• Carregando...
Onde almoçar no sabadão?
| Foto:

Honrados boêmios – se é que ainda existe algum –, como eu me recuso a deixar de viver por causa da gripe, hoje trago um assunto um tanto quanto prosaico (mas ainda assim um dilema recorrente em todo final de semana): onde almoçar no sábado?

Opções não faltam, claro. Mas, para mim, o almoço “sabático” tem algumas peculiaridades. Primeira: como eu quase sempre saio na noite de sexta-feira (seja pela coluna, seja tocando com a DeLorean), no sábado me permito dormir até “abrir os olhos”. Depois tem aquela enrolação básica, zapear um pouco na tevê, tomar banho, e, como eu moro sozinho e não posso contar com a “comidinha da mamãe”, não raro a gente (eu e a minha namorada) acaba saindo para almoçar depois das 3 da tarde. O que já inviabiliza boa parte dos restaurantes que servem buffet por quilo (nos que estão abertos a essa hora, normalmente só tem a “rebarba” da comida, e tudo esturricado por ficar horas no richaud).

Segundo, eu não sou muito fã de feijoada. Até como, quando ela é servida com as carnes todas separadas, e é possível escolher as de sua preferência sem precisar ficar “pescando” na panela. Não gosto de pé (!), joelho, orelha ou rabo (!!!) de porco. Aí as alternativas se reduzem dramaticamente. Não sei quem inventou isso, onde e nem por quê, mas o fato é que se tem uma tradição arraigada na cultura brasileira (ou curitibana, sei lá) é a feijoada no almoço de sábado. Se bobear, até restaurante chinês serve a iguaria aos sábados. E pelo jeito o povo gosta, porque para onde você olha tem plaquinha oferecendo o prato.

Por isso, a cada sábado a gente tem que ficar garimpando um lugar para almoçar. Então, para ajudar almas atormentadas como a minha a escolher o lugar para saciar a fome, proponho uma lista com os melhores lugares para almoçar no sabadão (a exemplo da que fizemos para os BBBs, os botecos bons e baratos da cidade – que, aliás, continua aceitando suas sugestões). Eu começo:

Menina da Colina: O Menina mais atraente fica no Pilarzinho, no final da Rua Nilo Peçanha (3.625), e é perfeito para sábados de sol e calor como o que se anuncia para amanhã. Tem um deck com uma vista espetacular da cidade, música ambiente (ou ao vivo) agradável e boa comida. Claro que eles têm buffet de feijoada, mas também oferecem as opções normais do cardápio. Eu sugiro o baião de dois, o bife a parmeggiana, as panquecas e tapiocas e a excelente bruschetta de batata. A nota negativa fica por conta do atendimento: os garçons demoram muito e você quase tem que fazer uma coreografia para ser notado. Mesmo assim, nos sábados de sol é bom fazer reserva, porque bomba: (41) 3352-0092.

Luigi Poniwass
Deck do Menina da Colina no sábado à tarde: muvuca.

Taco El Pancho: Essa eu fiquei sabendo por acaso, ouvindo um anúncio no rádio em que o locutor dizia algo como “chega de feijoada, venha provar o delicioso buffet de comida mexicana do Taco El Pancho!”. Fui, provei e gostei. É delicioso mesmo, com várias opções, e tortillas (acho que é isso, aquela panquequinha recheada) feitas na sua frente, com ingredientes à sua escolha. O ambiente também é bastante agradável, com música mexicana ou eletrônica ambiente, e um excelente atendimento. Na linha mexicana sugiro ainda a sequência de pratos do Zapata.

Estrela da Terra: Para um fã de carteirinha do legítimo barreado, como eu, é um alívio não ter que descer até Morretes ou Antonina para degustá-lo. E o tradicional restaurante paranaense localizado na Rua Jaime Reis, 176, no Largo da Ordem, é perfeito. Um grande buffet com um dos melhores barreados que já provei, além de diversos acompanhamentos e sobremesas caseiras. E o mais curioso é que os donos – e chefs – são cariocas. Mas aprenderam a preparar o nosso barreado como manda o figurino.

Tartaruga: Tive uma experiência desagradável lá há exatamente um ano (por causa de uma maionese, que, aliás, estava deliciosa), mas o tradicional restaurante/boteco (Rua Itupava, 828) continua servindo carnes assadas (picanha, alcatra, mignon, medalhão com bacon) magníficas. A batata frita – bem caseira, gordurosa – também é espetacular. Outro destaque é o atendimento, impecável, com garçons solícitos e verdadeiramente simpáticos – os quais você pode chamar pelo nome, que é estampado na parte de trás da camiseta.

Sanduicheria República: Ainda no terreno das carnes, o rodízio servido na República (Av República Argentina, 1.300) também é uma delícia. Mas o melhor é o feijãozinho caseiro preparado pela esposa do gerente do bar, o Henrique – infelizmente, me fugiu o nome dela.

Peixinho: Eu não dava muita coisa para este restaurantezinho, localizado na esquina da Avenida Água Verde com a Brigadeiro Franco. Mas o filé de peixe aos quatro queijos que eles servem lá é simplesmente maravilhoso – e o preço é bem honesto. Também é bom fazer reserva: (41) 3332-7118.

Wok: Um pouco antes, na mesma rua – só que no número 2.238 da Chile, antes de ela virar Avenida Água Verde – tem um dos melhores buffets de comida chinesa e japonesa de Curitiba. São várias opções de pratos típicos, e você ainda pode escolher se come com garfo e faca ou hashi, o tradicional “palitinho” oriental.

Matriz & Filial: Para não ser xiita e desclassificar todas as feijoadas, dou o braço a torcer para a do Matriz & Filial (Av. Iguaçu, 2.300): além de ter todas as carnes separadinhas, o tempero é excelente e tem um caldinho de feijão absurdo. E vale a pena pedir uma caipirinha para acompanhar. Sem falar no samba e MPB de raiz de primeiríssima qualidade, tocado ao vivo por grandes músicos. O ambiente também é agradável e descontraído, com direito a um grande deck equipado com telhado retrátil para os dias quentes. Detalhe: para quem não gosta de feijoada, há outras opções no cardápio.

E vocês? Quais seus lugares preferidos para almoçar no sabadão?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]