Rpc.com.br
Gazeta do Povo
RPC TV
Jornal de Londrina
Jornal de Maringá
98 FM
Mundo Livre FM
Classificados
Guias e Roteiros

Gazeta do Povo

Blogs

Domingo, 01/08/2010

Blogs > Bar do Celso

Bar do Celso

Quem faz o blog
Seções
Boemia
Cultura
Papo de Bar
Enviado por Luís Celso Jr. - bardocelso@gmail.com, 11/01/2010 às 14:56


Divulgação

Divulgação /
É a notícia cervejeira do dia. A holandesa Heineken comprou a mexicana Femsa por 7,6 bilhões de dólares. Com isso, a Heineken assume as operações da companhia no México e um fatia maior das operações no Brasil, dois dos mercados que mais crescem em volume no mundo. E é esse o pulo do gato!

Assim com a Schincariol, que comprou as cervejarias Devassa, Baden Baden e Eisenbahn, a Heineken pensa no futuro. Com a aquisição, somente no Brasil, a empresa deve abocanhar uma participação de 8% no mercado. Não muito se pensarmos no 70% que pertence a AmBev, mas o bastante para brigar pelo terceiro lugar com a cervejaria Petrópolis, que tem 9,6%, e até incomodar com a Schin, que tem 11,6%.

Segundo matéria publicada no site do O Estado de São Paulo, analistas de mercado elogiaram a iniciativa. Somente pela manhã, na bolsa holandesa, as ações da Heineken subiram 5%.

Aí aplica-se a lógica. Quanto maior a participação aqui e no México, mais dinheiro. E se os mercados crescem, mais dinheiro ainda. Isso é bom para eles.

E você com isso?

Hoje o mercado brasileiro tem um volume de consumo de cerveja per capita de cinquenta litros por ano, enquanto na República Checa o consumo é de aproximadamente 150 litros per capita. No nosso país, esse número só aumenta, enquanto lá fora há uma certa saturação, segundo matéria do O Globo.

E os dos nichos que mais devem crescer percentualmente são os segmento Premium e das cervejas especiais. Isso demonstra um certo apuramento do paladar do brasileiro, que está buscando novidades. E isso é bom para nós.

Um mercado que pede, é um mercado que ganha. Há, portando, o reconhecimento por parte das empresas do brasileiro como bom consumidor de cervejas. Esse é o grande mérito, na minha opinião.

Isso deve gerar maior facilidade de distribuição deve trazer mais marcas importadas a preços atraentes, assim como aconteceu com a AmBev na época da fusão com a Interbrew. Uma certa concorrência deve animar o mercado de cervejas, que deve se tornar também mais criativo para conquistar o cliente. Ou seja, teremos, aos poucos, mais acesso à qualidade.

A parte ruim, que consigo ver no calor do momento, é um tendência a termos cada vez mais gigantes cervejeiras. É notória a preocupação dessas empresas com o consumo em volume, contra a preocupação com a qualidade, comum nas pequenas.

E você, caro leitor, o que achou de tudo isso? Da compra, de mais cervejas?

[Update 12/01/2010] Pessoal, como alertou o Alessando, os dados de consumo per capita de cerveja estão errados na matéria do O Globo. No Brasil e no México, esse números giram em torno de 50 litros por pessoa por ano, segundo dados do Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústri da Cerveja). Na República Checa, esse número chega a cerca de 150 litros por ano.

Este é um espaço público de debate de idéias. A Rede Paranaense de Comunicação (RPC) não se responsabiliza pelos artigos e comentários aqui colocados pelos autores e usuários do blog. O conteúdo das mensagens é de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
ancora
Comentários
Raphael | 22/01/2010 | 15:57

Elcio, com certeza, sem exagero nenhum... mas se for Kagaiser, nem 300ml.

elcio | 21/01/2010 | 14:23

50 litros por ano? antes de acabar o mes, ja bebi mais que isto, sem exagero.

Raphael | 19/01/2010 | 10:29

Feita de milho e arroz consegue superar a água suja... Democracia meu amigo, o povo fala, 4% é ridiculamente insignificante. Agora, falando de cerveja, muito melhor que heineken, Skol e Kagaiser,temos melhores opções como: Serra Malte, Bohemia, Original, Baden Baden, Eisenbahn entre varias.

Raphael | 19/01/2010 | 10:18

4%

Adriano | 15/01/2010 | 17:08

A Skol é feita de milho e arroz... http://www.uniad.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2576:a-cerveja-bebendo-gato-por-lebre&catid=29:dependencia-quimica-noticias&Itemid=94

Raphael | 15/01/2010 | 09:26

4%, e tem gente que ainda quer discutir, sem comentários.

firmino | 14/01/2010 | 19:16

Vocês nasceram todos em prédio. O verdadeiro Brasil consome cachaça.

