colunas e Blogs
Arquibancada Virtual
Arquibancada Virtual

Arquibancada Virtual

Arquibancada Virtual

Quem são os classificados para a Copa do Mundo 2018

Por
Esportes Gazeta do Povo
30/08/2017 13:57 - Atualizado: 27/09/2023 19:40
Quem são os classificados para a Copa do Mundo 2018

Saiba quem são os classificados para a Copa do Mundo 2018, na Rússia. O Mundial será disputado entre 14 de junho e 15 de julho do ano que vem. As Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018 definiram 31 vagas para a competição. A Rússia, como país-sede, já estava automaticamente garantida no evento.


DEFINIDOS OS 32 CLASSIFICADOS. Confira quem são eles: 

  • Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia e Peru (América do Sul)
  • Rússia, Espanha, Alemanha, Inglaterra, França, Portugal, Polônia, Bélgica, Sérvia, Islândia, Suíça, Croácia, Suécia e Dinamarca (Europa)
  • Irã, Japão, Coreia do Sul e Arábia Saudita e Austrália* (Ásia)
  • México, Costa Rica e Panamá (América Central e do Norte)
  • Nigéria, Egito, Senegal, Tunísia e Marrocos (África)

*Austrália, mesmo sendo da Oceania, disputa o torneio classificatório da Ásia.

>>Veja quem serão os cabeças de chave e como vai funcionar o sorteio da Copa

>>VEJA AQUI como comprar ingressos para a Copa de 2018, na Rússia

Confira a situação em todos os continentes.

Classificados por região

>>> Conmebol (América do Sul) – 4 vagas + 1 na repescagem

Brasil

Primeira seleção a se garantir na Copa via Eliminatórias. A equipe brasileira assegurou a classificação matematicamente no fim de março deste ano. O time não perdeu mais na competição depois que Tite assumiu o comando técnico.

-> Uruguai, Argentina e Colômbia garantiram as outras três vagas diretas após uma última rodada emocionante nas Eliminatórias Sul-Americanas. O Peru conquistou a vaga na repescagem ao empatar fora sem gols e vencer em casa por 2 a 0 a Nova Zelândia. 

Confira a classificação final das Eliminatórias sul-americanas

***

>>> UEFA (Europa) – 14 vagas + país sede

Rússia

Conquistou a vaga em 2 de dezembro de 2010, quando a FIFA indicou o país como sede do torneio. Por tradição, o anfitrião é convidado e não disputa as Eliminatórias.

Bélgica

A badalada seleção belga foi a primeira da Europa a se classificar via Eliminatórias. A vaga foi garantida no início de setembro após o triunfo, fora de casa, por 2 a 1, diante da Grécia. A equipe de Hazard, Lukaku e cia está invicta na competição.

Alemanha

Os atuais campeões mundiais passearam nas Eliminatórias. A vaga foi garantida após a vitória fora de casa contra a Irlanda do Norte, em 5 de outubro. Os alemães fecharam a competição com uma goleada por 5 a 1 sobre Azerbaijão no dia 8 de outubro.

Eles ganharam os dez jogos que disputaram no Grupo C. Na campanha, o time marcou 43 gols (média de mais de quatro por partida) e sofreu só quatro.

Alemanha na Copa

Alemanha na Copa Alemanha sustenta 100% de aproveitamento nas Eliminatórias. (Foto: AFP)

Inglaterra

A Inglaterra venceu sem dificuldade o grupo F das Eliminatórias. Os britânicos não foram derrotados e o passaporte foi carimbado com a vitória em casa sobre a Eslovênia, em 5 de outubro.

Espanha

A Espanha garantiu a sua vaga no dia 6 de outubro ao vencer a Albânia por 3 a 0, ficando com a liderança do Grupo G. A equipe espanhola conseguiu a classificação com uma rodada de antecedência graças ao empate em 1 a 1 da Itália com a Macedônia.

Polônia

A Polônia carimbou a ida para o Mundial ao bater Montenegro por 4 a 2 no dia 8 de outubro, em Varsóvia. A seleção comandada por Lewandowski, artilheiro das Eliminatórias com 16 gols, confirmou a liderança no Grupo E, com 25 pontos.

O país será um dos cabeças de chave na Rússia, pois é o atual sexto colocado no ranking da Fifa e não pode mais ser ultrapassado – a lista será atualizada ao fim desta última rodada na Europa e determinará quem encabeçará os sete grupos.

Sérvia

A Sérvia venceu o equilibrado grupo D das Eliminatórias. A equipe se garantiu na liderança na rodada final, em 9 de outubro, ao vencer em casa a Geórgia. O país deixou para trás Irlanda, País de Gales e Áustria, os principais concorrentes na chave.

