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4,8 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto Afonso Pena entre janeiro e agosto de 2014 (Foto: Henry Milléo / Gazeta do Povo)
4,8 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto Afonso Pena entre janeiro e agosto de 2014 (Foto: Henry Milléo / Gazeta do Povo)| Foto:

Os efeitos negativos da Copa do Mundo para a aviação comercial brasileira começam a se dissipar. Com menor demanda no período, principalmente de viagens a negócios, o número de passageiros transportados caiu bastante em junho. A recuperação começou em julho e se consolidou em agosto. No recorte local, de Curitiba, o aeroporto Afonso Pena seguiu esse desenho.

O aeroporto paranaense saiu do ponto mais baixo do vale, em junho, e chegou ao mais alto do ano em agosto. Foram 557.811 passageiros contabilizados no mês inicial do Mundial da Fifa. No mês passado, 627.368. Os dados são da Infraero.

Gráfico com número de passageiros transportados no aeroporto Afonso Pena em 2014

Agosto foi o mês de 2014 com mais passageiros transportados no aeroporto Afonso Pena (Fonte: Infraero)

Apesar da queda devido à Copa, o aeroporto segue em crescimento e deve bater recorde ao final de 2014. O ano com mais passageiros embarcados e desembarcados no Afonso Pena foi em 2011 (6.969.484). Em 2012 e 2013 houve um recuo: 6.828.334 milhões em 2012 e 6.742.133 em 2013.

No acumulado de janeiro a agosto de 2014, foram 4.805.755 passageiros. Em relação aos anos anteriores, desde 2003, é o período mais aquecido. Deve, assim, fechar o ano com mais de 7 milhões de passageiros.

Dessa forma, a capacidade do atual terminal, para 7,8 milhões de passageiros por ano, dá ainda mais sinais de saturação. Por isso, concluir a ampliação em 2016, no prazo, é fundamental. O aeroporto poderá receber 10,4 milhões de passageiros/ano.

Curiosamente, ao mesmo tempo em que o número de passageiros transportados aumenta,o de pousos e decolagens cai. De 2011 (ano mais positivo) para cá, só queda livre. O ano atual caminha para se equiparar a 2009.

Gráfico com movimentação de passageiros e de pousos e decolagens no aeroporto Afonso Pena de 2003 a 2014

Número de passageiros no aeroporto Afonso Pena aumentou de 2003 para 2014, no acumulado de janeiro a agosto. O de pousos e decolagens diminuiu. (Fonte: Infraero)

Isso deixa nítido que as companhias aéreas melhoraram significativamente os níveis de eficiência, em especial a taxa de ocupação das aeronaves. Mesmo com a redução dos voos, conseguiram transportar mais gente, a um custo menor. Consequentemente, estão faturando mais.

Isso também tem a ver com o aumento na oferta em razão dos aviões usados nas rotas domésticas. A TAM, por exemplo, começou a aposentar os Fokker 100 em 2002, processo terminado em 2008. O avião tinha capacidade para 109 pessoas. Em substituição, aumentou o número de Airbus A319 (144 passageiros) e Airbus A320 (174) na frota. Ou seja, em um mesmo voo passou a transportar até 59% a mais de passageiros.

A Gol, da mesma forma, vem acrescentando mais Boeing 737-800 (183 assentos) à frota. A Azul, diante desse cenário, já acenou para a incorporação de aeronaves com maior capacidade frente aos Embraer E190 e E195.

Vale também ressaltar que no caso do aeroporto Afonso Pena, a própria infraestrutura de pistas também serve de limitador para que novos voos sejam acrescidos à malha aérea, já que há um limite de operações nos horários de pico, os mais rentáveis para as companhias aéreas.

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