Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE

Dicas

Veja 8 cuidados que você precisa ter com o seu carro no verão

O calor excessivo e a maresia afetam diferentes áreas e componentes do veículo. Saiba como evitar problemas nessa época do ano

  • Da redação
Alta intensidade dos raios solares pode danificar partes internas e externas dos veículos. | Pexels
Alta intensidade dos raios solares pode danificar partes internas e externas dos veículos. Pexels
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Deixar o carro exposto ao sol durante o verão ou deixá-lo exposto à maresia causa danos não só na lataria, mas também em outras partes e componentes.

Veja a seguir quais são os principais problemas que acometem os veículos nessa época do ano e o que fazer para evitá-los: 

>> Carro barulhento: fique atento aos ruídos emitidos

1. Pintura 

Os raios ultravioletas podem causar manchas na lataria. Para escapar disso, encere o carro ao menos uma vez por mês: isso evita a dilatação e faz com que a tinta fique mais protegida. 

2. Assoalho

Para quem vai à praia, é importante ficar atento à parte de baixo do veículo, que tende a oxidar com mais facilidade. Por isso, ao voltar de viagem, faça uma lavagem anti-óxido em um estabelecimento especializado. 

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2018/02/09/Automoveis/Imagens/Cortadas/carro sobre areia e mar praia-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg
Água do mar pode acelerar oxidação do assoalho. Pixabay

3. Bancos e peças plásticas 

O calor excessivo resseca os assentos revestidos em couro e as peças de plástico do interior do veículo. Para manter os itens conservados, use hidratantes e produtos que evitem o ressecamento. 

4. Ar-condicionado 

O sistema de refrigeração de ar é essencial no verão. Mas é importante deixar a manutenção em dia e trocar os filtros a cada 20 mil quilômetros. Afinal, os componentes têm a função de purificar o ar e de proteger as peças internas contra danos. 

>> Jovem é barrado ao usar shorts em teste de moto. Há restrições?

5. Pneus 

Quando alcança temperaturas elevadas, o asfalto altera a calibragem dos pneus, o que tem efeito direto sobre o consumo. Por isso, faça a regulagem dos níveis de ar ao menos uma vez por semana. 

6. Bateria 

Para quem vai ao litoral, o cuidado com os efeitos do mar deve se estender à parte interna do carro, já que os cabos da bateria também podem ser afetados. Neste caso, faça a verificação ao voltar para casa e solicite ---ou faça--- uma limpeza suave com pincel ou escova, para que a área não enferruje. 

>> De olho nas regras: evite multas ao pegar a estrada levando prancha ou bicicleta

7. Sistema de arrefecimento 

O superaquecimento é um dos motivos mais comuns para que os carros parem na estrada. No entanto, essa dor de cabeça é facilmente evitada: basta fazer a manutenção do sistema de arrefecimento, manter o nível de água e trocar o aditivo do radiador a cada 10 mil quilômetros. 

8. Capa para carro

Uma alternativa recorrida por alguns motoristas é revestir o carro com capas de proteção. No entanto, é importante ficar atento e escolher um material térmico, que não derreta ao sol, e que também não risque a carroceria.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Automóveis

PUBLICIDADE