Islândia

Islândia na Copa do Mundo

Islândia na Copa do Mundo Islândia vai disputar a Copa do Mundo pela primeira vez. (Foto: AFP)

Sensação da última Eurocopa, quando alcançou as quartas de final, a seleção da Islândia confirmou estar em seu melhor momento na história e se garantiu em sua primeira Copa do Mundo. A equipe da pequena nação venceu o grupo I, superando as tradicionais Croácia, Ucrânia e Turquia. A vaga foi carimbada após a vitória sobre Kosovo em 9 de outubro. A Islândia será o país com a menor população a disputar um Mundial. São 334 mil islandeses que vão empurrar a surpreendente equipe.

França

A França deixou para trás Holanda e Suécia e venceu o grupo A das Eliminatórias. A garantia matemática da vaga veio só na última rodada, em 10 de outubro, após a vitória sobre Belarus. Com Pogba, Mbappé e Griezmann como principais destaques, os franceses chegarão à Rússia-2018 no grupo dos favoritos.

Portugal

Portugal venceu a Suíça na última rodada e está garantido na Copa da Rússia. (Foto: AFP)

Portugal venceu uma batalha ferrenha com a Suíça pela liderança do grupo B. As duas seleções venceram todos os outros adversários e decidiram a vaga para a Copa em um confronto direto na última rodada, em 10 de outubro. Melhor para os atuais campeões europeus, que venceram por 2 a 0 e estarão na Copa da Rússia. A Suíça vai para a repescagem.

Regulamento:

  • Nove grupos com seis seleções cada. O primeiro colocado de cada chave garantiu vaga automaticamente. Os oito melhores segundos colocados da primeira fase irão se enfrentar em partidas de ida e volta na repescagem. Os vencedores de cada partida qualificam-se para a Copa do Mundo FIFA de 2018.

Duelos da repescagem

Itália não deu sorte no sorteio realizado em 17/10.  Foto: AFP

Suécia

Os suecos deixaram a tetracampeã Itália pelo caminho. No primeiro jogo, em casa, venceram por 1 a 0. E na partida de volta seguraram o empate por 0 a 0, no San Siro lotado. Os italianos não ficavam de fora de uma Copa do Mundo desde 1958.

Dinamarca

A Dinamarca superou a Irlanda na repescagem. Depois de empatar sem gols diante da torcida, os dinamarqueses garantiram a classificação com uma goleada por 5 a 1 fora de casa. Eriksen (abaixo na foto) foi o herói da classificação ao marcar três gols.

Foto: AFP

Suíça

A Suíça garantiu vaga na Rússia em confronto com a Irlanda do Norte. No primeiro duelo, venceu fora de casa por 1 a 0. No jogo de volta segurou o empate por 0 a 0.

Croácia

A Croácia conseguiu uma vaga para a Rússia em confronto com a Grécia. No primeiro duelo, os croatas atropelaram os gregos por 4 a 1, dentro de casa. No jogo de volta, atuando fora, a equipe segurou o empate por 0 a 0.

>>> AFC (Ásia) – 4 vagas + 1 na repescagem

Irã

Os iranianos conquistaram a vaga com antecipação ainda em junho. A equipe comandada pelo português Carlos Queiroz está invicta na competição e deixou para trás a favorita Coreia do Sul.

Japão

Os japoneses venceram o grupo 2 das Eliminatórias e garantiram matematicamente a vaga no último dia 31 de agosto com uma vitória por 2 a 0 sobre a Austrália.

Coreia do Sul

A Coreia do Sul empatou sem gols em 5/9  com o Uzbequistão, no Bunyodkor Stadium, casa do adversário, e garantiu classificação para a competição internacional. A Síria, que ficou no 2 a 2 com Irã, vai para a repescagem.

Arábia Saudita

O time saudita conseguiu a classificação ao bater o Japão, que cumpria tabela, pela última rodada do grupo 2. Conseguiu a vaga direta no saldo de gols, jogando a Austrália para a repescagem.

Austrália

A Austrália enfrentou e bateu Honduras, 4ª colocada da Concacaf na disputa pela vaga na Copa via repescagem mundial. No primeiro jogo, 0 a 0 na sexta-feira (10 de novembro), em Honduras. Jogo de volta (15/11), na Austrália, os australianos venceram por 3 a 1, com três gols de Jedinák, e garantiram a vaga.

***

>>> CAF (África) – 5 vagas

Nigéria

A Nigéria foi a primeira seleção da África que se classificou para a Copa da Rússia. A equipe garantiu a vaga ao vencer a Zâmbia por 1 a 0, em 7 de outubro, pelo Grupo B das eliminatórias africanas.

