• Carregando...
 |
| Foto:

sexta geração do Polo confirmou a projeção feita pela Volkswagen e recebeu 5 estrelas (nota máxima) no teste de colisão do Latin NCAP (veja vídeo). A organização avalia a segurança de veículos vendidos no Brasil e América do Sul e divulgou sua mais recente bateria de testes nesta terça-feira (26) 

De quebra, o modelo ganhou também o prêmio Advanced Award de proteção para pedestres. Com isso, o Polo chega ao mercado brasileiro como um dos carros mais seguros do país (veja o ranking completo). O hatch acaba de ser lançado para o período de pré-venda (confira preços e versões). 

LEIA MAIS: Novidades no ranking: os 10 carros flex mais econômicos no Brasil

Polo 6 já sai de fábrica com quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix e controle de tração em todas as versões, além do controle de estabilidade nos modelos com motor 1.0 turbo - nos demais é opcional. 

O airbag de cortina protege a cabeça durante a colisão lateral.

O hatch teve a companhia do Toyota Corolla nesta avaliação, que também gabaritou na proteção para passageiros adultos e crianças, além de pedestres, que lhe garantiu o certificado Advanced Award. 

A atualização feita no sedã médio recentemente incorporou sete airbags em toda a linha e controle de estabilidade. 

Os modelos foram avaliados no impacto frontal, lateral e no lateral de poste. E segundo o relatório do Latin NCAP, “os airbags de cabeça-tórax do Polo apresentam um rendimento robusto em ambos os impactos laterais”.  A proteção ao motorista e o acompanhante ficou entre boa e adequada. 

Já com relação à segurança infantil, o compacto ofereceu "uma boa segurança em impactos para crianças", com ancoragens para cadeira infantil do tipo Isofix, interruptor para desligar o airbag do passageiro e cintos de três pontos em todas as posições. 

Outro ponto positivo destacado pelo Latin NCAP foi o fato de o Polo ter passado por testes antes do lançamento. “Assim, os consumidores não tem de esperar meses para saber sobre o nível de segurança de um produto”, destacou Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP. 

O Polo recebeu 32.13 pontos de um máximo de 34 pontos para proteção de adultos e 43 de 49 pontos possíveis para crianças. 

Corolla evolui em novo teste

Corolla passou por mais uma avaliação, depois de também registrar há três anos 5 estrelas para adultos, porém 4 para crianças. 

Com a reestilização de março deste ano, a pontuação melhorou, lembrando que os testes do Latin NCAP ficaram mais rigorosos a partir de 2016. 

A proteção à cabeça e ao pescoço tanto do motorista quanto do acompanhante foi classificada como boa. Já a proteção ao peito do motorista foi considerada marginal e do acompanhante adequada. 

LEIA MAIS: De Sandero a Ferrari, confira os carros campeões de consumo no Brasil

O relatório ressaltou que a Toyota produziu benefícios relevantes à segurança infantil, especialmente no impacto frontal. “O Corolla teve um bom desempenho no impacto frontal, lateral, no lateral de poste e seu ESC (controle de estabilidade) cumpre com os requerimentos do Latin NCAP”, disse o organismo. 

Corolla obteve 29.60 pontos de um total de 34 possíveis para a proteção de adultos e 44.88 de um máximo de 49 para crianças. 

“Esses dois modelos demonstram que é possível oferecer modelos produzidos localmente com níveis de segurança de cinco estrelas. Esperamos que esse fato anime outros fabricantes a acompanharem os passos da Toyota e da Volkswagen”, afirmou Ricardo Morales Rubio, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP

Em 2017, apenas os dois modelos citados e mais dois carros receberam as 5 estrelas da organização com o prêmio Advanced Award: o Seat Ateca (não vendido no Brasil) e o Volkswagen Golf.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]