• Carregando...
afonso-pena-pouso-neblina-am
afonso-pena-pouso-neblina-am| Foto:

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu a certificação para que o aeroporto de Guarulhos opere pousos por instrumentos com o sistema ILS Categoria IIIA. Ou seja, os pousos pela cabeceira 09R poderão ser feitos com teto zero e apenas 200 metros de visibilidade horizontal.

O aeroporto é o primeiro do Brasil com ILS CAT IIIA. Galeão, no Rio de Janeiro, e Afonso Pena, em São José dos Pinhais, também contarão com o sistema no futuro.

No caso do Afonso Pena, os equipamentos já foram comprados, mas ainda faltam a instalação e certificação. “O sistema ILS Cat III (cabeceira 15) está em processo de instalação e os trabalhos estão sendo coordenados pela Secretaria de Aviação Civil (SAC)”, informou a Infraero.

O processo de certificação, porém, tende a ser demorada. Guarulhos, por exemplo, tem o equipamento instalado desde 29 de junho de 2011, quando o aeroporto ainda era administrado pela Infraero. O processo todo de testes e liberação foi acompanhado pelo GRU Airport, concessionária do aeroporto, durante quatro anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]