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Dirigir um carro de produção em série capaz de acelerar de 0 a 100 km/h num piscar de olhos deixou de ser privilégio para donos de Ferrari e Porsche ou qualquer outra marca de modelos superesportivos.

Agora, com uma conta bancária muito menor é possível alcançar uma velocidade de fazer inveja a muitos campeões de aceleração. E melhor, sem jogar um grama de poluentes na atmosfera.

A Tesla desenvolveu uma bateria mais potente para o sedã elétrico Model S, que ganha um upgrade no nome para P100D. Na sua versão mais esportiva, a ‘Ludicrous Mode’, o veículo consegue ir da inércia aos 100 km/h em ínfimos 2,7 segundos, segundo a fabricante norte-americana. Você demoraria muito mais para falar “constitucionalidade”.

Para entender o que isso significa, tal aceleração do Tesla só é inferior a Ferrari LaFerrari e Porsche 918 Spyder, que cumprem o mesmo percurso em 2,5 s. No entanto, ambos são edições limitadas, cuja venda sob encomenda já está esgotada há muito tempo, o que faz do Model S P100D o carro produzido em série mais rápido no mercado.

Sem contar que a dupla de superesportivos acomoda apenas dois lugares - Tesla leva 5 pessoas confortavelmente - e estão em outra gama de preços e segmento.

A máquina italiana é equipada com um motor 6.2 V12 aspirado, de 800 cv, e outro elétrico, de 161 cv, combinando uma potência total de 949 cv e 66,3 kgfm de torque. Nos EUA, uma das 499 unidades produzidas da LaFerrari é encontrada por US$ 1,5 milhão (algo perto de R$ 5 milhões).

Ferrari LaFerrari: 499 unidades produzidas.

Já o híbrido alemão é um carro de corrida que poder rodar nas ruas e carrega três motores: dois elétricos e um V8 a gasolina. Juntos, produzem quase 900 cv e impressionantes 130,5 kgfm. O preço para ter nos EUA um dos 918 exemplares produzidos sai por US$ 868 mil (R$ 2,8 milhões).

Porsche 918 Spyder: 918 exemplares fabricados.

O Model S P100D não teve o trem de força revelado - o antecessor P90D Ludicrous rende 672 cv -, porém o preço é infinitamente inferior aos exemplos acima: US$ 134.500 (R$ 440 mil).

Apesar de mais em conta que os badalados esportivos, o veículo com a bateria P100D é considerado caro pela empresa californiana do Vale do Silício.

Porém, a Tesla explica que as vendas, que começam em setembro, ajudarão a custear o desenvolvimento do Model 3, menor e mais acessível, que já pode ser reservado, mas está previsto apenas para 2017.

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Recorde

A nova bateria de 100 kWh permite ao sedã rodar 613 km sem a necessidade de recarga, desempenho superior a muitos veículos com motor a combustão. Segundo o visionário fundador da Tesla, Elon Musk, é a primeira vez que a autonomia de um carro elétrico os 480 km, segundo as normas de autonomia definidas pela agência norte-americana do ambiente, e os 600 km previstos pelas normas em vigor na Europa.

O utilitário Model X também pode vir com a superbateria e assim se tornar o SUV mais rápido do mundo, com aceleração a 100 km/h em 3,1 segundos, conforme a Tesla, isso pesando três vezes mais. O SUV pode transportar até 7 pessoas e percorrer 542 km com uma carga.

Tesla Model X

A nova bateria também pode ser instalada nos Tesla Model S ou Tesla Model X já em circulação, por US$ 20 mil (R$ 65,3 mil) - a antiga bateria será reciclada -, ou como upgrade em unidades novas já encomendadas ao preço de US$ 10 mil (R$ 32,6 mil).

Conforme a empresa americana, o aumento de potência não foi possível somente por meio do aumento de tamanho da bateria, mas também pela melhoria do sistema de arrefecimento dela, que foi completamente refeito.

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