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Azul encomendou 35 aviões Airbus A320neo para transportar 180 passageiros (Foto: Divulgação / Airbus)
Azul encomendou 35 aviões Airbus A320neo para transportar 180 passageiros (Foto: Divulgação / Airbus)| Foto:

Fim de ano é hora de fazer listas. Nesse impulso, o blog Aviões em Foco selecionou dez fatos que marcaram a aviação brasileira em 2014. Confira abaixo:

1 – Concessões de aeroportos
A concessão de aeroportos para a iniciativa privada começou a dar resultados. Em maio, o novo terminal de Guarulhos foi inaugurado. Em novembro, foi a vez de Campinas. O ano marcou também a entrega dos aeroportos de Confins e Galeão para as empresas que venceram a concorrência em 2013.

GRU Airport inaugurou o Terminal 3 de Guarulhos em maio (Foto: Divulgação / GRU Airport)

GRU Airport inaugurou o Terminal 3 de Guarulhos em maio (Foto: Divulgação / GRU Airport)

2 – Novos E-Jets da Embraer
A Embraer confirmou em junho o lançamento da segurança geração da família de E-Jets de aviões comerciais voltados para o mercado regional. A linha E-Jet E2 vai compreender os modelos E175, E190 e E195, com previsão para entrar em serviço em 2018. As aeronaves contam com modernizações na asa, nos comandos elétricos e nos motores. A Azul é a companhia aérea de lançamento do E195-E2.

Azul encomendou 30 aviões Embraer 195-E2 ao custo de US$ 1,87 bilhão (Foto: Divulgação / Embraer)

Azul encomendou 30 aviões Embraer 195-E2 ao custo de US$ 1,87 bilhão (Foto: Divulgação / Embraer)

3 – Acidente com Eduardo Campos
A aviação comercial brasileira passou ilesa em relação a acidentes. No entanto, a aviação executiva teve um baque com a queda do avião Cessna 560XLS+ Citation Excel, que transportava o candidato à presidência, Eduardo Campos, no dia 13 de agosto. A aeronave caiu em Santos após tentativa de pouso na Base Aérea de Santos e vitimou sete pessoas.

Avião que transportava o candidato à presidência Eduardo Campos caiu em Santos (Foto: Paulo Whitaker / Reuters)

Avião que transportava o candidato à presidência Eduardo Campos caiu em Santos (Foto: Paulo Whitaker / Reuters)

4 – Slots em Congonhas
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu 43 novos slots (horários de pouso e decolagem) no aeroporto de Congonhas em setembro e os distribuiu para a Azul e a Avianca. A primeira ficou com 26 voos e a segunda levou 17. Com isso, a concorrência deve aumentar no principal aeroporto doméstico do país. Mesmo assim, TAM e Gol seguem bem à frente dos concorrentes.

Imagem aérea do aeroporto de Congonhas, em São Paulo

Anac distribuiu slots para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo (Foto: Divulgação / Infraero)

5 – Extinção da marca TAM
Em outubro, o grupo Latam, que compreende as companhias aéreas LAN e TAM, anunciou que vai adotar um nome único. Ou seja, a marca TAM deixará de existir. Dessa forma, será mais um nome forte da aviação brasileira que vai desaparecer, como já aconteceu com a Panair, Real, Cruzeiro do Sul, Transbrasil, Vasp e Varig.

Grupo LATAM anunciou que a marca TAM vai desaparecer em 2015 (Foto: Divulgação / TAM)

Grupo LATAM anunciou que a marca TAM vai desaparecer em 2015 (Foto: Divulgação / TAM)

6 – Azul nos Estados Unidos
Em 1.º dezembro, a Azul realizou o primeiro voo internacional. Com o avião Airbus A330-200, a companhia aérea ligou Campinas a Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. A Azul também iniciou os voos para Orlando em dezembro. O plano da empresa é ofertar rotas para Nova York em 2015 e entrar para valer na concorrência com a TAM.

Azul começou a voar para os Estados Unidos com aviões Airbus A330-200 (Foto: Divulgação / Azul)

Azul começou a voar para os Estados Unidos com aviões Airbus A330-200 (Foto: Divulgação / Azul)

7 – Telefone liberado a bordo
Para acompanhar os mercados europeu e norte-americano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou em outubro o uso de dispositivos eletrônicos durante todo o voo nas aeronaves brasileiras. O porém é que precisam estar no modo avião. Vale muito para quem usa tablets e e-readers e não precisam ser interrompidos.

8 – Subsídio para a aviação regional
Apesar de a votação ter ficado apenas para 2015, o texto da Medida Provisória 652/2014, que cria o subsídio para a aviação regional, foi aprovado em uma comissão mista em Brasília. Pelo conteúdo, Azul e Embraer foram as principais beneficiadas, já que a ajuda governamental vai valer apenas para aviões com capacidade para até 120 passageiros.

9 – Azul compra aviões da Airbus
Mirando as rotas de alta densidade para concorrer diretamente com Gol e TAM, a Azul se rendeu aos aviões maiores e assinou a compra de 35 Airbus A320neo. As aeronaves têm capacidade para 180 passageiros e começarão a ser entregues em 2016. Além das 35 compradas diretamente com a Airbus, a Azul vai incorporar 28 aviões do mesmo modelo por meio de contrato de arrendamento.

Azul encomendou 35 aviões Airbus A320neo para transportar 180 passageiros (Foto: Divulgação / Airbus)

Azul encomendou 35 aviões Airbus A320neo para transportar 180 passageiros (Foto: Divulgação / Airbus)

10 – TAM se aproxima da Embraer
Vendo a Azul dominar os destinos do interior do país, a TAM sinalizou em dezembro que vai entrar com tudo na aviação regional a partir de 2018. Mesmo não confirmando oficialmente, a companhia aérea negocia com a Embraer a compra de 30 jatos da família E-Jet E2. A intenção da empresa é ampliar a cobertura para mais 15 cidades.

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