colunas e Blogs
Arquibancada Virtual
Arquibancada Virtual

Arquibancada Virtual

Arquibancada Virtual

Entenda o jogo League of Legends e o Mundial LoL 2016

Por
Moreno Valério
27/09/2016 20:25 - Atualizado: 27/09/2023 15:48
Final do mundial de 2014, realizado na Coréia do Sul. Créditos: Divulgação

Final do mundial de 2014, realizado na Coréia do Sul. Créditos: Divulgação Final do mundial de 2014, realizado na Coréia do Sul. Créditos: Divulgação

Dez jogadores sentados em seus computadores. Milhares na torcida em estádios acompanhando um telão e vibrando a cada investida e a reviravolta que ali se passa. Em questões de minutos, ou até, segundos, as lutas acabam e a calmaria volta. Tanto para público quanto jogadores. E muitos, ao verem esse cenário, simplesmente não compreendem do que se trata.

O jogo em questão é League of Legends e o cenário descrito pode ser qualquer final de grande campeonato que acontece pelo mundo – inclusive no Brasil. O game desenvolvido pela Riot Games apresenta mais de 67 milhões de jogadores ativos por mês e, em 2015, gerou cerca de US$1,6 bilhão para a empresa.

O campeonato mundial de League of Legends acontecerá de 29 de setembro a 29 de outubro, nos Estados Unidos. 16 equipes disputarão o título de melhor time do planeta. E, pelo terceiro ano consecutivo, terá um time brasileiro na disputa, a INTZ. Em 2014 e 2015, Kabum e Sports e Pain Gaming, respectivamente, representaram o Brasil.

Mas mesmo com o sucesso, financeiro e de público, do jogo, muitos ainda podem se perder ao acompanhar uma transmissão. Afinal, quais os objetivos do jogo? Como se ganha? Quais as estratégias da equipe? Qual a função de cada jogador?  Entenda tudo o que precisa sobre o jogo para não perder nada da maior disputa de League of Legends do ano.

Bem-vindo a Summoner’s Rift

League of Legends é um MOBA (Multiplayer Online Battle Arena, ou Arena Online de Batalha de Multijogadores, em livre tradução) e o gênero consiste em cada jogador controlar um único personagem e destruir a base adversária com auxílio de unidades mais fracas controladas por computador.

No jogo da Riot, ao destruir o Nexus (núcleo) inimigo, o jogo acaba. Para alcançar tal objetivo, é necessário avançar por pelo menos uma das três lanes (ou rotas) disponíveis. Essas rotas possuem torres que defendem o espaço de cada time, fazendo com que seja necessário derrubar as torres em ordem para poder chegar à base inimiga. É um esquema de “ligue os pontos”, onde ao avançar e derrubar torres e inibidor, o Nexus fica vulnerável. Antes disso, ele é inatingível.

As três rotas são chamadas de top, mid e bot (topo, meio e rota inferior). Ao mesmo tempo em que o time tenta empurrar uma dessas rotas para a base adversária, ele impede que o inimigo empurre para sua base.

Mapa de Summoner’s Rift e seu esquema de rotas e torres. Crédito: Riot Games

Mapa de Summoner’s Rift e seu esquema de rotas e torres. Crédito: Riot Games Mapa de Summoner’s Rift e seu esquema de rotas e torres. Crédito: Riot Games

Se o objetivo geral do jogo é empurrar as rotas para destruir a base inimiga, existem objetivos paralelos que ajudam no caminho. Barão e dragão são os principais auxiliares das equipes. E, não por acaso, servem como os maiores iniciadores de lutas entre os times. De maneira geral, o barão ajuda o time a empurrar as rotas e o dragão a ter um melhor desempenho nas lutas entre os campeões (como se chamam as unidades controladas por jogadores).

Goleiro-Artilheiros

Cada time de League of Legends  possui 5 jogadores e cada um com uma função específica. Solo Top (topo), Mid Laner (meio), Jungler (caçador), Support (suporte) e AD Carry (atirador) são as posições. Topo e meio ficam nas rotas respectivas e passam uma boa parte do jogo sozinhos, defendendo elas. Suporte e atirador ficam na rota inferior. Estão em dupla porque o suporte tem a função primária de proteger o atirador que, por focar em dano, acaba por ser um campeão de vida frágil. O caçador fica na jungle (selva), matando os monstros neutros que ali estão e ajudando as rotas, realizando ganks. Esses ganks, que são ataques surpresa, é que dão dinamismo ao jogo, pois é difícil ter controle sobre o que acontece na selva, seja ela do seu lado ou do adversário.

Os Solo Top geralmente utilizam campeões tank, que consiste em levar o dano de adversários para prevenir que os companheiros de equipe sofram o dano. Se são tanques, fazem a linha de frente do time em team fights (lutas de time) . Os Mid Laners, em regra geral, utilizam campeões de dano mágico, embora muitas vezes podem ser dano de ataque. (O dano mágico utiliza acionamento por botões, ou as skills. Já o dano de ataque é o ataque automático de cada campeão). Supports funcionam para a versatilidade do time. Podem curar aliados, aprisionar inimigos e até servir de tank, enquanto não podem perder o foco de proteger a equipe.

Os junglers são campeões que possuem um hard engage (início rápido) e dependendo do campeão escolhido, podem servir de tank, ou de iniciadores de lutas. Já os AD Carries seriam os artilheiros do time, pois possuem sempre a mesma função: causar o máximo de dano de ataque possível. Para isso, precisam ficar na linha de trás na hora das lutas e que o time impeça que campeões inimigos o alcancem, pois geralmente não tem muita resistência e morrem rápido. Não é a toa que a palavra “carregar” está no seu nome, seu papel é de levar o time para a vitória.

Com isso é possível entender o básico do jogo, das funções de cada jogador e um pouco dos termos específicos utilizados em League of Legends. Acompanhe os intrépidos da INTZ no mundial aqui na Gazeta do Povo.

Veja também:
Mercado da bola: veja as novidades desta segunda-feira (15)
Mercado da bola: veja as novidades desta segunda-feira (15)
Reta final de janela movimenta bastidores do Athletico; veja quem pode sair
Reta final de janela movimenta bastidores do Athletico; veja quem pode sair
Zé Vitor faz estreia pelo Athletico e aumenta opções de Cuca no meio campo
Zé Vitor faz estreia pelo Athletico e aumenta opções de Cuca no meio campo
Coritiba encaminha chegadas de destaque do Carioca e lateral do Fluminense
Coritiba encaminha chegadas de destaque do Carioca e lateral do Fluminense
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Arquibancada Virtual
O Nikão do Athletico. Desfrutem enquanto é tempo
Crônica

O Nikão do Athletico. Desfrutem enquanto é tempo

Libertad x Santos AO VIVO: como assistir ao jogo na TV
Transmissão

Libertad x Santos AO VIVO: como assistir ao jogo na TV

Barcelona x Fluminense AO VIVO: como assistir ao jogo na TV
Transmissão

Barcelona x Fluminense AO VIVO: como assistir ao jogo na TV