• Carregando...
Antigo club 'The Warehouse' em Chicago
Antigo club 'The Warehouse' em Chicago| Foto:

Para começar a falar de música eletrônica, temos que voltar um pouco no tempo e encontrar a origem da chamada ‘House Music’, o grande guarda-chuva que abriga os vários outros sub-estilos e é o precursor de toda a história da música eletrônica. Aperte o Play!

Barbara Tucker – Beautiful People (1994)
House

Foi em meados dos anos 80, que uma variação do tradicional Disco que tinha muita popularidade na época, começou a ganhar novos elementos musicais, novo arranjo, um ritmo mais dançante e uma multidão de adeptos. Originalmente, o house começou a ser tocado em um club chamado The Warehouse em Chicago nos Estados Unidos; a história diz que os frequentadores deste club iam as lojas de discos de vinil e perguntavam sobre as músicas que tocavam no club Warehouse, a procura era tanta que o nome se popularizou e logo acabou sendo encurtado para simplesmente ‘House Music’.

Antigo club 'The Warehouse' em Chicago

Antigo club ‘The Warehouse’ em Chicago

Com o passar dos anos, o House clássico dos anos 80/90 passou por uma grande  evolução. Novas tecnologias ajudaram os produtores musicais à incorporar ao House novos elementos e melhorar a forma de produção, agregando maior qualidade. O resultado foram todos os sub-estilos que surgiram desta evolução: Techno, Progressive House, Deep House, Tech House, Trance e vários outros, que fizeram com que o House se popularizasse de uma forma muito rápida por vários países.

O elemento musical mais comum no House é a bateria eletrônica, com batidas 4 por 4 em uma sequência contínua. Podemos perceber isso na música do post de hoje, que além da bateria eletrônica, também encontramos como elementos musicas, o baixo, o piano e o elemento principal, o vocal. Nos Houses mais antigos, o vocal era um elemento super importante, estava em praticamente todas as músicas. Se fizermos uma rápida pesquisa na internet, vamos encontrar várias músicas daquela época com este mesmo padrão.

Mesmo depois de praticamente 30 anos desde que surgiu, ainda encontramos produtores musicais que continuam produzindo o ‘house puro’, com as mesmas características de anos atrás, porém com elementos de maior qualidade. Assim como, encontramos uma infinidade de produtores que colaboram com a evolução deste estilo musical, fazendo com que seja curtindo até hoje, de todas as suas variadas formas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]