• Carregando...
O piloto paulista Rodrigo Baptista é um das jovens promessas do automobilismo brasileiro. | Divulgação
O piloto paulista Rodrigo Baptista é um das jovens promessas do automobilismo brasileiro.| Foto: Divulgação
Divulgação

O novo motorista que passa no exame do Detran após a preparação em boa parte das autoescolas chega às ruas apenas sabendo dar a seta e fazer a baliza. Essa é constatação, que não parece soar como surpresa quando se circula pelas vias brasileiras, é de um condutor com apenas seis meses de habilitação, porém acostumado a acelerar a mais de 200 km/h pelas pistas do Brasil.

O paulista Rodrigo Baptista, 18 anos, é o mais jovem piloto da Copa Petrobras de Marcas e neste fim de semana disputa a 3.ª etapa no autódromo de Pinhais. O novato admite que o nível do aprendizado é baixo na maioria dos centros de formação de condutores .

Quero ser condutor
de informações e orientações simples para a conscientização de cada cidadão, seja motorista, ciclista, motociclista,
ou pedestre

Rodrigo Baptista, 18 anos, piloto.

“Você tem instrução e faz exame em rua praticamente fechada, sem trânsito, completamente diferente da realidade. Ninguém sai da autoescola preparado para enfrentar o trânsito com outros carros, caminhões, motociclistas e pedestres”, critica.

Baptista afirma que neste pouco tempo de ‘carteira’ ainda não cometeu nenhuma infração, no entanto costuma ver com frequência que a falta de civilidade, de educação e da impaciência dos motoristas só deixa o trânsito ainda mais perigoso.

Para ele, tem muita gente querendo levar vantagem em tudo. “Tem quem avança a faixa de pedestres, atravessa o semáforo no amarelo, anda acima do limite de velocidade, estaciona mal. Enfim, é problema de educação”, diz.

Vitrine

Para Rodrigo Baptista o automobilismo é um laboratório, onde as montadoras testam as suas novidades e certificam seus desenvolvimentos. E a Copa de Marcas compete com carros acessíveis, similares aos modelos que qualquer um pode ter e usar nas ruas, e isto acaba criando uma forte identificação com os motoristas.

Maio Amarelo

Apesar da pouca idade, o jovem já tem consciência do seu papel como agente transformador da cultura diante de um volante. Baptista foi primeiro piloto a aderir oficialmente ao Movimento Maio Amarelo – ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil com a finalidade de chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Horários e preços de ingressos

Confira a programação da etapa curitibana da Stock Car e de outras três categorias:

Leia a matéria completa

“Quero ser condutor de informações e orientações simples para a conscientização de cada cidadão, seja motorista, ciclista, motociclista, ou pedestre, enfim, as pessoas em geral, para que adotem comportamento mais seguro e responsável, ampliando a segurança nas ruas e estradas”, comenta .

O engajamento de Baptista pode ser visto em seu Corolla vermelho de número 9, que ganhou a marca do Maio Amarelo nas laterais e na frente do carro, além de ostentar o símbolo no seu macacão.

Correndo pela equipe Bassani/HT Pro Nutrition, ele ocupa a 11.ª posição no campeonato, com 19 pontos. O líder é o catarinense Vicente Orige, que dirige um Honda Civic. Ford Focus e Toyota Corolla completam a briga na pista.

Vinda de importados melhorou a segurança dos nacionais

Piloto Rodrigo Baptista, da Copa de Marcas, diz que ainda há muito o que evoluir para chegar ao nível dos modelos feitos lá fora

Com a autoridade de quem respira carro e velocidade todos os dias, Rodrigo Baptista diz que o nível de segurança dos automóveis feitos no Brasil melhorou bastante nos últimos anos. A crescente vinda de marcas e modelos de fora ajudou nesta evolução. “Os importados estão em outro patamar, bem mais avançados, mas começou a haver uma maior comparação. A exigência de freios com ABS e airbag foi um grande avanço, mas há de melhorar ainda mais”, diz o jovem piloto da Copa Petrobras de Marca.

O paulista usa um carro médio no seu dia a dia, pois é fácil para se locomover e estacionar. “Como estou estudando engenharia e tenho de fazer a minha preparação física para correr, não preciso de carro grande e de muito luxo. Mas quem sabe eu não subo no pódio em Curitiba e a Toyota me premia com um Corolla Altis”, brinca.

O fato de acelerar em um circuito e o gosto pela velocidade não desperta nele a vontade de andar acima do limite nas ruas e rodovias. Segundo Baptista, é muito fácil lidar com esses dois mundos tão distintos. Ele frisa que os autódromos são preparados para receber com segurança os carros em alta velocidade e pilotos e carros são preparados com vários itens de proteção. “Já as ruas e estradas estão preparadas para receber os automóveis até o limite de segurança estabelecido, pois a diversidade de veículos e motoristas é muito grande também. E cada um anda a uma velocidade e com intensidade de atenção e de educação bem variado”, compara.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]