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Pista do aeroporto de Maringá será ampliada e terá sistema de pouso por instrumentos (ILS) (Foto: Ivan Amorin / Gazeta do Povo)
Pista do aeroporto de Maringá será ampliada e terá sistema de pouso por instrumentos (ILS) (Foto: Ivan Amorin / Gazeta do Povo)| Foto:

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, anunciou sexta-feira (29) importantes intervenções no aeroporto de Maringá. Entre elas, a mais necessária: a instalação do sistema de pousos por instrumentos (ILS) de categoria 1 em uma das cabeceiras da pista.

Com a implantação desse sistema, o aeroporto diminuirá consideravelmente os atrasos e cancelamentos de voos causados por problemas climáticos. Hoje, para um avião pousar em Maringá, é necessário ter visibilidade de 1.600 metros e teto de 500 pés (cerca de 150 metros). Com o ILS, esses mínimos serão reduzidos para 800 metros e 200 pés (61 metros).

Aeroporto de Maringá

Pista do aeroporto de Maringá será ampliada e terá sistema de pouso por instrumento (ILS) (Foto: Ivan Amorin / Gazeta do Povo)

De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a taxa de cancelamentos no aeroporto varia na faixa de 20% ao mês, dependendo da época do ano. No inverno, esse número aumenta devido à incidência de nevoeiros na região.

A instalação do ILS será feita após a ampliação da pista de 2.100 metros para 2.380 metros. Não é um aumento muito grande, mas sempre é bem-vindo para a melhoria das operações de pousos e decolagens (como comparação, o aeroporto Afonso Pena tem 2.215 metros de comprimento na principal pista). “Vamos aproveitar as obras de pistas para fazer as adequações necessárias para o ILS”, garantiu Moreira Franco.

Os investimentos para as obras na pista e também de ampliação do pátio de estacionamento das aeronaves são de R$ 56 milhões. Valor que a prefeitura de Maringá vai receber do governo federal.

O objetivo da Secretaria de Aviação Civil e da prefeitura de Maringá é transformar o aeroporto em um polo regional de carga. Essa, aliás, é a justificativa para a captação dos investimentos. A parte de infraestrutura pode até ser resolvida. Depois o desafio será atrair empresas de carga aérea para o aeroporto.

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