Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Automobilismo

Stock Car fica mais veloz em 2016 e se despede do autódromo de Curitiba

Mudanças aerodinâmicas e carros mais leves diminuem a volta em meio segundo. Prova deste fim de semana será a última da modalidade no circuito de Pinhais

Ricardo Zonta correrá em Curitiba com o bicampeão mundial de FIA GT Laurens Vanthoor. | Carsten Horst/RF1
Ricardo Zonta correrá em Curitiba com o bicampeão mundial de FIA GT Laurens Vanthoor. Carsten Horst/RF1
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

A temporada 2016 da Stock Car estreia neste fim de semana no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, e terá como grande novidade os carros mais leves e rápidos. Os protótipos terão agora tecnologia e aerodinâmica muito próximas às da DTM, a stock alemã, considerada uma das referências mundiais na categoria Turismo.

Segundo Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing, as melhorias deram um ganho de meio segundo por volta, o que muda completamente o ajuste para uma equipe de competição.

A atualização aerodinâmica dos veículos traz novas partes na dianteira, que vão gerar mais arrasto e com isso deixá-los mais ‘pregados no chão’, o que os tornam mais rápidos, especialmente em curvas de média e alta velocidade, explica o piloto curitibano Ricardo Zonta, também da equipe Shell Racing.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2016/03/04/Automoveis/Imagens/Vivo/Stock Car Despedida-AM (29).JPG
Antônio More/Gazeta do Povo

“Como vamos ter mais apoio na frente, o conjunto todo melhora, especialmente em curvas de raio longo e contornadas em grande velocidade, de 150 a 200 km/h, como o S de Alta e a Curva Zero no circuito de Curitiba”, diz o piloto, campeão mundial de GT, de F-3000 e também com passagem pela Fórmula 1.

Em termos de segurança, outra novidade é o tanque de combustível. A caixa de alumínio passa a ser de fibra de carbono, mais leve, resistente e segura, ajudando na absorção de impacto em caso de acidentes (diferente de uma bolsa de borracha que leva toda a gasolina, como já era no passado). A posição do tanque está mais baixa para facilitar a saída do piloto pelo lado direito do carro em caso de necessidade.

PROGRAMAÇÃO E PREÇOS DOS INGRESSOS 

Por fim, o conjunto da direção também foi substituído: caixa e bomba de direção foram atualizados por peças mais modernas, mais eficientes e de custo mais baixo. “Em termos de segurança e melhoria aerodinâmica, caminhamos um passo em direção ao DTM, que é o melhor modelo para a Stock Car. Em relação à direção, talvez fique mais próximo aos carros de rua e isso exigirá uma adaptação dos pilotos”, explica Mattheis.

Corrida de Duplas e despedida

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2016/03/04/Automoveis/Imagens/Vivo/Barrichello e Farfus 1.jpg
A dupla Barrichello e Farfus já correu em 2014, em Interlagos (SP), quando a prova especial passou a abrir a temporada.

A corrida também tem um gostinho diferente para Zonta, já que é a última da Stock Car no tradicional circuito - em julho encerram-se as atividades oficiais do local. “É uma notícia triste para todos os pilotos, não apenas os de Curitiba, já que a pista tem história na Stock Car. É a que mais recebeu provas da categoria depois de Interlagos. São décadas de tradição”, diz.

Pelo terceiro ano consecutivo, a temporada será aberta com a ‘Corrida de Duplas’ (confira as parcerias), na qual dois pilotos dividem o cockpit do mesmo carro. Zonta, por exemplo, terá como companheiro o bicampeão mundial de FIA GT, o belga Laurens Vanthoor.

ENKONTRA.COM VEÍCULOS: Procurando as melhores ofertas de seminovos e usados? Acesse aqui e também anuncie seu carro gratuitamente.

O campeão da Stock Car em 2014 e ex-F1, Rubens Barrichello, disputará a prova ao lado do curitibano Augusto Farfus Jr. O paranaense afirmou que apesar de ter recebido outros convites, sua preferência era pelo antigo colega de pistas - eles correram junto na primeira edição do evento, em 2014.

“A primeira e única opção foi o Rubens. Quando liguei para ele perguntando se estava de pé, ele disse que sim. Já conhecer ele facilita, ele sabe o que esperar de mim e eu sei o que esperar dele”, disse Farfus, que entre 2005 e 2010 guiou os carros da Alfa Romeo e BMW no WTCC (Mundial de Turismo) e desde 2012 disputa a DTM alemã defendendo o time oficial da BMW.

O paranaense explicou que a dupla tem uma visão do carro muito próxima. “Já corremos de kart juntos, fizemos as 500 Milhas (de kart). A primeira vez que fui para Interlagos foi uma coisa meio inesperada, mas acabou que deu muito certo, então acaba que isso ajuda bastante”.