Eduardo | 14/01/2010 | 09:27

Raphael, calma, calma!! Até parece que você trabalha na Ambev e sofreu uma lavagem cerebral para achar que aquelas marcas são as melhores. Lembre-se rapaz, que ter uma maior participação de mercado não significa ter qualidade,além do que, Kaiser é lider aqui em Curitiba, se informe melhor sobre os números! Sobre apurar meu paladar, prefiro não comentar, pois estou acostumado a cervejas premium como a Heineken. Espero que em breve você possa discutir o assunto com mais propriedade.

Dudu | 13/01/2010 | 23:45

Senhores.. tanto faz qual vcs gostam mais... isso eh coisa de mulherzinha ficar discutindo o aroma, o lupulo... O obejtivo maior eh sempre o mesmo. Sair do corpo e ver o mundo girar.

Celso | 13/01/2010 | 20:49

Olá, pessoal. Conto com a colaboração de vocês para manter o nível da discussão, por favor. Vamos manter o foco no assunto em pauta, ok. Sem ataques pessoais.

Raphael | 13/01/2010 | 16:31

EDUARDO... A Skol tem 32,7% de participaç?o no mercado, contra 4% da agua suja http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/01/11/confira-participacao-de-mercado-das-principais-marcas-de-cerveja-no-brasil-915502121.asp

Raphael | 13/01/2010 | 16:21

Eduardo, o seu comentário foi completamente infeliz, como você, falando de uma cerveja de M..., água suja sim, da caganeira e é completamente ruim. Vai apurar seu paladar, Kaiser é a pior cerveja (se é que da para chamar assim)sem sombra de duvidas

Eduardo | 13/01/2010 | 11:15

Pannaka, seu apelido é totalmente justificado pelo seu comentário, pois chamar uma das marcas mais consumidas do mundo de remédio e a Kaiser de água suja, mostra que realmente você está no Blog errado, pois não entende nada de cerveja. No mínimo você deve ser consumidor de Skol, Bohemia, entre outras , que através de seu marketing maciço convencem o subdesenvolvido consumidor brasileiro de cerveja, de que são marcas de qualidade. E que venha a Heineken!!!

Lunático | 12/01/2010 | 20:02

Agora só falta o governo liberar o bolsa cerveja é o Brasil será um país perfeito.

Adriano | 12/01/2010 | 17:00

Com certeza a Heineken, fez um bom negócio e trará algumas cervejas e todo expertise de uma das cervejas mais consumidas na Europa. O Barril da Heineken é show, imagina o que teremos de inovação neste sentido.

Fernando | 12/01/2010 | 16:01

A ingestão de alcool e direção é segundo a Policia Rodoviaria Federal (acesse o site Dilson) é o 8º fator relevante em acidentes nas estradas, o primeiro é a falta de atenção, esse é um blog democrático é claro, mas é sobre cerveja e afins, se vc não gosta não generalize. http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1440345-5598,00-MORTE+DE+ANIMAL+EM+RODOVIA+FOI+CRIME+AMBIENTAL+DIZ+ADVOGADA.html

Celmira | 12/01/2010 | 15:02

Esse povo tá tão acostumado a tomar esse suco de milho vendido pela AMBEV, que acha estranho quando toma cerveja de verdade!!! Eisenbahn (Blumenau) e Opa Bier (Joinville) são as melhores cervejas nacionais, seguidos pela Bavaria Premium, produzida pela FEMSA. "Rapaz....o sujo compra o mal-lavado. Me desculpem, mas tomar remédio (Heineken) ou água-suja (Kaiser) é só na emergência mesmo, hehehehehe!!!"

Pannaka | 12/01/2010 | 10:43

Rapaz....o sujo compra o mal-lavado. Me desculpem, mas tomar remédio (Heineken) ou água-suja (Kaiser) é só na emergência mesmo, hehehehehe!!!

DOUGLAS | 12/01/2010 | 05:53

SE ESSa empresas renumerace os funcionarios como deveria...desse jeito é so crescer mesmo....e o coitado do operador e etc... ganhando um sálario que não tem cabimento...

Alessandro | 11/01/2010 | 23:49

Celso, mesmo que de uma forma um pouco inapropriada, já que a matéria dO Globo é sobre cerveja, fica claro que a Lucianne Carneiro fala em consumo de ÁLCOOL per capita. O consumo de cerveja per capita no Brasil fica perto de 50 litros/ano, contra mais de 150 litros da Rep. Tcheca, líder mundial.

Marco | 11/01/2010 | 23:42

O processo de fusao esta ocorrendo em todos os setores, cada vez mais, poucos terao o controle de todo mercado. Faz parte do crescimento da economia atual, e da economia de escala! Para nos, so vantagens, mais investimentos e qualidade de produto, alem de a Heineken ser sempre bem vinda!!

