• Carregando...
DJ mixando
DJ mixando| Foto:

Quem não está muito ligado ao mundo da música eletrônica e das festas, pode se perguntar: O que o DJ faz na cabine? Por que ele usa o fone de ouvido? E talvez aquela pergunta que pode provocar reações nada amistosas em qualquer DJ – O DJ só aperta o Play!?

O papel principal do DJ durante uma festa é manter as pessoas da pista dançando e animadas o tempo todo. Para isso, o DJ utiliza as mais variadas músicas, técnicas de mixagem, efeitos, ordem em que as músicas são tocadas e o seu próprio carisma, para manter o clima da pista.

Warung Beach Club - SC (Divulgação)

Warung Beach Club – SC (Divulgação)

Dentro da cabine, o DJ tem a responsabilidade de manter o som tocando sem interrupções e criar as mixagens entre as músicas. Para criar estas mixagens, explicando de uma maneira simples, o DJ precisa prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo:

1. Na música que está tocando na pista, e se está animando o público;
2. Utilizando o fone de ouvido, escolher a música que virá na sequência;
3. Também com o fone de ouvido, sincronizar as batidas das duas músicas, aumentando ou diminuindo a velocidade delas;
4. Fazer a mixagem com o som das duas músicas tocando ao mesmo tempo na pista.

DJ mixando

DJ mixando

Toda esta técnica e cuidado, tem o objetivo de manter o som tocando na pista sem que hajam cortes ou mudanças bruscas de velocidade, ritimo ou estilo entre as músicas. Um bom DJ, é o que faz transições entre músicas sem que o público perceba ou pare de dançar.

Mas o trabalho do DJ não se limita à cabine no momento da festa. O trabalho mais importante acontece dias antes, quando o DJ realiza toda a pesquisa para encontrar as melhores músicas e compor o seu repertório. Não é uma tarefa fácil, pois a grande maioria dos DJs procuram músicas que façam a pista dançar e que sejam exclusivas dele ou que pelo menos outros DJs ainda não tenham encontrado. Um DJ que consegue fazer uma pista inteira dançar o tempo todo, com músicas que não sejam muito conhecidas, é muito bem visto.

Agora, voltando à pergunta inicial desse post – O DJ só aperta o Play?! Infelizmente, para alguns maus ‘DJs’ (sim, entre aspas) que são despreparados, que não estudaram ou que se aproveitaram da fama para ganhar dinheiro enganando as pessoas, a resposta acaba sendo sim. Estes são conhecidos como ‘Fake DJs’ ou DJs falsos, mas não vamos falar deles agora, eles serão tema de um próximo post aqui no blog.

A grande maioria dos DJs faz o trabalho bem feito, podem até não ser conhecidos pelo grande público, mas quem tem amor pelo que faz, estuda, pesquisa, pratica, busca a sua realização como DJ; recebe o grande presente de todo esse esforço: Ver o púbico dançar!

Montero – Before the Future (Original mix)
Deep House

Qual é a boa!?

Quinta | 15.08
@ Club Vibe – Mainframe com Miguel Campbell (Deep House)

Sexta | 16.08
@ Club Vibe – Moove com Claptone (Deep House)
@ DUC – Feenixpawl (Progressive House)
@ Danghai – Simple Jack, Plastic Robots e L.O.O.P (Techno)

Sábado | 17.08
@ Club Vibe – Renato Cohen (Techno)
@ Danghai – Raul Boesel (Tech-house)

Veja também:
Onde tudo começou, a House Music!
Mas não é tudo igual?
Brasil, o país do Samb… da Música Eletrônica!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]