O piloto da DTM admitiu até em encerrar a carreira na Stock Car no futuro. “Seria uma possibilidade. Eu já respeitava a categoria demais, mas depois que vim e participei, é realmente uma modalidade bacana. Quem sabe daqui alguns anos eu não venha para cá?”, deixou no ar.

Outras duplas famosas estarão na pista, como Nelsinho Piquet, filho do tricampeão de F-1 Nelson Piquet e atual detentor do título da Fórmula E, disputando ao lado de Átila Abreu, vice-campeão da Stock em 2014. O atual detentor do título, Márcio Gomes, dividirá o carro com Antonio Pizzonia.

Os paranaenses da Stock Julio Campos e Gabriel Casagrande ganharão nesta prova a parceria de Alan Hellmeister e Marcio Campos, respectivamente.

As duplas

Confira as parcerias para a prova inaugural:

Pilotos

Equipe

Cacá Bueno (RJ) e Ricardo Sperafico (PR) Red Bull Racing
Daniel Serra (SP) e Danilo Dirani (SP) Red Bull Racing
Marcos Gomes (SP) e Antonio Pizzonia (AM) Voxx Racing
Felipe Fraga (TO) e Rodrigo Sperafico (PR) Voxx Racing
Átila Abreu (SP) e Nelsinho Piquet (ALE/BRA) Shell Racing
Ricardo Zonta (PR) e Laurens Vanthoor (BEL) Shell Racing
Thiago Camilo (SP) e Lucas Di Grassi (SP) Ipiranga-RCM
Galid Osman (SP) e Damián Fineschi (ARG) Ipiranga-RCM
Raphael Abbate (SP) e Nicolas Costa (RJ) Hot Car
Felipe Lapenna (SP) e Marco Cozzi (ITA) Hot Car
Nestor Girolami (ARG) e Franco Girolami (ARG) Eisenbahn Racing
Vitor Genz (RS) e David Muffato (PR) Eisenbahn Racing
Allam Khodair (SP) e Felix da Costa (POR) Full Time
Rubens Barrichello (SP) e Augusto Farfus (PR) Full Time
Felipe Guimarães (GO) e Duda Pamplona (RJ) Full Time ProGP
Lucas Foresti (DF) e Luiz Razia (BA) Full Time ProGP
Bia Figueiredo (SP) e Beto Monteiro (PE) Bassani
Diego Nunes (SP) e Dennis Dirani (SP) Bassani
Ricardo Maurício (SP) e Guilherme Salas (SP) Eurofarma-RC
Max Wilson (ALE/BRA) e Vitor Meira (DF) Eurofarma-RC
Julio Campos (PR) e Alan Hellmeister (SP) C2 Team
Gabriel Casagrande (PR) e Marcio Campos (RS) C2 Team
Valdeno Brito (GO) e Maxime Martin (BEL) AMG
Gustavo Lima (DF) e Tuka Rocha (SP) AMG
Luciano Burti (SP) e Felipe Giaffone (SP) RZ Motorsport
Denis Navarro (SP) e Felipe Maluhy (SP) Vogel
Rafael Suzuki (SP) e Franco Vivian (ARG) Vogel
Popó Bueno (RJ) e Betinho Gresse (SP) Cavaleiro Sports
Sérgio Jimenez (SP) e Beto Cavaleiro (SP) Cavaleiro Sports
Fábio Carbone (SP) e Vicente Orige (SC) Micos
Alceu Feldmann (SC) e Tarso Marques (PR) Micos

Programação/ ingressos

SÁBADO (5)

8h-10h treinos Turismo/Stock Car
10h10-10h30 Classificação Brasileiro de Turismo
10h40-11h40 treinos Mercedes-Benz Challenge
12h-13h Classificação Stock Car
14h25 Largada Brasileiro de Turismo (1.ª corrida)
15h15-16h05 Classificação Mercedes-Benz Challenge

DOMINGO (6)

7h Abertura dos portões
9h10 Largada Brasileiro de Turismo (2.ª corrida)
10h35 Largada Mercedes-Benz Challenge
12h30 Largada Stock Car
13h40 Pódio Stock Car
14h-15h Visitação boxes e volta rápida

INGRESSOS

Arquibancada R$ 40
Passe de visitação R$ 120
Paddock (serviço de comida e bebida no domingo e visitação aos boxes) R$ 300

Observações

Não será permitida a entrada de menores de 5 anos. De 5 a 14 anos permitida a entrada acompanhados dos pais ou responsáveis legais. De 15 anos em diante , acesso desacompanhado.
Crianças de 5 a 16 anos não necessitam de ingresso para acessar as arquibancadas. Nas demais áreas, serão exigidos ingresso ou credencial.
Meia-entrada: estudantes, doadores de sangue, professores, portadores de deficiência e acompanhante, pessoas acima de 60 anos e jovens de 16 a 29 anos pertencentes a famílias de baixa renda.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Automóveis

PUBLICIDADE