• Carregando...
 | ReproduçãoYoutube
| Foto: ReproduçãoYoutube

Atrasado para um compromisso, você estaciona seu carro na rua sem prestar muita atenção aos arredores. Quando retorna, a surpresa: o muro em frente ao qual você estacionou estava sendo pintado e o veículo não escapou dos respingos.

LEIA MAIS: 10 itens que revelam que um carro usado passou por acidentes

Apesar de inconveniente, a situação é reversível - e quanto antes for feito o procedimento, maior a chance de sucesso. De acordo com o representante da rede de funilarias ChipsAway João Furlan, a remoção mais fácil é a de tintas a base de água, que podem sair até com uma simples lavagem com xampu para automóveis. Caso isso não aconteça, a lavagem seguida da aplicação de polidores com pano algodão ou esponja podem resolver a situação.

“Quando a tinta não é a base de água, é mais difícil pela forma como ela ‘prende’ na lataria. Nesse caso, você pode usar uma lixa fininha e depois polir ou usar tíner ou querosene”, diz Furlan. Ele explica, no entanto, que existe um risco associado a essas técnicas de manchar o verniz do carro, o que provavelmente precisará ser resolvido por um profissional.

Por isso, na dúvida, Furlan recomenda que o respingo seja retirado em uma funilaria. “A mancha tem solução, mas isso pode sair mais caro do que a retirada do respingo”, avalia. O risco é maior se o veículo já tiver passado por uma repintura. “No carro zero km, mesmo que você tire um pouco do verniz do carro, é mais difícil manchar”, diz.

Outra opção seria aplicar massa roxa. No caso da massa roxa, ela deve ser mergulhada em um recipiente com água e depois aplicada em pedaços pequenos. Após a aplicação o veículo deve ser encerado.

Se o respingo for de tinta spray, a remoção também é mais difícil, mas é possível usar removedores, tíner, WD-40 e álcool isopropílico. Antes de aplicá-los, porém, é importante testá-los em uma área escondida da lataria. “São produtos fortes, que podem causar algum dano”, explica Furlan. 

Após a aplicação do produto, aos respingos devem ser removidos com uma espátula. Para evitar riscos ou danos ao acabamento do veículo, lembre-se de não aplicar muita força ao passar a espátula.

Plástico e vidro

Quando a tinta cai em uma parte do carro feita de plástico, a remoção pode ser um pouco mais difícil. “Se for em um parachoque, por exemplo, você pode ter um pouco mais dificuldade, porque a peça é mais maleável”, esclarece Furlan. 

No caso das janelas, a limpeza é mais fácil e pode ser feita com o uso de acetona.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]