• Carregando...
O peso combinado do motorista, dos passageiros e da carga nunca deve exceder a capacidade de carga útil da picape | Bigstock/
O peso combinado do motorista, dos passageiros e da carga nunca deve exceder a capacidade de carga útil da picape| Foto: Bigstock/

Por essência, a picape é um veículo muito usado para transportar itens grandes ou pesados, como máquinas agrícolas, móveis e eletrodomésticos. Também é aplicada no transporte de equipamentos esportivos como barcos, motos, jet-skis, principalmente em períodos de férias.

Mas transportar qualquer objeto exige cuidado: é preciso saber acomodar a carga corretamente para garantir a segurança. Especialistas da Ford dão sete dicas para arrumar uma caçamba como um “profissional”:

1. Respeite a carga útil

O peso combinado do motorista, dos passageiros e da carga nunca deve exceder a capacidade de carga útil da picape, mesmo que haja espaços vazios para acomodar mais coisas. A sobrecarga pode dificultar o controle do veículo e prejudicar a estabilidade. Consulte o manual do proprietário para saber a capacidade de carga exata da sua picape.

2. Use uma cobertura adequada

Como existem vários tipos e tamanhos de caçambas, é importante investir em uma cobertura específica com as dimensões corretas. Algumas coberturas contam com elásticos ou cintas para fixação. Para proteger melhor, use somente os pontos de ancoragem recomendados. Se a sua caçamba vem com três pontos de afivelamento, use sempre os pontos da frente, próximos da cabine, além de, pelo menos, o do centro ou os de trás.

LEIA TAMBÉM: Ranking revela os carros mais fáceis e baratos de consertar

3. Conheça as tecnologias

As picapes modernas têm tecnologias que ajudam a enxergar melhor e dirigir com mais confiança. A câmera de ré e os sensores de estacionamento podem ser úteis quando se transporta carga alta, por exemplo. Outra tecnologia que auxilia o motorista é a de controle automático em descidas, que desacelera automaticamente o veículo para manter uma velocidade programada.

4. Proteja cargas frágeis

Ao transportar cargas frágeis, como papel de parede, tapetes ou painéis de madeira, que podem voar, molhar ou sofrer danos durante a viagem, uma boa ideia é cobri-las com papel filme aderente.

5. Use redes para objetos mais leves

Dê atenção especial às cargas pequenas. O fato de caberem facilmente na caçamba não significa que estarão seguras. Proteja os objetos menores, como malas, com redes de náilon ou poliéster. Além de resistentes, essas redes são leves e fáceis de guardar.

LEIA TAMBÉM: Riscaram o meu carro, o que eu faço?

6. Use cintas para móveis e eletrodomésticos

Quando transportar móveis ou eletrodomésticos grandes, prefira cintas de fibra sintética para a amarração. Prenda as cintas nos próprios móveis ou de forma cruzada no topo para evitar seu movimento em todas as direções.

7. Distribua o peso de forma equilibrada

Diferentemente dos móveis, materiais de construção como cimento e areia permitem uma distribuição mais fácil, que você deve aproveitar. Uma distribuição de peso desigual pode prejudicar a dirigibilidade. Mantenha as cargas mais pesadas na frente, perto da cabine, e o mais baixas possível. Isso ajuda a manter a dianteira mais pesada e melhora a estabilidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]