Egito

Jogadores egípcios comemoram com torcedores o retorno a uma Copa do Mundo após duas décadas de jejum. Foto: AFP/ Tarek Abdel Hamid

Com gol aos 50 minutos do segundo tempo, e de pênalti, o Egito venceu o Congo por 2 a 1 neste domingo (8) e volta a uma Copa do Mundo após um  jejum que se estenderia para 28 anos. O resultado fez os egípcios chegarem a 12 pontos e não mais ser alcançados na liderança do Grupo E por Uganda, que está em segundo, com 8.

Senegal

O Senegal se classificou na sexta-feira, 10 de novembro, após a vitória sobre a África do Sul por 2 a 0. A equipe deixou para trás também em seu grupo Burkina Faso e Cabo Verde.

Marrocos

No confronto direto pela vaga do Grupo C, Marrocos venceu a Costa do Marfim por 2 a 0, no dia 11/11, atuando na casa do adversário. Os marroquinos chegaram a 12 pontos, deixando os marfinenses em segundo, com 8. Será a quinta participação do país em Copas, a primeira depois de 20 anos – a última tinha sido na França 1998.

Tunísia

A Tunísia empatou com a Líbia por 0 a 0, chegando a 14 pontos no Grupo A. O país ficou à frente do Congo, que venceu Guiné por 3 a 1, mas acabou com 13. A última vez que os tunisianos disputaram um Mundial foi na Alemanha, em 2006. Será a quinta participação na competição.

Regulamento:

  • As cinco vagas do continente já foram preenchidas.  As Eliminatórias Sul-africanas foram divididas em cinco grupos de quatro seleções,  sendo que apenas a primeira de cada chave garantia vaga para a Rússia-2018. 

***

>>> Concacaf (América Central e do Norte) – 3 vagas + 1 na repescagem

México

Os mexicanos garantiram a vaga na Copa de 2018 no início de setembro, com três rodadas de antecedência, após vitória sobre o Panamá em casa. A equipe comandada por Juan Carlos Osório está invicta no hexagonal final.

Costa Rica

A Costa Rica se classificou para a Copa em 7 de outubro. A equipe empatou com Honduras por 1 a 1 e conquistou a segunda vaga das Eliminatórias da Concacaf.

Panamá

Panamá na Copa

Panamá na Copa Panamá vai participar da Copa pela primeira vez (Foto: AFP)

O Panamá vai disputar a Copa do Mundo pela primeira vez e a classificação foi garantida de forma emocionante. Na última rodada, um gol ao 43 do segundo tempo garantiu a vitória por 2 a 1 sobre a Costa Rica e a terceira colocação no hexagonal da Concacaf.

Repescagem: Honduras ficou com o quarto lugar e enfrentou a Austrália na repescagem internacional. No primeiro jogo, em Honduras, empate sem gols. Partida de volta foi 3 a 1 para os australianos.

Classificação:

1º – México – 21 pts

2º – Costa Rica – 16 pts

3º – Panamá – 13 pts (saldo -1)

4º – Honduras – 13 pts (saldo -6)

5º – Estados Unidos – 12 pts

6º – Trinidad e Tobago – 6 pts

***

>>> OFC (Oceania) – 1 vaga na repescagem

Nenhum classificado

Regulamento:

  • Região não possui vaga direta na Copa. A Nova Zelândia se garantiu na repescagem ao vencer Ilhas Salomão na final continental.  Depois encarou o Peru, quinto colocado da Conmebol (América do Sul), na luta pela vaga no Mundial. No primeiro jogo, empate sem gols. Porém, na partida de volta, no Peru, foi derrotado por 2 a 0 e ficou fora da Copa.

Beldades russas travam batalha para ser a musa da Copa-2018; veja fotoshttps://t.co/dW8dHPMNuI pic.twitter.com/NM7F5sKC9u

— Esportiva (@gpesportiva) September 23, 2016

Veja também:
Lojistas do Couto acusam Paraná Clube de cobrança abusiva em operação de jogo
Lojistas do Couto acusam Paraná Clube de cobrança abusiva em operação de jogo
Cuca espera por semana livre para implantar "variações" no Athletico
Cuca espera por semana livre para implantar "variações" no Athletico
Após demissão de Guto, Coritiba tem saída de analista de desempenho
Após demissão de Guto, Coritiba tem saída de analista de desempenho
Coritiba busca treinador: veja nomes disponíveis para substituir Guto Ferreira
Coritiba busca treinador: veja nomes disponíveis para substituir Guto Ferreira
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Arquibancada Virtual
O Nikão do Athletico. Desfrutem enquanto é tempo
Crônica

O Nikão do Athletico. Desfrutem enquanto é tempo

Libertad x Santos AO VIVO: como assistir ao jogo na TV
Transmissão

Libertad x Santos AO VIVO: como assistir ao jogo na TV

Barcelona x Fluminense AO VIVO: como assistir ao jogo na TV
Transmissão

Barcelona x Fluminense AO VIVO: como assistir ao jogo na TV