• Carregando...
 |
| Foto:

Você sabe qual é o tempo necessário para poder dirigir depois de beber sem infringir a lei e, principalmente, trafegar com segurança? Num futuro próximo esta informação aparecerá na tela do celular!

A Samsung patenteou um bafômetro integrado para dispositivos móveis com a função de detectar a exalação e a possível presença de álcool. O ideia ainda é embrionária, segundo a fabricante, sem planos de uma implantação a curto prazo.

A solicitação no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos ocorreu em junho de 2016 e a propriedade sobre a tecnologia aprovada em 27 de julho passado.

O novo dispositivo lembra uma caneta e vai acoplado ao telefone. Ele une um detector de gás, que afere automaticamente a respiração do usuário ao falar, e em seguida uma unidade de análise mede os níveis de álcool e os exibe num aplicativo.

De acordo com a empresa sul-coreana, a tecnologia tem variadas funções, como mostrar via app um histórico de medições para que o usuário faça o acompanhamento das informações detectadas nos testes. 

Na verdade, apesar de patenteada pela Samsung, a ideia já existe. Um dos modelos oferecidos é o Breathometer, que vai conectado à saída de áudio dos aparelhos com sistema IOS (Apple) e Android (diferentes marcas). 

As funções são semelhantes às da tecnologia da Samsung - no Mercado Livre é vendido por R$ 199. 

O modelo Breathometer, já existente no mercado, vai conectado à saída de áudio dos aparelhos móveis.BreathometerDivulgação

Já os ‘bafômetros’ portáteis tradicionais vendidos no mercado não tem uma eficácia 100% comprovada, uma vez que os aparelhos não oferecem o processo minucioso e extremamente científico de calibragem dos equipamentos usados pelos policiais.

Além disso, não levam em conta fatores como diferentes tamanhos de pulmão, massa corporal e saúde e estilo de vida da usuário, enquanto que no aplicativo seria mais fácil configurar esses dados.

1 copo exige 1 hora de intervalo 

Existe um conceito na medicina que considera que o fígado leva  cerca de 1 hora para metabolizar o equivalente a uma dose de álcool, seja ela de vinho, chope ou um pequeno copo de destilado.  

Assim, uma pessoa com aproximadamente 70 kg que ingeriu três copos de chope precisará de três horas para se ver livre do álcool no organismo. Caso tenha tomado 10 taças de vinho, terá de esperar 10 horas. 

Com estômago vazio, os efeitos do álcool irão aparecer mais rapidamente, bem como no corpo feminino, por isso a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recomenda aguardar 12 horas para voltar a dirigir depois de beber. 

Lembrando que o motorita flagrado dirigindo embriagado está sujeito à multa de R$ 2.934, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e, nos casos mais graves, prisão. O valor dobra em caso de reincidência dentro de 12 meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]