colunas e Blogs
Arquibancada Virtual
Arquibancada Virtual

Arquibancada Virtual

Arquibancada Virtual

Destruição da Primeira Liga em 15 passos: veja as trapalhadas do torneio

Por
Rodrigo Fernandes
15/02/2017 18:00 - Atualizado: 27/09/2023 20:02

O levantamento abaixo é uma síntese do trabalho do engenheiro Horacio Wendel, de Santa Catarina. Ele tentou ajudar na organização da Primeira Liga (veja a tabela), através da confecção de uma tabela. Wendel tem experiência no ramo, com algumas consultorias a clubes e à CBF. Sem ser ouvido, enumerou trapalhadas que desvalorizam a Primeira Liga. O catarinense prega, inclusive, que pare o torneio, transforme os jogos realizados em amistoso, e comece tudo de novo… Exagero? Avalie após ler os erros detectados

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

1) Após a edição de 2016 com 12 clubes, a Primeira Liga anunciou todos os clubes fundadores para 2017, incluindo Joinville, Chapecoense e Paraná para completar 15 clubes, como se clubes fundadores tivessem mérito técnico.

2) Santa Catarina nunca poderia ter cinco clubes, um terço do campeonato, quando Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul têm apenas dois clubes cada, Paraná e Minas Gerais com três.

3) Após a desistência de Coritiba e Atlético, a Primeira Liga convidou Londrina e Brasil de Pelotas, escolhas corretas para completar 15 clubes, mas faltou convidar um terceiro clube do Paraná, para fixar 16 clubes.

4) A Liga divulgou uma tabela com 15 clubes, em 3 grupos de 5 clubes, onde cada clube joga 4 vezes, 2 vezes em casa e 2 vezes fora de casa, e anunciou 4 datas na fase classificatória. Na verdade, precisa-se de 5 datas.

5) A Primeira Liga voltou atrás e anunciou 16 clubes, convidando o Ceará, um dissidente do nordeste para criar confusão no sul e comprar briga com a CBF. Deveria ter convidado um terceiro clube do interior do Rio de Janeiro, se Vasco ou Botafogo voltassem a negar participação.

6) Com 16 clubes definidos, a Liga anunciou quatro grupos de quatro clubes, onde cada clube joga 3 vezes, e fatalmente beneficiar clubes que jogam duas vezes em casa e uma vez fora de casa.

7) Anunciou somente quatro clássicos nacionais em toda a fase classificatória.

8) A diretoria da Primeira Liga programou jogo de estreia da Chapecoense no período de pré-temporada, numa quarta-feira contra o Joinville, quando no mesmo horário Brasil e Colômbia jogam no Rio de Janeiro, em jogo beneficente com renda para a própria Chapecoense. Vista a gafe, adiou o jogo para o dia seguinte, quinta feira.

9) Na mesma semana, programou a estreia de Fluminense contra o Criciúma, no Rio de Janeiro, na mesma quarta feira de Brasil x Colombia também no Rio. Vista a gafe, antecipou Fluminense e Criciúma para terça feira.

9) Programou Avai x Paraná e Figueirense x Londrina ambos no mesmo dia em Florianópolis, 25 de janeiro, em plena pré-temporada. Vista a gafe, mudou Paraná x Avai para Curitiba e Figueirense x Londrina em Florianópolis, no mesmo dia de Brasil x Colômbia, no Rio de Janeiro, e manteve os jogos.

10) Programou Paraná x Figueirense em Curitiba e Londrina x Avaí em Londrina, ambos em 8 de fevereiro. Como os 2 clubes de Florianópolis jogam fora de casa, não haveria jogo em Florianópolis. Vista a gafe, mudou Avaí x Londrina para Florianópolis dia 8, e Paraná x Figueirense, em Curitiba, dia 24 de fevereiro.

11) O Paraná, beneficiado, joga duas partidas seguidas em casa, para somente depois jogar única vez fora de casa – mesma vantagem dada a Inter, Cruzeiro e Atlético-MG. Já o Londrina, prejudicado, joga duas vezes seguidas fora de casa, ambas em Florianópolis, para somente depois jogar única vez em casa.

12) Anunciaram uma grande homenagem a Chapecoense. O clube faria todos seus três jogos em casa pela Primeira Liga, como se o regulamento permitisse ferir direitos dos 3 concorrentes do grupo. Ajuda-se um clube financeiramente de outra forma, o direito de um termina quando começa o direito dos outros.

13) A tabela foi modificada, e Cruzeiro x Chapecoense passou para o Mineirão, no mesmo dia de Atlético-MG x Joinville no Independência, ou seja, ambos em Belo Horizonte. E na véspera, quarta feira, tanto Joinville como Chapecoense tinham jogado pelo campeonato catarinense. E dois dias após o jogo em Belo Horizonte, a Chapecoense jogou em Brusque pelo campeonato catarinense.

14) No Grupo D, o Avaí perdeu seus 2 primeiros jogos, está eliminado em 7 dias de competição, que vai durar até 8 de outubro.

15) No Grupo D, o clássico Figueirense x Avai na última rodada será um amistoso sem interesse para ambos, ou então, o Figueirense saberá qual placar precisa fazer para conseguir a segunda vaga, porque Londrina x Paraná jogaram uma semana antes. No grupo C, Chapecoense e Atletico MG, na última rodada, saberão qual placar precisam fazer para conseguir uma vaga, porque Joinville x Cruzeiro jogaram uma semana antes. No grupo B, Grêmio e Ceará, também para fechar a primeira fase, saberão qual placar precisam fazer para conseguir uma vaga, pos Flamengo x America-MG jogaram duas semanas antes. No grupo A, Fluminense x Brasil de Pelotas saberão qual placar precisam fazer para conseguir uma vaga, afinal Criciuma x Internacional jogaram uma semana antes.

Veja também:
Paraná Clube: relembre como Carlos Werner foi de "mecenas" a dono de CT
Paraná Clube: relembre como Carlos Werner foi de "mecenas" a dono de CT
De capitão a afastado no Inter, volante tem nova chance no Athletico
De capitão a afastado no Inter, volante tem nova chance no Athletico
Alexandre Pantoja: Cinco lutas para ver antes do UFC Rio
Alexandre Pantoja: Cinco lutas para ver antes do UFC Rio
Libertadores: Em crise, emissora tenta se livrar de contrato
Libertadores: Em crise, emissora tenta se livrar de contrato
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Arquibancada Virtual
O Nikão do Athletico. Desfrutem enquanto é tempo
Crônica

O Nikão do Athletico. Desfrutem enquanto é tempo

Libertad x Santos AO VIVO: como assistir ao jogo na TV
Transmissão

Libertad x Santos AO VIVO: como assistir ao jogo na TV

Barcelona x Fluminense AO VIVO: como assistir ao jogo na TV
Transmissão

Barcelona x Fluminense AO VIVO: como assistir ao jogo na TV