante.

>> Peugeot compra Opel, unidade da GM na Europa

Embora funcione dentro do esperado, como pudemos experimentar em um test drive promovido pela Peugeot, vale ressaltar que a direção autônoma não dispensa a atenção ao volante. Apesar de operar bem, o sistema de detecção não funciona 100% do tempo.

Itens de segurança

SUV tem desenho preto nas colunas, teto e retrovisores.

Outra novidade que amplia a segurança do utilitário é o sistema de freios emergenciais. A ferramenta é acionada automaticamente sempre que surge um objeto ou pedestre diante do veículo, seja parado ou em movimento. A tecnologia é ativada na partida, mas só se o veículo estiver acima de 15 km/h.

Completam o pacote de conteúdos exclusivos o auxílio de permanência em faixa, que enrijece o volante e corrige a trajetória caso avance para um dos lados; o detector de pontos cegos; o identificador de fadiga, que identifica o cansaço do condutor e recomenda paradas a cada duas horas; e a assistência de farol alto, a qual diminui a luz se um carro vier em outra direção.

Rodas de liga leve aro 19.

Conectividade

Para aumentar o conforto, o SUV conta com a versão 2.0 do I-Cockpit, o painel de controle 100% digital da fabricante francesa. Já a central multimídia é equipada com uma tela de 8” compatível com os sistemas Apple Carplay e Android Auto e possui carregamento de celular por indução, que independe de cabos.

>> Peugeot 208 ganha série especial com câmbio automático de seis marchas

Completam o pacote do 3008 o volante e os bancos em couro elétricos, com massageadores multiponto e memória nos assentos dianteiros; ar-condicionado digital de duas zonas; e teto solar panorâmico.

Já o motor continua o mesmo 1.6 THP a gasolina de 165 cv e transmissão automática de seis velocidades.

Outros lançamentos

Para 2018, a montadora promete mais lançamentos. Entre eles está o grandalhão 5008, que estreará no segundo trimestre; e a renovação da gama de veículos comerciais, que tem no Boxer o seu maior representante.

*O jornalista viajou a convite da Peugeot
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]