*

Enkontra.com
Blog Arquibancada Virtual

A eleição do Coritiba começou com tudo. Entenda a disputa pela sucessão de Bacellar

ELEICAO - CURITIBA - 21/12/2009 - FUTEBOL

Eleição do Coritiba será em dezembro, mas agita desde já os bastidores do clube.

 

A eleição do Coritiba será apenas em dezembro, mas está presente no dia a dia do clube há algum tempo.  Duas certezas a torcida coxa-branca tem com o pleito: a briga política tem tudo para respingar no desempenho do time em campo e haverá baixaria durante a campanha. A lista abaixo traz situações que você precisa saber sobre a sucessão de Rogério Bacellar (triênio 2018 a 2020).

 

Vialle

João Carlos Vialle nome preferido da oposição ‘velha guarda’.

Já existe pré-candidaturas? Sim. O médico João Carlos Vialle é apontado pelo grupo denominado ‘velha guarda‘ para assumir o posto de mandatário do  Conselho Administrativo alviverde. Ele tem o apoio de Jacob Mehl, ex-presidente e voz mais ácida da oposição.

A gestão Bacellar terá um nome na disputa? Muito provavelmente. O presidente não declarou oficialmente, mas disse aos pares que não será candidato. Porém, seu grupo tem nomes com cacife para articular uma candidatura. Os nomes de José Fernando Macedo e Alceni Guerra, ambos integrantes do Conselho Administrativo, surgem como opções para encabeçar a chapa. Os outros três membros do G5 coxa-branca são Gilberto Griebeler e Celso Luiz Andretta, além de Bacellar.

Apresentação do Alex Brasil - Curitiba 29/06/2016.

Dr. Macedo tem a favor os anos de serviço pelo Coritiba.

Bacellar não será mesmo candidato, certeza? É o que ele garante, quando perguntado por funcionários do clube. E não tem motivos para duvidar disso. A preocupação de blindar o futebol da disputa política pesa nesta decisão, assim como o desejo pessoal de deixar o clube.

Existe chance de renovação durante o pleito? Sim! A eleição de 2014 contou com uma grande renovação nos quadros de dirigentes do Coxa. O grupo de renovação se autodenomina “Ala Jovem“. Eles romperam com a gestão Bacellar em 2015. O movimento usa como bandeira os posicionamentos pela punição dos envolvidos nos julgamentos da doação para a campanha da Federação e “WhatsApp” e pela reprovação de Alceni Guerra como vice-presidente do clube, bem como a constante cobrança pelo cumprimento do orçamento.

Treino do Coritiba

Bacellar não quer reeleição.

 

Quem são as lideranças da Ala Jovem? O grupo nem sequer se pronuncia sobre a disputa eleitoral. Mas são articulados e não podem ser subestimados. O conselheiro Gilcimar Chaves recentemente assinou uma nota para esclarecer o posicionamento político do movimento. A Ala Jovem também repele a contratação de dirigentes sem vínculo com o Coritiba, como é o caso de Juliano Belletti e Alex Brasil.

Vilson Ribeiro de Andrade

Vilson Ribeiro é um nome forte, mas garante que quer distância da vida política do Coxa.

É verdade que Vilson Ribeiro pode voltar? Ele garante que não, ‘em hipótese alguma’. O dirigente garante que está fora da disputa política, distante da vida administrativa do Coxa. Seu nome surge com naturalidade, pois foi o grande derrotado pelo projeto prometido pela Coxa Maior, chapa de Bacellar.

Atletiba 99 Taxis

A união entre o Atlético de Petraglia e o Coritiba de Bacellar é um trunfo da situação e uma arma poderosa da oposição.

Quais temas devem agitar a eleição? A condução do futebol por Rogério Bacellar será o tema central, mas a oposição promete também bater bastante na parceria entre a gestão do Coritiba com a do Atlético. A união dos dois clubes é considerado um episódio sensível à situação na captação de votos.

Alex eleição coritiba

Decisivo na eleição de 2014, Alex parece adotar uma postura neutra para o próximo pleito

Alex pode ser um candidato-surpresa? Embora tenha sido decisivo na eleição de 2014, Alex assegura que não será candidato a presidente do clube. Diz isso publicamente, quando indagado no Twitter, ferramenta na qual é ativo.

Quem tem direito a voto e quando será a eleição? Vota apenas os sócios adimplentes, com mais de um ano de associação e que não participe de planos de sócio com restrição a participação no pleito, caso do Plano Lady. A data será após a participação do clube na Série A, possivelmente no dia 17/12, conforme foi estipulado em 2014.

 

 

 
 
mais conteúdo após a publicidade