• Carregando...
 | Hugo Harada/Gazeta do Povo
| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Seja carro novo, usado, nacional ou importado, todos estão sujeitos a apresentar de uma hora para outra aqueles ruídos insistentes que tanto irritam e estragam o bom humor de qualquer motorista. E os barulhos podem ter origens diversas, já que o veículo é fabricado com milhares de peças e a possibilidade de que uma entre em atrito com a outra, com o passar do tempo, é grande.

Algumas oficinas se especializaram em cuidar do problema, oferecendo tratamento acústico para devolver a paz ao dono do carro. O serviço é feito por profissionais com conhecimentos de mecânica automotiva e de acústica e exige um trabalho minucioso de reparação.

“O problema é provocado principalmente pela ausência de um revestimento mais reforçado nos espaços que separam as guarnições”, diz Marco Antonio Jukowsky, gerente da Professional Sound, com sede em Curitiba e que há mais de 10 anos repara modelos de todas as marcas, inclusive automóveis antigos e clássicos.

Hugo Harada/Gazeta do Povo

Para acabar com os ruídos, o carro é desmontado e revestido com três tipos diferentes de materiais: de amortecimento, de absorção e de isolamento acústico (borracha e feltro).

Segundo Jukowsky, o barulho mais comum surge de fios soltos no interior do painel. Para eliminar o problema, os fios são envolto com fitas de espuma que absorvem os ruídos e impedem que os fios fiquem soltos.

R$ 250

É o custo inicial cobrado pela Professional Sound para solucionar os problemas de ruídos no carro. O tempo de entrega do veículo dependerá do nível do tratamento escolhido pelo cliente. Pode durar apenas duas horas no tratamento acústico das portas a uma semana quando todo o carro é trabalhado e o custo pode alcançar a R$ 4,5 mil. Os veículos são devidamente testados antes de serem entregues a seus proprietários. Além deste serviço, a empresa também oferece assistência técnica de som automotivo e instalação de alarmes, travas e vidros elétricos.

A Professional Sound oferece cinco níveis de tratamento acústico. No mais simples, as portas e laterais do carro recebem componentes de absorção acústica. No segundo nível, a este trabalho é acrescido um material de amortecimento.

Hugo Harada/Gazeta do Povo

Se o cliente preferir, tal instalação pode se estender ao assoalho, caixas de rodas, túnel do câmbio e porta-malas. No quarto nível, o teto é incluído no processo e além da camada de amortecimento acústico e de absorção ainda pode receber opcionalmente o isolamento térmico.

Já no último nível, o serviço é completo, acrescentando a desmontagem do painel para que toda a fiação seja protegida com fitas de espuma ou feltro.

A correção pode ser feita em qualquer carro e o gerente garante que o resultado é altamente satisfatório. O veículo fica bem mais silencioso, filtrando melhor até barulhos externos como a rodagem pneus, motor, escapamento e pingos de chuva na lataria.

Serviço

Professional Sound

Onde fica: Rua Nilo Cairo, 141. Centro.

Telefone: (41) 3224-7745/ 9953-227

Site: www.professionalsound.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]