• Carregando...

A ex-presidente Dilma Rousseff está revoltadíssima no twitter com algo que ela própria inventou no Rio de Janeiro, depois de várias conversas com o então governador do Estado.

Atualmente presidiário no Rio de Janeiro, Sérgio Cabral era governador quando teve a ideia de colocar o Exército no Complexo da Maré. Recorreu à aliada Dilma Rousseff, que publicou em um primeiro de abril o primeiro Decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) colocando os militares nos morros.

Os detalhes da história, com nomes datas e cronologia estão fartamente contados pelo Ministério da Defesa. Em 2014, Sérgio Cabral também achou necessário inaugurar um novo instrumento legal que contou com apoio de Dilma Rousseff: o mandado de busca e apreensão coletivo, conforme reporta a Agência Brasil, imprensa oficial.

Diferente do proposto pelo atual governo, o instrumento da dupla Dilma-Cabral era somente para as casas das favelas Nova Holanda e Parque União. Além disso, somente delegados da Polícia Civil poderiam entrar nas casas. Mansões de barões do tráfico, por exemplo, ficariam fora do alcance da medida.

Quase 4 anos separam aquele primeiro de abril desta manhã em que a ex-presidente se colocou a tuitar. Uma eternidade que contém um impeachment, um governador preso e a queda de muitas reputações e mitos. É tanta coisa na cabeça que, sinceramente, não sei se Dilma Rousseff expressa arrependimento ou amnésia:

Há quem diga, por pura maldade, ser mais um caso de “povo, agite antes de usar”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]