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Barulho no motor dos modelos da Volkswagen provocou uma campanha com o nome de “oficina ativa” |
Barulho no motor dos modelos da Volkswagen provocou uma campanha com o nome de “oficina ativa”| Foto:

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Fox já foi motivo de polêmica

Em 2008, a Volkswagen foi envolvida em polêmica por recusar fazer o recall do modelo Fox, após o registro envolvendo oito usuários do veículo, que tiveram dedos mutilados por uma argola usada no rebatimento do banco traseiro. Para solucionar o problema, a montadora primeiramente passou a instalar gratuitamente uma peça adicional que evitava eventuais erros na operação de rebatimento do banco traseiro do Fox aos usuários que tinham dúvida no manuseio do sistema. Devido à repercussão do caso, a montadora fez o recall do modelo.

  • Os modelos Fox, Gol e Voyage, equipados com propulsores 1.0 e fabricados a partir de abril do ano passado, terão que substituir o óleo lubrificante do motor e irão passar a fazer a troca a cada seis meses ou 10 mil quilômetros

A Volkswagen do Brasil anunciou a chamada "campanha de ofi­­cina ativa" para a revisão do mo­­tor 1.0 flexível EA-111que equipa 400 mil unidades entre os modelos Gol, Voyage e Fox, fabricados a partir de abril de 2008. Na semana passada o engenheiro responsável da companhia, José Loureiro, confirmou que o problema que causa barulho no motor está na lubrificação.

A convocação não se trata de um recall, mas esse tipo de operação é chamado pela indústria como "recall branco". Esse procedimento é adotado quando a montadora avalia que o defeito não coloca em risco a segurança de condutor e passageiros. Mes­mo assim, a ação da Volkswagen visa a substituir o óleo lubrificante do motor, mu­­dança na orientação para a troca de óleo a cada seis meses ou 10 mil quilômetros e extensão do prazo de ga­­rantia dos motores de 3 para 4 anos.

Embora a Volkswagen tenha declarado como problema a aceitação do óleo lubrificante, concessionários têm afirmado à im­­prensa que o defeito está nas pe­­ças estruturais do motor, por não terem recebido tratamento térmico, como forma de reduzir custos. O problema foi divulgado no dia 15 de outubro pela revista Exame, que afirmou que o custo de um recall, neste caso, ultrapassaria R$ 1 bilhão. De acordo com a reportagem, o prejuízo da Volkswagen seria de tal proporção porque a retirada do motor do carro e o reparo além de caros envolveriam complexa operação de logística.

Segundo o engenheiro da montadora, a especificação do óleo sintético do motor foi alterada pela própria montadora em março de 2008. "O novo óleo está dando perda de lubrificação o que danifica as peças, por isso os clientes reclamam do barulho", explica Loureiro. Segundo ele, entre Voyage e Gol, 300 mil carros circulam com o novo lubrificante. Do modelo Fox são 100 mil unidades. No entanto, Lorei­ro garante que o problema acontece em uma unidade a cada mil carros. Ou seja, do total, estariam afetadas cerca de 400 unidades.

"O problema não é do fabricante do óleo. A especificação do lubrificante foi trocada para melhorar o desempenho do carro, mas o motor apresentou dificuldades na lubrificação", observa o engenheiro. Segundo ele, para resolver o problema a Volkswagen mudará novamente a especificação do óleo. José Loureiro não quis citar o nome da fabricante do óleo ou falar sobre a diferença de custo entre os dois produtos.

O presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, afirmou que a companhia "irá se res­­ponsabilizar 100%" pelo de­­feito. "Vamos estender a garantia do motor de três para quatro anos", disse o executivo.

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Serviço: A empresa coloca o call center à disposição dos clientes: 0800 019 5775.

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