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Aeroporto de Mojave recebe grande número de aviões não usados por companhias aéreas (Foto: John Creasey / Creative Commons Flickr)
Aeroporto de Mojave recebe grande número de aviões não usados por companhias aéreas (Foto: John Creasey / Creative Commons Flickr)| Foto:
Aeroporto Pinal Airpark, no Arizona, armazena grande número de aviões comerciais fora de uso (Foto: Flickr / Creative Commons / Shanan)

Aeroporto Pinal Airpark, no Arizona, armazena grande número de aviões comerciais fora de uso (Foto: Flickr / Creative Commons / Shanan)

A Ascend, empresa de consultoria aeronáutica, divulgou lista dos 10 modelos de aviões comerciais com mais exemplares parados. Ou seja, que estão encostados por companhias aéreas ou aguardando novos compradores.

Imagem aérea do Pinal Airpark (Reprodução Google Maps)

Imagem aérea do Pinal Airpark (Reprodução Google Maps)

Em geral, essas aeronaves ficam nos pátios de aeroportos ao redor do mundo ou estão como inquilinos nos chamados ‘cemitérios de aviões’. Estes são aeroportos geralmente localizados nos desertos dos Estados Unidos. As condições climáticas nesses locais acabam ajudando na preservação das máquinas.

Dois destes cemitérios recebem grande parte da frota parada: Mojave Air & Space Port, na California, e Pinal Airpark, no Arizona. Depois de algum tempo por lá, se não voltar a voarem, os aviões passam por um processo de canibalização, com o desmonte e o reuso de partes e peças em aeronaves ativas.

Confira abaixo a lista dos modelos com mais exemplares encostados e a proporção de uso:

1 – Boeing 737 Classic (versões -300, 400 e 500)
324 parados
741 em serviço
30,4% estão parados

2 – Bombardier CRJ Regional Jet
252 parados
599 em serviço
29,6% estão parados

3 – Boeing MD-80
209 parados
452 em serviço
31,6% estão parados

4 – Boeing 757
165 parados
504 em serviço
24,7% estão parados

5 – Airbus A320
143 parados
3.432 em serviço
4% estão parados

6 – Embraer ERJ-145
112 parados
562 em serviço
16,6% estão parados

7 – Boeing 767
103 parados
601 em serviço
14,6% estão parados

8 – Boeing 747 (versões cargueiras)
85 parados
271 em serviço
23,9% estão parados

9 – Boeing 737NG (versões -600, -700, -800 e -900)
81 parados
4.858 em serviço
1,6% está parado

10 – Boeing 737-200
80 parados
73 em serviço
52,3% estão parados

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