João | 11/01/2010 | 22:50

aumentando as vendas e baixando o preço da heineken ta ótimo! Adoro essa cerveja!

DILSON DOMINGUES DO NASCIMENTO | 11/01/2010 | 21:43

Deveriam aumentar o preço da cerveja em 1.000 %,só assim teriamos a tão sonhada paz no transito, outra ideia seria adicionar soda caustica, sendo assim diminuiria o consumo e acabaria por completo os bebuns.

Ricardo Ampudia | 11/01/2010 | 21:26

A concentração do mercado e da produção na mão de duas gigantes é preocupante como o monopólio de qualquer produto, tendo em vista práticas como cartel, tabela de preços e reajustes abusivos. Correndo em paralelo vai o mercado artesanal, só com 4,5% do mercado nacional, mas em expansão. O problema é que com o aumento dos impostos restritivos sobre a produção de cerveja, as grandes não tem grandes custos, enquanto os pequenos sofrem para produzir.

Alexandre | 11/01/2010 | 19:58

As cervejas sempre são bem-vindas... e há a oportunidade de ficar rico fabricando cervejas artesanais que porventura caiam no gosto popular. Experimentei a Opa! de Joinville e fiquei impressionado, muito boa, mas se ela entra no sistema industrialzão, só que acredito que o dono vai ficar beeem feliz com os bolsos estufados

Celso | 11/01/2010 | 19:26

Olá pessoal, olá Cássio. Foi erro meu. Peço desculpas, principalmente se você se sentiu desrespeitado por um erro de digitação. Espero que nunca erre, já que não aceita o erro dos outros. Coloquei o "i" que tanto te ofendeu. Abraços

Cássio | 11/01/2010 | 18:24

"Per capta" não existe. A expressão latina correta é "per capita", que significa literalmente "por cabeça". Respeitar a linguagem e os leitores nunca é demais.

AEE | 11/01/2010 | 18:23

aeee... tomara que tirem a kaiser de circulacao. aquilo em da dor de cabeca e de barriga no dia seguinte..

Raphael | 11/01/2010 | 15:43

Água suja, kagaizer

MaLuKo | 11/01/2010 | 15:26

se mais beras boas chegarem para a gente a um custo melhor isso vai ser bom... soh tenho medo de piorarem a heineken rs

ancora

Escreva o seu comentário | Preencha os campos abaixo:

Escreva o seu comentário
Máximo de 500 caracteres (0)
* Ao enviar qualquer comentário, o usuário declara-se ciente e aceita integralmente o termo de uso.
Classificados mais anúncios
Imóveis
4785 ofertas
Veículos
725 ofertas
Empregos
264 ofertas
Shopping RPC

Os melhores preços estão aqui, clique e compare!


Powered by: Buscapé

COMPRETV.COMTV Philips LED 40 Polegad... 12 x R$219,08
Extra.com.brMaxprint 60255-3 à vista R$96,99
CarrefourMicroondas Panasonic NN-S... 6 x R$49,83
Extra.com.brChapa Taiff Elegance Supe... 10 x R$10,99
CarrefourCâmera Multilaser Magic V... 6 x R$41,50

Gazeta do Povo

SEÇÕES
Vida e Cidadania
Vida Pública
Voto Consciente
Mundo
Economia
Esportes
Copa 2010
Caderno G
Educação
Últimas Notícias
Edição do Dia
Opinião
Charges
Colunistas
Cinema
Viver Bem
Caminhos do Campo
Saúde
Gente
Gazetinha
Animal
Tecnologia
Turismo
Automóveis
Imóveis
Bom Gourmet
Expediente
Edições Anteriores
Corridas de Rua
Perfil
BLOGS
A Noite Toda
Arquibancada Virtual
Blog Animal
Buzz
Blog do Caderno G
Caixa Zero
Central de Cinema
Certas Palavras
Conexão Brasília
Conversa Temperada
Expedição Caminhos do Campo
Gazetinha
Blog do Guia
Hotel Terra
Los 3 Inimigos
Na Mira do Leitor
Populares
Relacionamentos
Sintonia Musical
Sobre Nada
Sobretudo
Tubo de Ensaio
Blog do Viver Bem
Blog Turismo
Vox Pop
ENTRETENIMENTO
Guia Gazeta do Povo
Cinema
Restaurantes
Bares
Cafés
Exposições
Passeios
Teatros
Shows
Guia Cultural
Compras
Quem é você?
Delivery
SERVIÇOS
Classificados
Fale Conosco
Horóscopo
Tempo
Assinaturas
Clube do Assinante
Anuncie no Jornal
Agência de Notícias
Site Auditado IVC