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Autônomo Chevrolet FNR é o exercício de futurologia da GM. | Fotos: Divulgação/Newspress
Autônomo Chevrolet FNR é o exercício de futurologia da GM.| Foto: Fotos: Divulgação/Newspress

Os híbridos, as novas tecnologias e os conceitos foram os capítulos de destaque na primeira semana do Salão de Xangai, feira automotiva que vai até o próximo dia 29, na China. Realizado no coração econômico do maior mercado do segmento no mundo, o evento traz tanto exercícios de futurologia quanto modelos mais próximos da nossa realidade.

A GM exibiu em seu estande o protótipo FNR (foto acima), um carro autônomo com design típico dos filmes de ficção científica, feito pelo estúdio da Chevrolet no país asiático. A propulsão elétrica está localizada nos aros das quatro rodas. No lugar das chaves, a abertura das portas em formato de asas se dá pela leitura da retina. Em vez de tomadas e cabos, o carregamento das baterias que movimentam o modelo ocorre por meio de redes sem fio. A carroceria é feita em fibra de carbono e possui leds que iluminam as linhas do veículo, enquanto os faróis e as lanternas são a laser.

Óculos Augmented Vision, da Mini.Divulgação/Newspress

Já a Mini usou o espaço na feira chinesa para exibir a tecnologia Augmented Vision, um óculos inteligente que auxilia a condução do veículo. Por meio do aparelho, o motorista tem acesso a informações como a velocidade, os dados de localização e do GPS e às imagens das câmeras de ré e dos retrovisores. Dessa forma, os óculos, semelhantes ao finado Google Glass, funciona como o head-up display, que projeta as informações do carro em tempo real no para-brisa. Em fase de testes, o protótipo não tem previsão de lançamento.

Perto da realidade

O Honda Concept D é um utilitário que servirá de base para um SUV feito apenas para a China.Divulgação/Newspress

O Salão de Xangai, no entanto, possui outros conceitos mais próximos da realidade – mesmo que não seja necessariamente a dos brasileiros. A Honda, por exemplo, apresentou o Concept D, um utilitário que servirá de base para um SUV feito apenas para a China. Ainda sem maiores detalhes sobre as tecnologias embarcadas, o automóvel possui fortes vincos espalhados pela frente, laterais e traseira e grandes entradas de ar.

Robusto, o modelo exibe linhas musculosas, câmeras no lugar dos retrovisores externos e não traz saídas de ar, o que indica a possibilidade de que seja um protótipo híbrido.

Nova geração do Cruze

Divulgação/GM

Renovado no ano passado no Brasil, a carroceria sedã do Chevrolet Cruze ganha uma nova geração na mostra automotiva oriental. Ela traz uma nova identidade visual, que troca as grandes grades bipartidas por uma menor em formato retangular e uma entrada de ar hexagonal na parte inferior. Os faróis de neblina ganharam finas luzes de led na parte superior e os capôs e a lateral receberam vincos acentuados. Por lá, as opções de motor serão a 1.5 aspirada, de 114 cv, e a 1.4 turbo, de 150 cv.

Aircross para chinês ver

Divulgação/Newspress

Esqueça o Citroën AirCross que roda pelas ruas brasileiras. Na China, o nome foi emprestado a um protótipo de SUV grande que mescla motorizações elétrica e à combustão. Com design inspirado no novo C4 Cactus, com luzes afiladas em led acima dos faróis na dianteira, o carro em exposição associa o já conhecido propulsor 1.6 turbo THP a gasolina, de 220 cv, a um elétrico, de 95 cv, que resulta em uma potência combinada de 315 cv. Ele vai da inércia aos 100 km/h em 4,5 s e apresenta um consumo médio de 58,8 km/l.

Santana sobrevive na China

Divulgação/Newspress

Aposentado no Brasil desde maio de 2006, o Volkswagen Santana ainda continua com prestígio no maior mercado mundial. O modelo está entre os dez mais vendidos na China e, por isso, a estreia da nova versão Gran Santana é uma das mais badaladas em Xangai. Apesar da nomenclatura ‘Gran’, a novidade é um hatch baseado no Skoda Rapid Spaceback, com visual traseiro que lembra o de uma perua. O carro é produzido em parceria com a Shanghai Volkswagen Automotive e possui 2,60 metros de entre-eixos, o que garante um amplo espaço interno. O Gran Santana adota um motor 1.4 turbo, de 131 cv, aliado ao câmbio manual de 5 marchas ou DSG de 7 velocidades.

Nissan terá ‘sedã para jovens’

Divulgação/Nissan

Durante a feira, a Nissan apresenta um produto exclusivo para o mercado chinês: o Lannia, um sedã para atrair consumidores na faixa dos 20 aos 30 anos. O desenho segue a identidade global da marca, com faróis em formato de bumerangue, porém muito mais afilados, e um detalhe cromado em formato de ‘V’ nas grades. O capô tem fortes vincos, assim como as laterais, incluindo a linha de cintura, que dá uma impressão de robustez na traseira. O design é inspirado no conceito Friend-Me, que esteve na China há dois anos no Salão de Pequim. O Lannia oferece tecnologias específicas para os motoristas do país asiático, que incluem um sistema de áudio com conectividade para celulares e uma tela multimídia de 7 polegadas.

Peugeot 308 versão híbrida

Divulgação/Newspress

A Peugeot aderiu aos esportivos híbridos ao apresentar em Xangai o 308 R Hybrid, uma versão que combina as motorizações elétrica e a combustão. E o resultado é um hatch médio com 500 cv de potência e impressionantes 74,4 kgfm de torque. O carro vai de zero a 100 km/h em 4 s. Sob o capô, o modelo combina o propulsor 1.6 turbo a gasolina com outros dois elétricos, distribuídos nos eixos dianteiro e traseiro. A motorização é associada a uma caixa manual de seis velocidades. Baseado no 308 europeu, o veículo tem uma nova grade, saias laterais brancas, molduras brancas nas grandes entradas de ar dianteiras e rodas de 19” nas cores preta e vermelha. A Peugeot não informou se o modelo se trata de um conceito nem quando ele eventualmente chegará ao mercado.

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